Eventos

Faculdade de Comunicação e Artes realiza segunda edição do 60.0 Festival do Vídeo-Minuto

Por Gustavo Fernandes.

Foi realizada na última quarta-feira dia 06 de outubro a segunda edição do 60.0 Festival do Vídeo-Minuto, promovido pela E-motion Audiovisual. Com o tema “Porque um minuto basta”, o festival foi estruturado em duas categorias: vídeos ficcionais e vídeos não ficcionais. Todas as obras foram realizadas por alunos da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas.

Bate-papo com Eduardo Damasceno

Por Júlia Horta.

O Centro de Crítica de Mídia (CCM), recebeu nesta terça-feira (28), no canal da FCA no Youtube,  o ilustrador e quadrinista, Eduardo Damasceno, para um bate-papo sobre sua trajetória nas histórias em quadrinho, até chegar no estúdio  de animação, Cartoon Saloon, local em que ele trabalha como supervisor de cenários. A conversa foi mediada pelo professor da PUC Minas, Marcelo La Carretta e iniciada pelo coordenador do CCM, Ercio Sena, que agradeceu a presença dos convidados e a equipe do centro pela organização do evento.

Memória: preservar e celebrar

Por Clara Pellegrini.

Em 2021, a Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas completa 50 anos de existência. Fruto de um contexto histórico marcado por importantes mudanças culturais, sociais, tecnológicas e políticas, a FCA nasce como reflexo da consciência da Universidade acerca da crescente presença e influência dos meios de comunicação de massa na sociedade e da importância de se garantir uma preparação qualificada para seus usos críticos. Diante da ditadura militar instaurada em 1964 e do cerceamento das liberdades de expressão que marcou o período, essas necessidades tornam-se ainda mais urgentes. É fundada, então, em 1971, a  Faculdade de Comunicação Social, reestruturada em 2001 como Faculdade de Comunicação e Artes – um espaço político-pedagógico de formação profissional e humanística, de exercício de crítica e resistência, consciente da função social da comunicação. Ao longo dessas cinco décadas, a FCA formou milhares de profissionais nas áreas de Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas e Cinema.

Catálogo Mostra Memória: o cinema nos 50 anos da FCA

O Centro de Crítica da Mídia (CCM) e o Centro de Experimentação de Imagem e Som (CEIS) da Faculdade de Comunicação e Artes, da PUC Minas realizam, entre os dias 18 e 28 de junho, a Mostra Memória: O Cinema nos 50 Anos da FCA. O festival reúne curtas-metragens produzidos por alunas e alunos dos cursos de Comunicação Social ao longo de meio século de existência da Faculdade. Divididas em três atos, as 32 obras selecionadas para a mostra ficarão disponíveis na Plataforma Cardume Curtas durante todo o período de realização do evento. Confira na íntegra o catálogo da mostra, com a descrição de cada ato e dos curtas participantes.

Mostra Memória: o cinema nos 50 anos da FCA – 2021

O Centro de Experimentação de Imagem e Som (CEIS) e o Centro de Crítica da Mídia (CCM) da Faculdade de Comunicação e Artes, da PUC Minas — comunicam a realização da seleção de obras audiovisuais de curta-metragem para a exibição na Mostra MemóriaO Cinema nos 50 Anos da FCA.O evento acontecerá entre os dias 18 e 28 de junho de 2021, através da Plataforma Cardume Curtas. O prazo de inscrições é do dia 12/05 a 22/05.

CONFIRA O EDITAL NA ÍNTEGRA

3º Simpósio de Crítica de Mídia

O PPGCom da PUC Minas sediará, nos dias 16 e 17 de maio, o 3º Simpósio de Crítica da Mídia, promovido pela rede Metacrítica – Rede de Pesquisa em Cultura Midiática. A rede é constituída pelos grupos de pesquisa Mídia e Narrativa (PUC Minas), MidiAto (USP) e Crítica de Mídia e Práticas Culturais (UFSC).