A escolha do filme “A vida invisível” para o Oscar 2020

Por Júlia Tonelli. O diretor Karim Aïnouz dá mais um passo para a categoria Filmes Internacionais com seu filme “A vida invisível”. O longa foi escolhido para tentar uma vaga na competição após a comissão da Academia Brasileira de Cinema nesta terça feira (27/08). O protagonismo de Fernanda Montenegro no filme trouxe ainda mais destaque e a produção anterior de Rodrigo Teixera, com “Me chame pelo seu nome” trouxe ainda mais triunfo para o longa.

A escolha é alvo de crítica e elogios, principalmente quando comparado aos filmes que planejavam concorrer na mesma categoria. Filmes como “Bacurau” de Kleber Mendoça Filho e Juliano Dornellis, “Espero tua revolta” de Elisa Capai, “Simonal” de Leonardo Domingues e outros oito filmes, deixaram a escolha desta terça ainda mais acirrada.

É importante ressaltar que a aposta do diretor por uma coprodução com a Alemanha é foco para trazer uma ampla divulgação na Europa e tem sido uma das estratégias tomadas para a distribuição do filme. Além disso, Teixeira planeja reunir com a equipe em Toronto para a divulgação dos filmes na América do Norte.