Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE desenvolve plataforma contra a desinformação em período de pandemia

O Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco desenvolve o “Coronavírus em Xeque”, uma iniciativa de produção de conteúdo contra a propagação de informações falsas sobre o Covid 19. A ação vem da tentativa de alertar a população sobre a realidade dos fatos que circulam, sobretudo, nas redes sociais.

O material, produzido por membros e colaboradores da UFPE, engloba a participação da Rádio Universitária Paulo Freire 820 AM, da Universitária FM 99.9 e do Observatório de Mídia (Obmídia), todas ligadas a universidade. O projeto contempla a produção de interprogramas (chamadas de áudio com cerca de três  minutos) contendo análises e orientações a respeito das notícias sobre a pandemia, um podcast semanal, artigos e relatórios

Uma seção especial foi reservada no site da Rádio Universitária Paulo Freire para a disponibilização de todo o conteúdo produzido.  A divulgação tem sido ampliada pela veiculação dos interprogramas em emissoras FM e AM da UFPE e rádios comunitárias, além de permitir o acesso gratuito aos podcasts para o compartilhamento nas redes sociais.

No site oficial do projeto se encontram os podcasts semanais sobre o coronavírus da equipe do Fora da Curva, programa jornalístico a cargo de professores e alunos do Departamento de Comunicação Social da UFPE. Ainda estão à disposição links que dão acesso às agências e aplicativos de checagem de dados sobre o assunto em questão.

O “Coronavírus em Xeque” está ligado a atividades no campo da pesquisa e se destaca pela coleta, checagem, monitoramento e análise de dados sobre a pandemia em curso. Esta ação faz parte de um projeto coletivo da PPGCOM, intitulado de “Observatório de Mídias de Conteúdos Informativos sobre o COVID-19”.

Acesse seu site oficial para mais informações e colabore com o projeto por meio do email “coronavirusemxeque@gmail.com”.