Cenário contemporâneo de consumo de mídias mostra nova realidade

Por Roberto Barcelos. Apesar da centralidade da televisão no cotidiano da sociedade brasileira, a Internet vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço, especialmente entre as camadas mais jovens da população, os chamados “millenials” e a “geração Z”. De acordo com o Relatório Final de Pesquisa Brasileira de Mídia de 2016, realizado pelo Governo Federal, o número de pessoas que acessam a Internet durante todos os dias da semana praticamente dobrou desde 2014. O consumo de televisão também apresentou crescimento nesse meio tempo, embora mais tímido. De fato, a TV e outros meios massivos começam a disputar hegemonia com smartphones e as novas tecnologias de streaming, como é apontado pela jornalista María Martín em sua matéria “A geração que não assiste mais TV e corre atrás dos ‘youtubers’”, publicada no El País.

Para saber mais, leia a matéria publicada no El País.

A ‘youtuber’ Nah Cardoso em evento no Rio. Foto de divulgação.