Reinvenções da fotografia: conheça o curso do Festival de Fotografia de Tiradentes

Este curso marca o lançamento do livro Midiateca II – escritos sobre fotografia brasileira contemporânea II, colocando em discussão alguns dos temas mais relevantes para o campo da fotografia na atualidade. Por meio da abordagem de diferentes artistas, críticos e pesquisadores de programas de pós-graduação em diversas instituições de ensino do pais, serão apresentados e analisados trabalhos de artistas que estabelecem poéticas e processos de criação a partir de temas como a performance e as temporalidades da imagem, as relações entre fotografia, a memória e o cotidiano, e as imbricações da fotografia com as artes plásticas, o cinema, o vídeo e as tecnologias digitais.

Dia 28/03 das 19 às 21h30, 29/03 das 19 às 21h30 e 30/03 das 17 às 19h30.
Instrutores

Antonio Fatorelli
É professor na graduação e na pós-graduação da ECO/UFRJ, coordenador do grupo de pesquisa FIP – Fotografia, Imagem e Pensamento (CNPq) e pesquisador do Núcleo N-Imagem (ECO/UFRJ). Realizou Pós-doutorado na Princeton University (2006) e no PPGArtes da UFC (2014). Publicou recentemente os livros Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias e Fotografia contemporânea: desafios e tendências.

Cesar Baio
Artista e pesquisador, professor do Instituto de Artes da Unicamp, cofundador do actLAB – Laboratório de Pesquisa em Arte, Ciência e Tecnologia e autor do livro Máquinas de Imagem: Arte, Tecnologia e Pós-Virtualidade.

Nina Velasco e Cruz
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (P2004). É professora adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cultura Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e tecnologia, arte e comunicação, tecnologia da comunicação, fotografia e cinema.

Osmar Gonçalves
Doutor em Comunicação pela UFMG. Realizou Pós-doutorado em Cinema e Arte Contemporânea na Sorbonne Nouvelle (Paris 3). É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. Organizou os livros Narrativas Sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea (2014) e, junto com Susana Dobal, Fotografia Contemporânea: fronteiras e transgressões (2013).

Ronaldo Entler
Pesquisador e crítico de fotografia, professor dos cursos de Comunicação e de Artes da FAAP-SP. Em 2006, concluiu pesquisa de Pós-Doutorado no Departamento de Cinema do Instituto de Artes da Unicamp. Editor do site Icônica e autor do livro de contos Diante da Sombra (Confraria do Vento, 2018).

Victa de Carvalho
Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio de pesquisa na Université Paris1: Sorbonne. É professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde é também coordenadora do Programa de Pós-graduação, PPGCOM-ECO/UFRJ. É integrante do grupo de pesquisa N-imagem e vice-coordenadora do grupo de pesquisa FIP – Fotografia, Imagem e Pensamento (CNPq). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente com fotografia, cinema e vídeo.