Embaúba Filmes libera seu acervo temporariamente na internet

A produtora mineira Embaúba Filmes, dirigida por Daniel Queiroz, atua na circulação e difusão, sobretudo, de obras autorais de relevância política e cultural. A empresa tem tido uma estratégia diferente nessa etapa, já que produções independentes, geralmente, enfrentam problemas na exibição em salas de cinema. Assim, a Embaúba Filmes aposta em um catálogo online, semelhante a um serviço de streaming, na qual os filmes estão disponíveis para serem alugados por um período de tempo. Devido ao surto do coronavírus e a quarentena obrigatória, a produtora disponibilizou gratuitamente algumas obras de seu catálogo. Acesse o site e insira o código promocional “embauba” e aproveite a oportunidade.

Confira a sinopse e uma pequena crítica sobre algumas obras disponíveis:

Arábia (2017)

Ao encontrar o diário de um trabalhador, numa vila operária em Ouro Preto, o jovem André entra em contato com a comovente trajetória de vida de Cristiano, em meio às mudanças sociais e políticas do Brasil nos últimos dez anos.

Em 2018, o Centro de Crítica da Mídia entrevistou Affonso Uchôa e João Dumans, os diretores do filme, em que os realizadores falam sobre a montagem do filme Arábia, a forma do roteiro em off e o modo narrativo com pontos de vista diferentes. Confira a entrevista  na íntegra.

Vizinhança do Tigre (2014)

Sinopse: Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem. Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.

O crítico mineiro Victor Guimarães publicou, em 2014, uma crítica na Revista Cinética sobre o filme A Vizinhança do Tigre, onde analisa todas as nuances da narrativa.

Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos (2018)

Sinopse: Ihjãc é um jovem da etnia Krahô, que mora na aldeia Pedra Branca, em Tocantins. Após a morte do pai, ele recusa-se a se tornar xamã e foge para a cidade. Longe de seu povo e da própria cultura, Ihjãc enfrenta as dificuldades de ser um indígena no Brasil contemporâneo. Prêmio Especial do Júri na Mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes.

Confira a análise do crítico Marcelo Müller do blog Papo de Cinema sobre a produção.

A Misteriosa Morte de Pérola (2014)

Sinopse: Um suspense sobre uma jovem estudante que deixa seu país, casa e namorado para estudar arte em uma cidade francesa. Ela mora sozinha em um belo, porém sombrio e antigo apartamento, onde os quadros a encaram e as portas parecem ter vida própria. Ela está solitária, e lentamente perde-se em nostalgia e medo, fundindo sonhos, fantasia e realidade.

O crítico Fábio Duque do blog Vertentes do Cinema, publicou uma análise sobre A Misteriosa Morte de Pérola.

Inferninho (2018)

Sinopse: Deusimar é a dona do Inferninho, bar que é um refúgio de sonhos e fantasias. Ela quer deixar tudo para trás e ir embora, para um lugar distante. Jarbas, o marinheiro que acaba de chegar, sonha em ancorar e fincar raízes. O amor que nasce entre os dois vai transformar por completo o cotidiano do bar.

O crítico mineiro Victor Guimarães publicou um análise na Revista Cinética sobre o filme Inferninho.

Eu Sou o Rio (2017)

Sinopse: A banda carioca Black Future foi um nome obscuro do rock brasileiro na década de 1980. Seu vocalista, Tantão, performer e pintor icônico do Rio, sempre foi considerado uma figura maldita na cena. O filme acompanha sua vida errante pelos becos da cidade enquanto a banda prepara sua volta aos palcos.

O crítico Fábio Duque do blog Vertentes do Cinema, publicou uma análise sobre Eu Sou o Rio.

Foro Íntimo (2017)

Sinopse: Inspirado em eventos reais, ‘Foro Íntimo’ navega as turbulentas águas que escondem a sombria situação do Poder Judiciário no Brasil. O filme acompanha 24 horas na vida de um juiz acuado por criminosos e refém do sistema legal.

O crítico Marcelo Müller, do blog Papo de Cinema, publicou uma análise sobre Foro Íntimo.