Ciclo Variações da Crítica de Mídia: Abordagens e Objetos

A crítica sobre os processos, produtos e práticas midiáticas têm suscitado discussões desafiadoras para o século XXI.  Apesar das diferentes posições e abordagens sobre as noções de crítica de mídia, o debate a ser realizado nas seis mesas propostas pelo Grupo Mídia e Narrativa, que constitui a Rede Metacrítica, pretende trazer diferentes ângulos sobre os quais se pode pensar o polifônico conceito. Nas seis sessões do Ciclo Variações da Crítica de Mídia: Abordagens e Objetos pretende-se aguçar reflexionamentos sobre a crítica de mídia como objeto de investigação. Ao longo da programação serão destacadas problematizações acerca da recepção crítica no cinema, das narrativas jornalísticas, das produções voltadas para o entretenimento, da imagem fotográfica e do videoclip e da contracultura. 

O foco da crítica no debate proposto por autores como Michel Foucault  e Judith Butler traz como elemento fundamental a questão do saber, na medida em que a crítica se volta para o questionamento da verdade. O domínio da governamentalização, expressão cara a Foucault, direciona uma tradição de crítica que se instaura como insurgência aos efeitos de poder. 

Nos dias de hoje, essa problemática segue desafiando pesquisadores e instituições em busca do conhecimento e uso social das práticas comunicativas. Por sua importância, a questão comunicacional ascende destacadamente na cultura, nas artes, nos negócios, na política e na formação. Distinguir a importância da comunicação não é algo apenas dos especialistas, uma vez que os recursos de publicização se alastram afetando  amplamente a vida social. Entende-se que a crítica contemporânea não pode ser apartada dos desafios de compreender o fenômeno da interpenetração da mídia no cotidiano. Ao apresentar um conjunto de trabalhos sobre crítica de mídia busca-se compreender como a orientação política e estética dessa produção se desdobra em processos midiáticos que se destacam como prática cultural. 

As inscrições do evento devem ser feitas pelo email: mídia.narrativa@gmail.com. Confira a programação completa das videoconferências:

10 de setembroRecepções e atravessamentos críticos no cinema

Mediação: Cláudio Coração (UFOP)

A presença do filme Garota de Ipanema e os dilemas estéticos-políticos do Cinema Novo“, com Pedro Vaz Perez (PUC Minas)

Recepção crítica de Glauber Rocha, da lendária Atlântica à épica eletrônica“, com Glaura Cardoso (pós-doc UFMG)

Audiovisualidades do trabalho sexual: possibilidades de aparição e a crítica do cinema documentário“, com Juliana Gusman (doutoranda PPGMPA-USP)

24 setembroAnálise e crítica do jornalismo narrativo

Mediação: Rosana de Lima (USP) 

Pauta, ativismo e subjetividade: apontamentos sobre reflexividade e ação política no jornalismo“, com Fabiana Moraes (UFPE)

Valores e crítica do jornalismo narrativo”, com Marcio Serelle (PUC Minas)

Predominância do real em leituras de República das Milícias, de Bruno Paes Manso“, com Carlos Henrique Pinheiro (doutorando UFMG)

Relato de viagens: a recepção crítica da obra de Alexandra Lucas Coelho“, com Letícia Myrrha (mestranda PPGCOM-PUC Minas)

08 outubroCrítica do entretenimento

Mediação: Julia Lery (doutoranda PUC Rio)

“Segunda chamada – perspectivas críticas da educação na série televisiva“, com Ercio Sena (PUC Minas)

“Aspectos da crítica de fãs em Star Wars: os últimos Jedi”, com Carmem Borges (PUC Minas)

As transformações na crítica do Big Brother Brasil”, com Gabriela dos Anjos e Natália Melo (Mídia e Narrativa-PUC Minas)

22 outubroA crítica de mídia nas redes sociais

Mediação: Ercio Sena (PUC Minas)

Crítica da TV nas redes sociais“, com Isabela ReyDi

Várzea na TV: crítica a uma visão hegemônica sobre futebol”, com Fábio Marcelino

05 de novembroFotografia e videoclipe: críticas da imagem

Mediação: Fernando Gonçalves (UERJ)

A imagem fotográfica na arte como crítica da representatividade“, com Dúnya Azevedo (Mídia e Narrativa)

A crítica de mídia e o videoclipe: o papel das narrativas audiovisuais não convencionais e seus desdobramentos na contemporaneidade“, com Alessandra Nardini (CECS-Universidade do Minho)

Mulheres trabalhadoras: construção da estética de valorização do feminino nas fotografias de Tina Modotti“, com Renata Beloni Rosa (Estácio de Sá)

19 de novembroCrítica e contracultura

Mediação: Thamara Rodrigues (UEMG)

Movimentos críticos na Música Popular Brasileira: a contracultura em ‘Fa-Tal – Gal a Todo Vapor (1971)”, com Cláudio Coração (UFOP)

Os quadrinhos underground e a crítica especializada no Comics Journal“, com Henrique Perini (doutorando UFJF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *