Notícias

“Ser comunista me tirou das capas dos jornais”, diz o rapper Don L

Com quase 18 anos de carreira, Don L, como é conhecido o cearense Gabriel Linhares da Rocha, se tornou um dos principais nomes do rap no Brasil. O prêmio de Artista do Ano da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) colocou Don pela primeira vez nos holofotes da música nacional. Enquanto comemorava a premiação, no entanto, Don se viu fora da capa dos jornais que destacavam os vencedores do APCA de 2022. Segundo ele, isso ocorreu principalmente devido ao conteúdo político de seu trabalho.

Artistas protestam devido à redução do horário de exibição de programa sobre Cultura da Rede Minas

A Rede Minas, TV pública educativa do estado de Minas Gerias, vem implementando mudanças em sua programação diária. Dentre elas, destaca-se a diminuição do horário de exibição do programa Agenda, que foi de 30 minutos diários para 45 minutos semanais. Artistas convocaram uma manifestação devido à medida tomada pela emissora.

LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

Retorno às atividades do CCM

Ao longo das próximas semanas, o CCM retorna para suas atividades de 2022! Com a entrada de novos membros, a equipe voltará à ativa nas próximas semanas. As postagens no blog acontecerão às terças e quintas-feiras, como habitualmente, e também contaremos com conteúdos exclusivos em nossas redes sociais. Fiquem ligados!

Pausa temporária das atividades do CCM

Hoje o CCM encerra suas atividades do ano. A equipe agradece a todos que nos acompanharam e colaboraram com o centro. Voltaremos em fevereiro com novos projetos e atividades. Desejamos boas festas a todos!

O efeito Sassá Mutema

Em seu texto para a Folha de S. Paulo, o professor Muniz Sodré reflete sobre como, desde os anos 50, a desigualdade econômica sempre esteve no foco das teorias do desenvolvimento, com acentos liberais ou reformistas.

LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

Escritor José Falero é homenageado na 35ª Feira do Livro de São Leopoldo em Porto Alegre

José Falero, autor do livro “Os Supridores”, estará presente na abertura oficial da 35ª Feira do Livro de São Leopoldo nesta quinta-feira (9) e no sábado (11). Finalista do 63º Prêmio Jabuti e vencedor do Prêmio AGES 2021, “Os Supridores”  já teve mais de cinco mil cópias vendidas até o momento e traduções para diversos idiomas estrangeiros.

LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

“Escola de samba é um centro de cultura negra”, afirmam jovens da periferia do Rio

Para comemorar o Dia Nacional do Samba (2 de dezembro), o programa de TV Papo na Laje teve como tema o envolvimento da juventude com o samba e as raízes da cultura negra na periferia do Rio de Janeiro. O episódio teve como convidados o professor de história e produtor cultural Jonathan Raymundo, e o músico e compositor Breno Bené. Ambos possuem projetos culturais voltados para os lugares onde cresceram, na periferia do Rio.

LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

Documentário mostra violações trabalhistas em plantações de café de Minas Gerais

O documentário “Mancha do café”, da Oxfam Brasil, traz dados sobre o resgate de pessoas em trabalho análogo à escravidão em lavouras. O filme utiliza dados e informações de um amplo levantamento de dados, feito pela Oxfam Brasil, sobre as condições de trabalho nas lavouras de café em Minas Gerais, que foi lançado em julho deste ano. O documentário com base nos resultados do levantamento foi lançado na quinta-feira dia 25/11 no canal da Oxfam Brasil do YouTube e está disponível para visualização na íntegra.

LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

Inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas

Estão abertas as inscrições para o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas referente ao primeiro semestre de 2022. Serão disponibilizadas 25 vagas e as inscrições devem ser realizadas online por meio do site do PPGCOM. As inscrições terminam às 15h00 do dia 17 de novembro de 2021. Para ter acesso ao edital completo, clique aqui.

Documentário “Pivetta” narra cotidiano de artista presa por pichação na “Bienal do Vazio” em 2008

Em outubro de 2008, um grupo de aproximadamente 40 pessoas invadiu a 29ª Bienal Internacional de São Paulo e pichou as paredes de um andar vazio do prédio onde a exposição foi realizada. Dentre os manifestantes, apenas uma pessoa foi detida: Caroline Pivetta, com 24 anos de idade na época. Dez anos após o ocorrido, Pivetta virou tema de um documentário que leva seu próprio nome e está disponível gratuitamente na internet até dia 5 de dezembro.

CONTINUE LENDO

O Átimo Coletivo e a memória da avó materna, por Juliana Gusman

Em sua análise do espetáculo Adentro, do Átimo Coletivo, Juliana Gusman disseca a abordagem cinematográfica realizada pela diretora Bárbara Maia no filme. Tomando como ponto de partida a citação de alguns filmes de busca – comuns no documentarismo brasileiro -, Gusman destrincha o trabalho realizado na obra, enfocando a subjetividade proposta por Bárbara Maia.

CONTINUE LENDO

Ciclo Variações da Crítica de Mídia: Abordagens e Objetos

A crítica sobre os processos, produtos e práticas midiáticas têm suscitado discussões desafiadoras para o século XXI.  Apesar das diferentes posições e abordagens sobre as noções de crítica de mídia, o debate a ser realizado nas seis mesas propostas pelo Grupo Mídia e Narrativa, que constitui a Rede Metacrítica, pretende trazer diferentes ângulos sobre os quais se pode pensar o polifônico conceito. Nas seis sessões do Ciclo Variações da Crítica de Mídia: Abordagens e Objetos pretende-se aguçar reflexionamentos sobre a crítica de mídia como objeto de investigação. Ao longo da programação serão destacadas problematizações acerca da recepção crítica no cinema, das narrativas jornalísticas, das produções voltadas para o entretenimento, da imagem fotográfica e do videoclip e da contracultura. 

CONTINUE LENDO

“Faça Seu Próprio Pornô” e “Filhos da Puta” são destaque na Mostra de Cinema Feminista

Promovida pela Coletiva Malva, a Mostra de Cinema Feminista chega a sua sexta edição em agosto de 2021. Com o objetivo de estimular o trabalho de mulheres no setor audiovisual, a Coletiva reúne diversas obras em uma curadoria cuidadosa e preocupada em não delimitar as experiências dessa categoria que é iminentemente política. Dentre os 126 filmes exibidos, o filme mineiro Filhos da Puta (Santuzza Alves de Souza, 2019) e o espanhol Faça Seu Próprio Pornô – DIYSex (Maria Lorente, Juno Álvarez, Yaiza de Lamo e Mariona Vázquez, 2019) abordam, de maneiras distintas, um dos temas mais difíceis e inarredáveis para os feminismos.

CONTINUE LENDO

“Doutor Gama” é selecionado para o maior festival de cinema negro do mundo

O longa metragem brasileiro Doutor Gama, de Jeferson De, estará na edição comemorativa de 25 anos do American Black Film Festival, marcada para o mês de novembro. Confira a matéria de Nara Lacerda sobre o filme, que está disponível na plataforma de streaming Globoplay.

CONFIRA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

FOTO TIRADA EM PARATY 22/02/2019

Mostra Ecofalante: curadoria de produções audiovisuais sobre aspectos socioambientais e econômicas

A 10º edição da Mostra Ecofalante de Cinema reúne produções audiovisuais focadas em reflexões no âmbito socioambiental e econômico. O catálogo conta com 101 filmes de 40 países, sendo 30 inéditos no Brasil. O evento, online e gratuito, é um dos mais importantes da América Latina e acontece até o dia 14 de setembro. Os filmes são disponibilizados no site oficial e nas plataformas Belas Artes à La Carte e Spcine Play.

CONTINUE LENDO

Eliane Scardovelli aborda a água derramada dos casamentos, por Juliana Gusman

Em seu texto para o Farofafá, Juliana Gusman, que é jornalista e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP, analisa o curta-documentário A Vida Que Eu Sonhava Ter (2021), de Eliane Scardovelli.

LEIA O TEXTO NA ÍNTEGRA

Outro tipo de sangue brota do cinema negro de Viviane Ferreira

Juliana Gusman é jornalista, professora e pesquisadora, doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Em sua nova crítica, Juliana analisa o filme Um dia com Jerusa e o contexto político e social de seu lançamento, assim como a cinematografia de sua diretora, Viviane Ferreira. Indicado a melhor longa-metragem na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a produção é uma reelaboração do curta-metragem de 2014, que levou sua diretora à Cannes. A premissa é a mesma: pretende-se discorrer sobre o encontro de duas gerações de mulheres negras a partir da relação de Jerusa e e Silvia. A dinâmica entre as duas começa quando Jerusa é surpreendida por Silvia, pesquisadora de mercado que está interessada em realizar uma entrevista sobre sabão em pó.

LEIA A CRÍTICA NA ÍNTEGRA

CCM entra em pausa temporária de férias no mês de julho

Devido ao período de férias da equipe, o Centro terá suas atividades interrompidas temporariamente durante o mês de julho. As publicações semanais do blog serão retomadas no dia 03 de agosto, contando com postagens regulares e novos projetos.

Seleção Monitoria 2021/2 – Centro de Crítica da Mídia

Estão abertas as inscrições para o concurso de monitoria do Centro de Crítica da Mídia (CCM) para o 2° semestre de 2021, confira o edital na íntegra.

CONTINUE LENDO

Mostra Memória: o Cinema nos 50 Anos da FCA exibe curtas universitários na plataforma Cardume Curtas

Preservar e divulgar bem a biografia dos 50 anos da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da PUC Minas é um desafio que o Centro de Crítica da Mídia (CCM) e o Centro de Experimentação em Imagem e Som (CEIS) vêm orgulhosamente promover como parte das comemorações pelo cinquetenário: é a Mostra Memória: o Cinema nos 50 Anos da FCA.

CONTINUE LENDO

Na contramão da notícia

Em 29 de maio de 2021, as maiores manifestações de oposição ao governo Bolsonaro desde o começo de seu mandato foram às ruas do Brasil. Apesar das proporções do evento por todo o território nacional, no entanto, dois dos três mais tradicionais jornais do país não publicaram em suas primeiras páginas imagens do ocorrido. Em seu texto para a revista Piauí, Allan de Abreu critica a forma como veículos jornalísticos de grande porte e alcance como O Estado de S. Paulo O Globo ignoraram as imagens das expressivas manifestações de oposição ao governo.

LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

Estreia projeto online “Diálogos Urbanos” que une temas relevantes em Belo Horizonte

Hoje (24) estreia a série “Diálogos Urbanos”, promovida pelo Cine Theatro Brasil Vallourec, que discute questões relevantes em Belo Horizonte. Transmitida em seu canal do Youtube, a programação conta com 10 episódios divididos em cinco eixos temáticos: conexões centrais, inovação, cultura, inspiração e experiências.

CONTINUE LENDO

O roteiro como fagulha: o audiovisual brasileiro por George Moura

Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto, Andrei Tarkovski e Glauber Rocha, além de outros tantos escritores, poetas e cineastas são algumas das grandes referências do roteirista George Moura, que ministrou a palestra virtual “A construção do diálogo e a necessidade do silêncio” no dia 18 de maio. O evento integra as comemorações dos 50 anos da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas. A atividade foi idealizada e produzida pelo Centro de Crítica da Mídia (CCM) e mediada por Pedro Vaz Perez, professor nos cursos de Cinema e Jornalismo. 

CONTINUE LENDO

Mulheres que dançam com os traumas

Juliana Gusman, que é jornalista e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP, discute as tensões entre a dança, especialmente o ballet, e padrões de feminilidade hegemônicos no texto “Mulheres que dançam com os traumas”. O artigo foi publicado no Blog do Centro de Dança, Pesquisa e Treinamento Bastidores e aborda suas experiências como bailarina à luz de debates feministas, tensionando as relações de dominação que atravessam essa prática cultural.  

LEIA O TEXTO NA ÍNTEGRA

Uma visão pontual da aula inaugural “O jornalismo hoje: quando a democracia é branca e a notícia tem muitos lados”

No dia 17 de março, o curso de Jornalismo do Coração Eucarístico recebeu Fernando Rezende, professor da Universidade Federal Fluminense e doutor em Ciências da Comunicação pela USP, para a realização da aula inaugural intitulada “O jornalismo hoje: quando a democracia é branca e a notícia tem muitos lados”. 

CONTINUE LENDO

Crítica do filme Carne, de Camila Kater, por Juliana Gusman

O filme Carne, de Camila Kater,  já participou de 250 festivais e já foi laureado, no mínimo, 70 vezes. Recentemente, a obra recebeu mais uma premiação. O curta-metragem de corte feminista, que chegou a concorrer a uma vaga no Oscar deste ano, foi o vencedor da  Locarno Short Weeks 2021, realizada entre os dias 1 e 22 de fevereiro. A pesquisadora Juliana Gusman, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP, escreveu uma crítica sobre o filme para o blog Farofafá. “Em um momento em que não se pode ocupar as ruas para celebrar combativamente o Dia Internacional da Mulher, a repercussão mundial desta obra, feminina e feminista, mantém desperta a fagulha da subversão”. 

CONTINUE LENDO

Mostra de Cinemas Africanos: filmes africanos contemporâneos em terras e telas brasileiras

Todos os cinemas contra-hegemônicos –  por mais singulares e imensamente distintos entre si que sejam –  compartilham do desafio de lutar para alcançar espaços e públicos que o cinema dominante já tem como dados. Nesse sentido, a  Mostra de Cinemas Africanos proporciona, desde 2018, um espaço de exibição em território brasileiro para filmes de variadas durações, gêneros e territorialidades, de cineastas africanos contemporâneos que tenham sido realizados nos últimos cinco anos; em sua maioria, inéditos no Brasil. A curadoria seleciona produções originárias de diferentes países da África e também de territórios afrodiaspóricos, geralmente a partir da trajetória desses filmes em festivais notáveis ao redor do mundo – é, como consta no site da Mostra, “uma chance rara ao público brasileiro de criar repertório sobre uma cinematografia vibrante e diversa em temáticas, paisagens e estéticas”.

CONTINUE LENDO

Entrevista de Zeca Baleiro ao Brasil de Fato

Zeca Baleiro fala sobre as dificuldades de produzir música durante a pandemia. Em entrevista concedida ao Jornal Brasil de Fato, o cantor e compositor aborda a crise vivida por artistas nesse contexto, analisando o momento político e a ascensão da extrema direita no Brasil. O artista relata que teve uns nove shows cancelados, pressentindo grandes dificuldades para retomada desses eventos. Destaca o grave problema da desigualdade social e o predomínio de forças religiosas e políticas na defesa de interesses minoritários em detrimento da maioria do povo brasileiro. Aponta que a estratégia do Governo Bolsonaro de demonizar a cultura, os artistas e os movimentos sociais é antiga e pouco inteligente. O cantor aponta a necessidade de uma retomada de manifestações culturais diversas para lidar com as dificuldades impostas por um governo autoritário e de direita. Ao final, apesar de todos os problemas, o artista reafirma a esperança na superação dessa crise. Veja a entrevista completa de Zeca Baleiro no canal do YouTube.

ASSISTA À ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Retorno às atividades do centro

O CCM retorna para suas atividades em 2021! Com a entrada de novos membros, a equipe voltará à ativa nas próximas semanas. As postagens no blog acontecerão às terças e quintas-feiras, contando ainda com conteúdos exclusivos para nossas redes sociais. 

Pausa temporária das atividades do centro

Hoje o CCM encerra suas atividades do ano. A equipe agradece a todos que nos acompanharam e colaboraram com o centro. Voltaremos em fevereiro com novos projetos e atividades. Desejamos boas festas a todos!

Seleção Monitoria 2021/1 – Centro de Crítica da Mídia

Estão abertas as inscrições para o concurso de monitoria do Centro de Crítica da Mídia (CCM) para o 1° semestre de 2021, confira o edital na íntegra.

CONTINUE LENDO

Ciclo de Debates discute os desafios da comunicação durante a pandemia

O “Ciclo de Debates – Desafios da Comunicação frente à pandemia” foi um compilado de discussões virtuais semanais promovidas pelo Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFOP. Os temas centrais englobaram o papel da comunicação dentro do contexto de pandemia de covid-19 e da consequente adaptação das práticas e funções do jornalismo.

CONTINUE LENDO

O dilema das redes: uma visão crítica do documentário via The Intercept Brasil

Frente a repercussão nas mídias sociais, a agência de notícias The Intercept Brasil produziu uma crítica a respeito do documentário da Netflix “O dilema das redes”. A jornalista Tatiana Dias aponta os principais pontos abordados pelo longa-metragem dentro do contexto do capitalismo e da manipulação tecnológica e dos usuários das redes sociais.

CONTINUE LENDO

Christian Laval discute a atual situação da saúde global em artigo para o blog Boitempo

Em artigo para o blog Boitempo, Christian Laval, autor e professor de sociologia da Universidade Paris-Ouest Nanterre-La Défense, faz uma análise do papel do Estado e da solidariedade no contexto de pandemia de Covid-19. Para ele, as instituições dentro da sociedade não são capazes de preparar os cidadãos para uma situação sem precedentes como a vigente.

CONTINUE LENDO

Entenda a alta na popularidade de Bolsonaro com a análise de Eliane Brum

Em seu artigo “O ‘gado humano’ que Bolsonaro leva ao matadouro”, Eliane Brum expõe as ações e atribui a dose de culpa necessária ao atual presidente frente à contagem de 100.000 vítimas de covid-19 no país. Em uma análise ímpar, a jornalista explicita como e porque seu índice de aprovação cresceu mesmo diante de seu comportamento irresponsável.

CONTINUE LENDO

Folha de S.Paulo reúne um apurado sobre a pandemia pela visão de filósofos contemporâneos 

A pandemia da Covid-19 transformou por completo a realidade e dia a dia do mundo como um todo. A ameaça repentina e mortal do novo coronavírus foi responsável pela instauração do isolamento social, um período cercado de muitas dúvidas e reflexões acerca da vida em si. Tal fenômeno passou a ser, então, objeto de análises e pesquisas de todas as ciências.

CONTINUE LENDO

Devido às férias da equipe, CCM entra em pausa temporária

Devido ao período de férias da equipe, o Centro terá suas atividades interrompidas temporariamente durante o mês de julho. As publicações semanais do blog serão retomadas no dia 03 de agosto, contando com a continuação do Observatório Covid-19, postagens regulares e novos projetos.

Doutorandos da Universidade da Beira Interior produzem podcast baseado em discussões acadêmicas e jornalísticas

Os doutorandos em comunicação da Universidade da Beira Interior, em Portugal, criaram o “Dialéticas”, um podcast semanal que visa discutir artigos acadêmicos e jornalísticos com temáticas atuais e relevantes. 

CONTINUE LENDO

Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE desenvolve plataforma contra a desinformação em período de pandemia

O Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco desenvolve o “Coronavírus em Xeque”, uma iniciativa de produção de conteúdo contra a propagação de informações falsas sobre o Covid 19. A ação vem da tentativa de alertar a população sobre a realidade dos fatos que circulam, sobretudo, nas redes sociais.

CONTINUE LENDO

Embaúba Filmes libera seu acervo temporariamente na internet

 A produtora mineira Embaúba Filmes, dirigida por Daniel Queiroz, atua na circulação e difusão, sobretudo, de obras autorais de relevância política e cultural. Devido ao surto do coronavírus e a quarentena obrigatória, a produtora disponibilizou online gratuitamente algumas obras de seu catálogo.

CONTINUE LENDO

Blog Boitempo publica dossiê centrado na atual pandemia do coronavírus

O Blog Boitempo produziu um dossiê centrado no tema “Coronavírus e Sociedade”, trazendo uma série de críticas e repercussões da atual crise mundial. Intelectuais contemporâneos analisam as consequências sociais, culturais, econômicas, filosóficas, políticas e ecológicas da pandemia. Com atualizações diárias o dossiê é de extrema relevância e de grande valia para a compreensão da dimensão do problema e da dinâmica mundial. 

LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

Alternativa à quarentena: visite museus mundiais online e conheça seus acervos

A versão online do Jornal do Commercio reuniu uma lista com os museus do Brasil e do mundo que estão oferecendo acesso ao seu acervo e visita virtual gratuita. A proposta permite ao internauta conhecer um pouco da história e cultura mundial, percorrendo o globo com apenas alguns cliques, indo do Louvre à Inhotim. 

LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

Autores e editoras nacionais oferecem acesso a conteúdo gratuito durante a quarentena

Editoras e autores associados disponibilizaram uma grande variedade de e-books para download e leitura online grátis. A medida visa incentivar as pessoas a respeitarem o isolamento social obrigatório devido ao surto do coronavírus.

CONTINUE LENDO

Anúncio de produções da Rede Globo sobre Marielle causam revolta pela apropriação de sua história

O anúncio, na última sexta-feira, dia 06, da idealização e comercialização do material baseado na vida e morte da vereadora Marielle Franco pela Rede Globo e sua plataforma online, Globoplay, gerou uma série de críticas em meio à mídia e as redes sociais. A revolta se deu pela falta de representatividade negra na realização do projeto, encabeçado apenas por pessoas brancas.

CONTINUE LENDO

Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social promove palestra “Corpo e contágio na era do populismo digital: hipóteses sociossemióticas” com Paolo Demuru

O Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas convida para a palestra “Corpo e contágio na era do populismo digital: hipóteses sociossemióticas”, que será ministrada pelo professor Paolo Demuru, da Universidade Paulista (UNIP). A palestra será no dia 13 de março, às 14h, na sala 106 do prédio 93, no PPGCOM.

CONTINUE LENDO

Black Mirror é tema de dissertação no PPGCOM

A mestranda em Comunicação, Mariana Vitti defenderá sua dissertação intitulada de “A construção identitária a partir das interações midiatizadas: uma análise semiótica de Black Mirror”, no dia 13/03, sexta-feira. A defesa vai acontecer às 10h, na sede da PPGCOM PUC Minas, Prédio 93, Av. Trinta e Um de Março, 1020, Dom Cabral.

CONTINUE LENDO

Hunters: nova série sobre caçadores de nazistas estreia na Amazon

Estreia amanhã (21/02), na Amazon Prime Video, a nova criação de David Weil, Hunters. Protagonizada pelo veterano de Hollywood, Al Pacino, e pelo astro de “Percy Jackson”, Logan Lerman, a série, ambientada nos anos 70, conta a história de Jonah Heidelbaum, um jovem do Brooklyn que se junta a um grupo de caçadores de nazistas após a morte de sua avó. A produção mescla a estética dos quadrinhos com filmes de ação em um enredo marcado pela tentativa de impedir a implementação do Quarto Reich nos Estados Unidos.

CONTINUE LENDO 

Seleção de Monitoria 2020/1 – Centro de Crítica da Mídia

Estão abertas as inscrições para o concurso de monitoria do Centro de Crítica da Mídia (CCM).

CONTINUE LENDO

Considerações sobre o evento Mídia e Narrativa em Diálogo: Narrativas de Chernobyl

O evento Mídia e Narrativa em Diálogo: Narrativas de Chernobyl aconteceu na sala Multimeios do Prédio 42 (Faculdade de Comunicação e Artes) do campus Coração Eucarístico no dia 23 de outubro. Discutindo sobre as relações entre o livro Vozes de Chernobyl, de Svetlana Alexijevich e a série televisiva Chernobyl, os palestrantes Fábio de Carvalho, Gabriela e Barbosa e Renata Garbocci falaram para sala cheia dos impactos culturais do acidente nuclear na cidade de Pripyat.

CONTINUE LENDO

Narrativas de Chernobyl, “Midia e Narrativa” em dialogo

I Crítica em Pauta “Ideologia e resistência no cinema documentário: Lute como uma menina”

O Centro de Crítica da Mídia tem o prazer de anunciar o seminário “Crítica em Pauta”, que estreia o seu primeiro debate dia 6 de novembro, quarta feira.

CONTINUE LENDO

Angela Davis no Brasil: conferência “A liberdade é uma luta constante” via TV Boitempo e Mídia e Ninja

Um dos maiores ícones na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, Angela Davis é considerada por muitos uma das grandes personificações globais da resistência ao racismo. Pela primeira vez em São Paulo, a ativista e professora emérita do departamento de estudos feministas da Universidade da Califórnia compartilhou sua trajetória pessoal e política a fim de refletir de forma crítica sobre as correntes do pensamento feminista hoje…

CONTINUE LENDO

Mídia e Narrativa em Diálogo: Vozes de Chernobyl

O Mídia e Narrativa, grupo de pesquisa da pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas, realiza em parceria com o CCM o evento Mídia e Narrativa em Diálogo: Narrativas de Chernobyl. O evento ministrado pelos integrantes do grupo Gabriela Barbosa, Renata Garboci e Fábio de Carvalho construirá um diálogo entre a minissérie televisiva Chernobyl (2019) e o livro Vozes de Chernobyl: Crônica do Futuro (1997), da autora Svetlana Alexijevich.

CONTINUE LENDO

Os 200 melhores álbuns e músicas da década, segundo a revista Pitchfork

Passou voando, mas a década está chegando ao fim. Consequentemente, evocam-se todos os tipos de balanços e listas para premiar a nostalgia e marcar para o futuro quais foram os eventos marcantes do período, aquilo que desde já, no campo da produção midiática e cultural, pode ser considerado “clássico”. Nesse sentido, a consolidada Pitchfork, aclamada e odiada pelas suas críticas e resenhas da indústria musical, lançou seu Top 200 álbuns e músicas de 2010 até hoje. A Pitchfork Media, comumente conhecida como Pitchfork, é uma publicação diária online estadunidense, com sede em Chicago, devota à crítica e comentários musicais, notícias sobre música e entrevistas a artistas. Foca-se na música independente, sobretudo música eletrônica, pop, rap, indie rock, metal, r&b, folk, jazz, e música experimental, mas também cobre diversos outros gêneros e subgêneros musicais.

CONTINUE LENDO

Seminário Internacional “Democracia em colapso?”: a importância da comunicação para uma sociedade democrática

O Sesc São Paulo e a Boitempo realizam em parceria, entre os dias 15 e 19 de outubro, no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros, em São Paulo, o Seminário Internacional Democracia em colapso?”. Em um momento em que a polarização política dita boa parte dos debates atuais na sociedade brasileira, cerca de 50 convidados nacionais e internacionais promovem um amplo debate sobre as origens e as diferentes perspectivas históricas, políticas e sociais que perpassam o conceito de democracia. A programação conta com um curso, debates, conferências e com o lançamento de livros, além da edição número 33 da revista Margem Esquerda, publicação semestral da Boitempo. Dentro dessa grade, os aspectos ligados à comunicação social e à mídia se destacam.

CONTINUE LENDO

Mostra CineBH chega a sua 13º edição em 2019 com pré-estreia nacional de “A Vida Invisível”.

Nessa terça-feira, 17 de setembro, a Mostra CineBH realiza sua sessão de abertura no Cine Theatro Brasil Vallourec com o longa metragem A Vida Invisível, do diretor Karim Aïnouz.

CONTINUE LENDO

“Male gaze” e a prevalência da visão masculina.

Por Victoria Silva Rodrigues. Na década de 70, a Europa vivia sua segunda onda do feminismo. Desde 1960, marcada pelo debate político e pela chamada liberação sexual, o movimento aflorava-se exponencialmente no mundo das artes. Logo, o cinema também obteve grupos de conscientização, realizadoras, produtoras e pensadoras. Dentre elas, temos Laura Mulvey, crítica e teórica feminista que em 1975 lança seu ensaio “Prazer Visual e Cinema Narrativo”, onde Mulvey utiliza a psicanálise para fazer profundas reflexões críticas da imagem da mulher no cinema. Neste texto, a autora cunhou o termo male gaze, em português: o olhar masculino. E é sobre este fenômeno que introduziremos, apresentando o vídeo “Love, Death + Robots: O Male Gaze da Netflix” do canal do YouTube Mimimidias.

CONTINUE LENDO.

A concentração dos canais de extrema-direita no YouTube, via The Intercept Brasil

O Intercept e o Manual do Usuário se debruçaram sobre mais de 17 mil rankings “Em alta” do YouTube no Brasil veiculados durante o segundo semestre de 2018, coletados e organizados pela empresa de análise de dados Novelo. Eles descobriram que canais até então irrelevantes – que nunca tinham aparecido no ranking – explodiram no período eleitoral, recomendados milhares e milhares de vezes pelo algoritmo do YouTube que seleciona conteúdos possivelmente interessantes para os usuários. Não é mais especulação afirmar que a rede social aumentou a audiência da extrema-direita – e ajudou a formar o público que refletiria esse ideário nas urnas.

CONTINUE LENDO

A escolha do filme “A vida invisível” para o Oscar 2020

O diretor Karim Aïnouz dá mais um passo para a categoria Filmes Internacionais com seu filme “A vida invisível”. O longa foi escolhido para tentar uma vaga na competição após a comissão da Academia Brasileira de Cinema nesta terça feira (27/08). O protagonismo de Fernanda Montenegro no filme trouxe ainda mais destaque e a produção anterior de Rodrigo Teixera, com “Me chame pelo seu nome” trouxe ainda mais triunfo para o longa.

CONTINUE LENDO

O funk e a criminalização da cultura periférica jovem no Brasil, por GG Albuquerque

O funk é, por excelência, a mais manifesta expressão da cultura jovem periférica do Brasil contemporâneo. Suas vertentes cantam e produzem a história de bairros e cidades partindo da expressão pessoal e narrativa comunitária

CONTINUE LENDO

 

O Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, representa a resistência das culturas tradicionais e populares do Brasil

Bacurau é o último longa metragem do diretor Kleber Mendonça Filho, e sua primeira codireção com o realizador Juliano Dornelles. O filme se passa no interior da Paraíba e acompanha a resistência da comunidade tradicional de Bacurau. A eminência da invasão da cidade por estrangeiros assassinos urge a organização da comunidade para sua proteção e segurança. Mesclando elementos do terror e do faroeste, há um dialogo com as representações do cangaço no cinema nacional, agora em tempos de tecnologias digitais visuais.

CONTINUE LENDO.

Representações plurais: para repensar os corpos na mídia

Estudantes do terceiro período do curso de Publicidade e Propaganda (turno da tarde) da PUC Minas desenvolveram alguns cards para estimular reflexões sobre representações midiáticas e estereótipos de gênero. Tendo em vista os regimes de representações vigentes, que enquadram determinados corpos e existências como “menos importantes”, alunas e alunos propuseram reflexões para desafiar pressupostos que guiam produções em diversos âmbitos da mídia. Confira, abaixo, a atividade desenvolvida na disciplina Seminário III, ministrada pela professora Juliana Gusman.

CONTINUE LENDO

Conheça o Crítica de Ponta, produzido pelos alunos de Jornalismo da UEPG

O periódico de redação de mídia integrada da Universidade Estadual de Ponta Grossa, entre outras produções de graduandos, estudantes elaboram críticas periódicas sobre arte/mídia/cultura. O projeto Crítica de Ponta é coordenado pelo professor Sergio Gadini, responsável pela disciplina de Crítica da Mídia no curso de Jornalismo da UEPG. A seção é disponível em dois formatos: vídeo e newsletter.

CONTINUE LENDO

Velhos, novos e novíssimos caminhos do jornalismo musical brasileiro, via Monkeybuzz

A revista Monkeybuzz publicou, no dia 30 de maio, um compilado de depoimentos e entrevistas sobre o futuro do jornalismo musical e da crítica cultural. O artigo, de Maurício Amendola Assis, conversou com seis representantes de diferentes gerações do jornalismo musical brasileiro, em busca não de respostas, mas de caminhos.”Quem transforma discos e música em cultura é a imprensa”.

CONTINUE LENDO

Centro de Crítica da Mídia: Seleção de monitores 2019/2

Estão abertas as inscrições para o concurso de monitoria do Centro de Crítica da Mídia (CCM), sob as seguintes condições. A primeira etapa; inscrição, carta de intenção e currículo; poderá ser submetida entre os dias 01/06 e 07/06 na Secretaria do Prédio 13. A segunda etapa; prova; acontecerá no dia 11/06 (terça-feira), às 14h. Será realizada apenas pelos candidatos classificados na fase anterior em local a confirmar por e-mail e pelas redes sociais do CCM. (Twitter e Instagram: @ccmpucminas; Facebook: Centro de Crítica da Mídia). A terceira etapa; entrevista; será realizada somente pelos candidatos classificados na fase anterior, no dia 13/06 (quinta-feira), com horário agendado pela equipe do CCM por e-mail. O resultado final será divulgado por e-mail até o dia 17/06 (segunda-feira).

CONTINUE LENDO

IV DCIMA Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia: interculturalidade e resistência

O evento será realizado no período de 07 a 09 de agosto de 2019, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, na cidade de Marabá. Nesta edição o evento tem como objetivo debater a produção acadêmica acerca da relação entre discurso e mídia nos estudos e experiências interculturais que se realizam na e sobre a Amazônia, dentro de um contexto em que se faz imperativa a resistência aos ataques às possibilidades de convivência e diálogo entre os saberes populares, acadêmicos e dos povos originários, experiência ainda jovem e plena de potencialidades. A programação do evento contará com conferências, simpósios temáticos, comunicações individuais e atividades culturais.

CONTINUE LENDO

Facebook é cúmplice nas campanhas de ódio e no ataque à democracia, diz jornalista (via Brasil de Fato)

A redação do jornal Brasil de Fato publicou na segunda (22) sobre a palestra da jornalista investigativa  Carole Cadwalladr “O papel do Facebook no Brexit – e a ameaça à democracia” na Conferência TED. O evento, que data da semana passada, aconteceu diante de um auditório repleto de executivos das maiores empresas de tecnologia do mundo, incluindo Google, Twitter e a rede social de Mark Zuckerberg, e causou polêmica ao abordar e responsabilizar nominalmente os bilionários da tecnologia pelos crimes cometidos nas redes sociais durante o referendo do Brexit, a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e a disseminação do ódio e do medo como estratégias para ascensão do autoritarismo no mundo.

CONTINUE LENDO

Feminismo para os 99%: o manifesto feminista de Cinzia Arruzza, TithiBhattacharya, Nancy Fraser

Noúltimo dia 8 de março, a editora Boitempo lançou um livro importante que traz fôlego novo para o movimento feminista: o Feminismo para os 99%, publicado simultaneamente em oito países. Em tempos nos quais o movimento feminista deve fugir completamente das garras do neoliberalismo, a professora de filosofia Cinzia Arruzza, a professora de história Tithi Bhattacharya e a filosofa Nancy Fraser fazem um chamado que busca revisar e reajustar o seu eixo. Elas são algumas das idealizadoras da Greve Internacional das Mulheres (Dia Sem Mulher) e propõem reflexões em onze teses sobre os rumos que o feminismo precisa tomar na atual conjuntura.

CONTINUE LENDO

II Seminário do GP Mídia e Memória: Testemunhas e Testemunhos do Contemporâneos

“Testemunhas e Testemunhos do Contemporâneo” é o tema para o II Seminário do GP Mídia e Memória, que irá acontecer nos dias 09 e 10 de abril, na sala multimeios do prédio 13 da PUC Minas, campus Coração Eucarístico. A palestra de abertura será no dia 09, às 9hs, e irá contar com a presença do Prof. Dr. Moisés de Lemos Martins, da Universidade do Minho, em Portugal.

CONTINUE LENDO

Reinvenções da fotografia: conheça o curso do Festival de Fotografia de Tiradentes

Este curso marca o lançamento do livro Midiateca II – escritos sobre fotografia brasileira contemporânea II, colocando em discussão alguns dos temas mais relevantes para o campo da fotografia na atualidade. Por meio da abordagem de diferentes artistas, críticos e pesquisadores de programas de pós-graduação em diversas instituições de ensino do pais, serão apresentados e analisados trabalhos de artistas que estabelecem poéticas e processos de criação a partir de temas como a performance e as temporalidades da imagem, as relações entre fotografia, a memória e o cotidiano, e as imbricações da fotografia com as artes plásticas, o cinema, o vídeo e as tecnologias digitais.

CONTINUE LENDO

Curso fala sobre modelos de mineração, como abordar pessoas atingidas e estratégias de cobertura

Os crimes socioambientais da Vale, em Brumadinho, e da Samarco, na Bacia do Rio Doce, impôs ao jornalista mineiro a difícil tarefa de reportar os conflitos minerários. E o jornal Brasil de Fato Minas Gerais quer contribuir neste desenvolvimento. O Curso de Jornalismo em Conflitos Socioambientais – Estratégias de Cobertura pretende apresentar a experiência do jornal, assim como trazer um aprofundamento sobre o modelo de mineração, leis, realidade dos atingidos e abordagem psicológica.

CONTINUE LENDO

Ouvindo literatura: o podcast da editora Companhia das Letras

Criado no aniversário de 30 anos da editora, a Companhia das Letras lançou, em 2017, seu podcast literário Rádio Companhia. Apresentado por Fabio Uehara, responsável pelo departamento digital da editora, o podcast chegou à sua 74ª edição. No histórico do podcast, encontramos entrevistas com editores, escritores e especialistas de diversos assuntos que desenvolvem discussões em áudios dinâmicos que usufruem das referências de cada um dos convidados para enriquecer a experiência da leitura.

CONTINUE LENDO

Post do Objethos analisa cobertura sobre saída de cubanos do Mais Médicos

O programa Mais Médicos, criado em 2013 durante o governo Dilma, tinha como objetivo a contratação de profissionais para atuar em áreas que tinham carência de atendimento médico. No começo desse mês, Cuba anunciou sua saída do programa, que contava com oito mil profissionais, em razão das declarações polêmicas de Jair Bolsonaro, que falou em exigir, por exemplo, teste de capacidade para eles.

CONTINUE LENDO

As fake news no cenário das eleições

Em tempos de eleições, avanço da violência estimulada como discurso e polarização da sociedade brasileira, as fake news têm ganhado espaço. E é sobre elas que Afonso Benite escreve em seu texto “A máquina de ‘fake news’ nos grupos a favor de Bolsonaro no WhatsApp”, para o El País. Se inserindo em grupos pró-Jair Bolsonaro, que se articulam em torno da campanha do candidato à presidência, foi possível identificar desde criação de boatos até a intolerância aos membros que questionam as notícias propagadas nos grupos.

CONTINUE LENDO

Jornada das Utopias: dia 27 de setembro

CONTINUE LENDO

Jornada das Utopias: dia 26 de setembro

O terceiro dia da Jornada das Utopias começou com um animado carnaval fora de hora. O bloco Abalachita deu início às atividades sediadas no prédio 13. E não foram poucas: tivemos onze oficinas, três workshops, duas palestras e quatro apresentações artísticas distribuídas ao longo de mais um ensolarado dia de setembro.

CONTINUE LENDO

Jornada das Utopias: dia 25 de setembro

No segundo dia da Jornada das Utopias, os debates começaram na rima da palavra cantada. A potente voz de Azzula, importante artista da cena cultural LGBTQI+ de Belo Horizonte, tomou conta do Teatro do Prédio 30 da PUC Minas e transbordou pela garganta toda a força política de seu corpo preto e travesti. Acompanhada do violonista André Resende, se inspirou em Cássia Eller para criticar aquilo que a sociedade não gosta, exaltou as amarras rompidas pela Dandara de Bia Nogueira e vocalizou em composições de sua autoria outras formas de existir no mundo.

CONTINUE LENDO

Jornada das Utopias: dia 24 de setembro

A segunda edição da Jornada das Utopias, produção acadêmica promovida pelos cursos de Jornalismo, Cinema e Audiovisual e Publicidade e Propaganda da PUC Minas, teve início na ensolarada manhã do dia 24 de setembro. Uma entrada de semana pouco usual não apenas para os quase mil alunos envolvidos no evento, mas para os ouvintes costumeiros do programa Casa Aberta, da Rádio Inconfidência. Sob o comando do jornalista Elias Santos, o programa foi ao ar direto do hall do prédio 42. Nada mais adequado para a abertura de um projeto que objetiva propor reflexões sobre as principais questões sociais, políticas e culturais de nosso tempo.

CONTINUE LENDO

Jornada das Utopias 2018

Basquiat: o negro como protagonista

Até o dia 24 de setembro, o Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte hospeda uma exposição dedicada às obras de Jean-Michel Basquiat — a mais completa já realizada na América Latina. O artista afro-caribenho teve uma carreira brilhante no mundo da arte e deixou um legado que extrapola as paredes dos museus. Nascido dia 22 de dezembro de 1960 no Brooklyn, em Nova York, era um dos pouquíssimos negros no meio artístico e seu trabalho trouxe à tona questões acerca do racismo estrutural nos Estados Unidos até então ignoradas por um campo predominantemente branco. “O negro é o protagonista da maioria das minhas pinturas”, afirmou certa vez.

CONTINUE LENDO

Literatura engessada: representação e representatividade em obras brasileiras

O Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Universidade de Brasília, apresenta resultados de um estudo inédito sobre o perfil do romancista brasileiro, que vem sendo desenvolvido nos últimos quinze anos e compreende um total de 692 obras publicadas desde a década 1960. Coordenada pela professora Regina Dalcastagné, a pesquisa revela que não apenas os autores, mas narradores, protagonistas e coadjuvantes dos romances analisados são em sua maioria homens, brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo. Em entrevista à Revista Cult, Dalcastagné reforça a importância da representatividade no campo, da pluralização de vozes na literatura e do exercício da alteridade na escrita.

Confira a reportagem completa.

Livro analisa o entretenimento “cínico” dos talk shows

Recém-lançado pela editora PUC Minas, “(Não) é só uma piada: cinismo, ironia e entretenimento nos talk shows ‘The Noite’ e ‘Agora é Tarde’”, da professora Julia Lery, traz como questão central a blindagem ideológica de programas de TV sob o rótulo do humor. A obra aborda o talk show brasileiro a partir de questões do gênero televisivo – suas matrizes constitutivas, origens e características discursivas – e reflete sobre como o uso do humor e da ironia embaralha o posicionamento político dos discursos.

CONTINUE LENDO

 

As intertextualidades em “This is America”

O jornalista Guillermo Alonso, do “El País”, analisou o clipe “This is America” de Childish Gambino, um dos maiores nomes do cenário musical atual. Em seu texto “Por que o violento ‘This is America’ é o videoclipe do ano” (preste atenção no que acontece ao fundo) ele comenta sobre o videoclipe que já tem mais 160 milhões de visualizações desde seu lançamento em 5 de maio. O vídeo dirigido por Hiro Murai possibilita várias interpretações sobre os sofrimentos que a população negra passa nos Estados Unidos, muitas vezes colocada em segundo plano.

CONTINUE LENDO

CCM realiza II Seminário de Crítica da Mídia

O Centro de Crítica da Mídia (CCM), articulado ao grupo de pesquisa Mídia e Narrativa e em parceria com os cursos de Cinema, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, realizou, nos dias 24, 25 e 26 de abril, seu II Seminário. O evento, que aconteceu no campus do Coração Eucarístico, somou, ao todo, doze conferências, com a participação de convidados de diversas regiões do Brasil, reunindo pesquisadores, profissionais, estudantes e demais interessados em refletir e debater as relações entre mídia e sociedade. As palestras foram ministradas por nomes importantes da área como o professor Rogério Christofoletti, do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS), o crítico de cinema Pablo Villaça, a cineasta Alice Riff, diretora do filme “Meu corpo é político”, e o ensaísta Francisco Bosco, autor de “A vítima tem sempre razão?”. O evento discutiu temas como espaço público, redes sociais, representatividade, manipulação midiática e o atual cenário político brasileiro.

CONTINUE LENDO

Coluna de Cândido Henrique repercute o Seminário de Crítica da Mídia

As transformações na área do jornalismo esportivo são cada vez mais importantes, principalmente com o advento da internet e a necessidade de se debater temas sociais importantes. O jornalista esportivo Cândido Henrique (à direita, na foto, com Marcelo Carvalho, centro, e Getúlio Neuremberg) falou em sua coluna no jornal O Tempo sobre como foi participar do Seminário de Crítica da Mídia, em que discutiu o posicionamento do profissional da área diante das mudanças e a necessidade de manter o senso crítico para produzir mais do que entretenimento. Cândido participou da conferência “Crítica da Mídia: cobertura do futebol”, com o seu colega de profissão Marcelo Carvalho (observatorioracialfutebol.com.br).

CONTINUAR LENDO

Critica de Mídia: Cobertura de futebol com Professor Getúlio Neuremberg, Cândido Henrique e Marcelo Carvalho

Žižek discute “Pantera Negra”

O filósofo Slavoj Žižek analisou, no texto “Dois panteras negras”, publicado no blog da editora Boitempo, o filme que já se tornou uma das maiores bilheterias do cinema. Narrativa de super-herói, a fita possui elenco composto majoritariamente por atores negros, ponto a ser destacado em meio à crescente luta identitária na cultura midiática.

No artigo, Žižek recupera o movimento das décadas de 1960 e 1970 do Partido dos Panteras Negras e analisa, entre outros aspectos, as concepções de herói e de vilão na trama.

CONTINUAR LENDO

O diálogo sobre o outro e sua subjetividade na reportagem

A sensibilidade aliada à ética é um ponto de embate importante para a jornalista Fabiana Moraes, vencedora do Prêmio Esso de Reportagem em 2011 com o trabalho “O Nascimento de Joicy”. Durante cinco meses de acompanhamento da repórter com a cabeleireira Joicy, nascida no agreste de Pernambuco, que, aos 51 anos, decidiu realizar a cirurgia de redesignação sexual por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

CONTINUAR LENDO

Cenário contemporâneo de consumo de mídias mostra nova realidade

Apesar da centralidade da televisão no cotidiano da sociedade brasileira, a Internet vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço, especialmente entre as camadas mais jovens da população, os chamados “millenials” e a “geração Z”. De acordo com o Relatório Final de Pesquisa Brasileira de Mídia de 2016, realizado pelo Governo Federal, o número de pessoas que acessam a Internet durante todos os dias da semana praticamente dobrou desde 2014. O consumo de televisão também apresentou crescimento nesse meio tempo, embora mais tímido. De fato, a TV e outros meios massivos começam a disputar hegemonia com smartphones e as novas tecnologias de streaming, como é apontado pela jornalista María Martín em sua matéria “A geração que não assiste mais TV e corre atrás dos ‘youtubers’”, publicada no El País.

CONTINUAR LENDO

A Televisão em Raymond Williams: debates e perspectivas

O Centro de Crítica da Mídia, em parceria com os colegiados dos cursos de Cinema e Audiovisual e Publicidade e Propaganda da PUC Minas, Coração Eucarístico, realizou na quarta-feira, dia 8 de março, a palestra Televisão e Estudos Culturais: leituras de Raymond Williams. O debate teve como tema central a análise do livro Televisão: Tecnologia e Forma Cultural, traduzido pelos professores Márcio Serelle e Mário Viggiano, ambos da PUC Minas. O evento contou, ainda, com a presença da professora Vera França, da UFMG. O livro foi originalmente publicado na Inglaterra em 1974, ganhando tradução em 2016 pelas editoras Boitempo e PUC Minas.

CONTINUAR LENDO

17200873_1369937883064135_8698267447324443767_n

Fatos Alternativos: A possibilidade de uma nova verdade

O jargão “all facts” (fatos alternativos) utilizado pela assessora especial do Donald Trump, Kellyanne Conway, chamou a atenção da imprensa estadunidense. A expressão foi uma quebra na relação entre a indústria de notícias e o governo, pois eles sempre se compreendiam quanto à logística eleitoral e política quando lidavam com dados, fatos e eventos.

CONTINUAR LENDO

trump

Quem matou Eloá?”: feminicídio e violência midiática

Referenciado como “crime de amor” pelos principais veículos de comunicação do país, o assassinato de Eloá Cristina Pimentel e a cobertura midiática dele são recuperados, agora, criticamente, no documentário de Lívia Perez. O objetivo do filme Quem matou Eloá? é discutir a naturalização social da violência contra a mulher.

CONTINUAR LENDO

2016-10-17-1476723089-4129518-still7700x393c

Imagem de reprodução

 

Seminário Mediações Críticas

seminario-12

O grupo de pesquisa Mídia e Narrativa realiza nos dias 27, 28 e 29 de setembro o seu V Seminário, em parceira com o grupo MidiAto (USP). As inscrições podem ser feitas no site:

www.midiaenarrativa.wordpress.com

O seminário acontecerá na PUC Minas Coração Eucarístico, na sala multimeios do prédio 13.

CONTINUAR LENDO

Filosofia da Consciência ou teoria do transe – A atualidade do pensamento sobre o Brasil no cinema de Glauber Rocha.terra_em_transe_cartaz_medio

Com Regina Mota. Dia 14 de setembro, quarta-feira, 13h30, na Multimeios do Prédio 13. Aberto ao público.

Foi com Terra em Transe que Glauber Rocha tornou-se mundialmente conhecido, conquistando o Prêmio da Crítica do Festival de Cannes, em 1967. Em uma carreira encurtada pela morte aos 42 anos, em 1981, consolidou-se como um dos principais expoentes do Cinema Novo. Lutava, antes de tudo, por uma revisão crítica da dura realidade a partir da qual produziu sua arte esteticamente inovadora.

CONTINUAR LENDO

Lendo imagens: fotojornalismo e acontecimentos

O blog Reading the Pictures propõe uma reflexão crítica sobre imagens que circulam cotidianamente na mídia. Em uma sociedade cada vez mais visual, busca-se compreender  níveis de significado, histórias que suscitam produções imagéticas e as mediações que as costuram no tecido social. A plataforma também publica e analisa trabalhos de fotojornalismo originais.

CONTINUAR LENDO

Sem título