All or Nothing: Manchester City – Os personagens de uma conquista

As conversas nos vestiários, quase sempre restritas aos jogadores e comissão técnica, são elementos fundamentais na narrativa da série – Foto: Reprodução/Amazon Prime

Por André Tolomelli, Gabriel Tameirão, Guilherme Henrique e João Victor Del Rio.

All or Nothing (“Tudo ou Nada”): Manchester City”, disponível na Amazon Prime,  é uma série documental que segue o clube inglês pelos bastidores do título da Premier League, durante a temporada 2017-2018. A série mostra as emoções vividas pelos jogadores, pelo clube, por funcionários e pela comissão técnica em um cenário de pressão sob o rico elenco dos Blues e o técnico Pep Guardiola, icônico treinador da história do futebol.

As câmeras acompanham a vida profissional e pessoal dos jogadores e funcionários, humanizando os personagens e mostrando que eles têm uma vida fora das quatro linhas. Somado a isso, narra-se a história do próprio Manchester City, mostrando acontecimentos que dizem respeito ao clube, como jogos, contratações, treinamentos, coletivas de imprensa e ações sociais. Apesar disso, vale ressaltar que há uma certa censura e escolha do que será transmitido na série. Por exemplo, algumas conversas durante as partidas não são exibidas em detrimento da exibição de outras que podem ter sido mais agradáveis à imagem dos personagens e do time.

A narrativa da obra se faz com a presença de um narrador, que contextualiza os fatos e faz conexões entre as falas dos entrevistados (jogadores, funcionários e torcedores). Os episódios são retratados de maneira historicamente linear de acordo com os acontecimentos. Apesar disso, a série trabalha com flashbacks: em alguns episódios, acompanhamos memórias narradas (como títulos e jogos históricos do City).

A série explora o Manchester City como um todo. Para isso, a produção busca desenvolver os personagens envolvidos na história do clube por meio de sua humanização, tendo em vista que, na maioria das vezes, os profissionais do mundo do futebol são pouco acessíveis aos torcedores. É comum que o espectador crie laços com os personagens retratados na obra, algo que não seria possível sem a presença das câmeras que registram os bastidores da equipe.

A mentalidade vencedora do técnico Pep Guardiola é exaltada em diversos trechos do documentário – Foto: Reprodução/Amazon Prime

A série faz um excelente trabalho no que tange à relação entre o espectador e o objeto que está sendo documentado. A fotografia da obra transmite a ideia de que o espectador é testemunha ocular de diversos momentos ocultos do futebol ao público geral. O espectador é um integrante invisível no vestiário e treinamentos. A trilha sonora colabora com a ambientação do documentário, sendo dramática em momentos que envolvem a tensão dentro das quatro linhas. Vale destacar a escolha de músicas e cânticos representativos da torcida do City, como as canções da banda Oasis, cujos membros Noel e Liam Gallagher são torcedores fanáticos do time.

Em suma, a série mostra os universos social, profissional, político e econômico do clube inglês durante a temporada de 2017-2018, revelando acontecimentos que influenciaram em seu desfecho. O telespectador consegue ir além dos materiais mostrados pelas mídias esportivas, conhecendo um pouco mais do clube, dos jogadores e funcionários, dos ambientes de jogo e das relações do clube com outros times.

All or Nothing: Manchester City – 1 Temporada (EUA, 2018)

Direção: Manuel Huerga

Roteiro: Jon-Paul Bell, Pep Blay, Stephen Johnstone, Arnau Monràs

Trilha Sonora: Micka Luna

Fotografia: Mike Staniforth

Duração: 8 episódios com cerca de 50 minutos (390 minutos no total)

Produção: Amazon Studios, Film 45, IMG, Mediapro. Distribuída por Amazon Studios

Trabalho produzido para a disciplina de Jornalismo Cultural do 8º período do curso de Jornalismo.