Lendo imagens: fotojornalismo e acontecimentos

Por Juliana Gusman. O blog Reading the Pictures propõe uma reflexão crítica sobre imagens que circulam cotidianamente na mídia. Em uma sociedade cada vez mais visual, busca-se compreender  níveis de significado, histórias que suscitam produções imagéticas e as mediações que as costuram no tecido social. A plataforma também publica e analisa trabalhos de fotojornalismo originais.

Reading the Pictures  se destaca pelo foco único na leitura social, cultural e politica de imagens individuais. O poder de influência e persuasão de fotografias instiga o esforço analítico. O blog visa proporcionar aos seus leitores competências que os permitam compreender e consumir imagens midiáticas de forma mais consciente. Estuda-se, portanto, o conteúdo e o contexto da produção para revelar narrativas, estereótipos e personalidades.

As perspectivas de análise são dividas em três eixos: na seção Originals, volta-se para a publicação de trabalhos de fotojornalismo. Mesmo sendo focada em trabalhos finalizados, o processo de produção do fotógrafo e a história que a fotografia relata são abordados; Em Salon, promove-se uma discussão online em um fórum dedicado para compreender como a mídia visual enquadra acontecimentos sociais e políticos centrais no cotidiano; em  Notes, dedica-se à análise visual, política e midiática de imagens veiculadas em diversas plataformas, articuladas à questões culturais.

Os propósitos desse esforço são alcançados não apenas através de contribuições de profissionais do campo, mas da articulação entre sujeitos múltiplos, sejam eles fotógrafos profissionais, fotojornalistas, cidadãos, estudantes e acadêmicos. Trata-se de um espaço aberto para debates contínuos.

Para saber mais, acesse o blog em http://www.readingthepictures.org/ 

Sem título

Juliana Gusman é graduanda do curso de jornalismo da PUC Minas. É membro do grupo de pesquisa Mídia e Narrativa e monitora do Centro de Crítica da Mídia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *