Doutorandos da Universidade da Beira Interior produzem podcast baseado em discussões acadêmicas e jornalísticas

Os doutorandos em comunicação da Universidade da Beira Interior, em Portugal, criaram o  “Dialéticas”, um podcast semanal que visa discutir artigos acadêmicos e jornalísticos com temáticas atuais e relevantes. Os episódios estão disponíveis nas principais plataformas de podcast, como Google Play, iTunes e Spotify.

O nome do podcast remete ao termo da filosofia grega que se baseava na troca de ideias por meio de diálogos como exercício para o pensamento. Os blocos dos episódios remetem aos conceitos de Hegel: Tese, Antítese e Síntese.

Com publicações todas as sextas-feiras, o podcast tem como objetivo incentivar a leitura e discussão de artigos acadêmicos. Por isso, ao final de cada episódio o mediador anuncia qual será o próximo tema, disponibilizando no site do projeto o texto na íntegra para permitir a participação do ouvinte na semana seguinte.

O programa já conta com seis episódios, tendo o próximo mediado por Fábio Jardelino e programado para o dia 08/05. O artigo da vez é “Representações da vida cotidiana do Recife no cinema de Kleber Mendonça Filho” e tem como autores os pesquisadores brasileiros Paula Gonçalves da Silva e Sérgio Carvalho Benício de Mello.