Entenda como ser colaborador do Centro de Crítica da Mídia

Bem vindo comunicador(a)! Neste documento/post você entrará em contato com os padrões estruturais para publicação no Blog do Centro de Crítica da Mídia (CCM). O nosso centro tem, entre seus principais eixos, a pretensão de fomentar os esforços intelectuais comprometidos em entender e constituir movimentos que ultrapassem qualquer acomodação na tentativa de apreender  complexas e variadas relações entre os meios e a sociedade. Entendemos que o exercício crítico da mídia desnaturaliza pontos de vista cristalizados, criando outras possibilidades de relações com a cultura, a sociedade, a política e a cidadania.

Dessa forma, caso queira ser um colaborador(a) do espaço do CCM com sua produção de reflexão crítica e metacrítica sobre os objetos midiáticos, tenha em mente o formato de seu artigo para que assim os monitores possam orientá-lo. Algumas regrinhas:

Tamanho: entre 5 mil e 10 mil caracteres (com espaço)

• Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5
  • Título: tamanho 14, negrito, em caixa alta e baixa
  • Texto com alinhamento à esquerda
  • Parágrafo sem recuo
  • Espaço entre parágrafos
  • Assinatura no primeiro parágrafo do texto. Exemplo:

Por Ana Silva.

Seguindo a tradição das distopias, recentemente resgatadas pelas séries televisivas, episódio “15 Milhões de Méritos” (Euros Lyn, 2011), de Black Mirror, aborda um futuro opressor exagerado (…)

• Citações e referências, se houver: seguir padrão ABNT
  • Palavras estrangeiras devem vir em itálico
  • Nome de livros, séries, filmes e outros produtos midiáticos devem vir em itálico
  • Em caso de hiperlinks, enviá-los no próprio corpo do texto. Exemplo:

Durante uma entrevista na década de 1990, o interlocutor de Margaret Atwood refere-se ao seu livro “The Handmaid’s Tale”, ou o “Conto da Aia”, como uma “possibilidade profética” (…)

• Uma imagem relativa ao tema do artigo pode ser adicionada entre o título e a assinatura do autor no primeiro parágrafo do texto. É importante anexar a foto escolhida ao corpo do e-mail juntamente com sua legenda e seus devidos créditos.
  • As referências devem vir logo após o término do texto, seguidas por um mini currículo do autor. Exemplos:
  • Ana Silva é graduanda do 5° período do curso de Jornalismo da PUC Minas.
  • Os alunos são graduandos do 3° período do curso de Cinema e Audiovisual da PUC Minas. (Para o caso de artigos com mais de um autor)
  • O artigo deve ser enviado para o e-mail do CCM “ccmpucminas@gmail.com

Ainda não sabe por onde começar? O que escrever? Como escrever? Procure os monitores do CCM na sala 104 (Dedicação aos Professores) no primeiro andar do Prédio 13, eles estarão sempre a postos para guiá-lo(a) e recebê-lo(a) com sorrisos e cafézinhos. Em casos de timidez, mande mensagem em nossas redes sociais!

Instagram: @ccmpucminas

Facebook: Centro de Crítica da Mídia