Quem fala sobre a ditadura nos jornais? Reflexões sobre as fontes de informação jornalísticas

Relatório da Comissão entregue a ex-presidente Dilma Rousseff.
Foto via Gazeta do Povo: Roberto Stuckert Filho / Presidência da República / Divulgação

O artigo de Fernanda Nalon Sanglard, professora da PUC Minas, e Teresa Cristina da Costa Neves, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), verifica como se deu a cobertura jornalística brasileira sobre a ditadura militar durante o processo da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e demais comissões entre julho de 2012 e dezembro de 2015.

Numa tentativa de averiguar quais fontes de informação foram privilegiadas por veículos comunicativos, foram analisadas citações diretas das fontes em sete veículos comunicativos de grande relevância no país como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Carta Capital e a TV Globo. O artigo discute o papel das fontes enquanto instrumento político e evidencia como o jornalismo tem predileção pelas fontes consideradas oficiais.

Leia o artigo na íntegra.