A câmera política de Anna Muylaert

Para a cineasta, o que unifica sua obra, desde “Durval Discos” (2002), é a narrativa contra formas de poder. Diretora e roteirista de um dos mais importantes filmes do cinema brasileiro nos últimos anos, “Que Horas Ela Volta?” (2015), ela fala, nesta entrevista, entre outros assuntos, sobre o lugar crítico das ficções, o significado do…

A fala simples na reportagem

Por Caíque Pinheiro. No ultimo ano, a Academia Sueca fez juntar-se a nomes como Alice Munro, Doris Lessing, Mário Vargas Llosa e J.M. Coetzee a quase desconhecida Svetlana Aleksiévitch – uma senhora nascida ucraniana e criada na Bielorrúsia. Em comum, esses autores têm o Nobel de Literatura, mas, à diferença de quase todos, Svetlana o…

O cinema de Leon Hirszman como investigação da realidade social

Por Pedro Vaz Perez. Um dos principais nomes do cinema novo no Brasil, Leon Hirszman dedicou sua carreira a filmar injustiças e opressões identificadas no tecido social do país, aprofundando, através do exemplo brasileiro, nas desigualdades do capitalismo. Exprimiu a dupla proposta do movimento cinemanovista – o exercício político e a experimentação estética –, ao longo…

Seminário Mediações Críticas

O grupo de pesquisa Mídia e Narrativa realiza nos dias 27, 28 e 29 de setembro o seu V Seminário, em parceira com o grupo MidiAto (USP). As inscrições podem ser feitas no  site. O seminário acontecerá na PUC Minas Coração Eucarístico, na sala multimeios do prédio 13. PROGRAMAÇÃO 27/09 – TERÇA-FEIRA   ABERTURA: 18h30   MESA…

Filosofia da Consciência ou teoria do transe – A atualidade do pensamento sobre o Brasil no cinema de Glauber Rocha

Com Regina Mota. Dia 14 de setembro, quarta-feira, 13h30, na Multimeios do Prédio 13. Aberto ao público. Foi com Terra em Transe que Glauber Rocha tornou-se mundialmente conhecido, conquistando o Prêmio da Crítica do Festival de Cannes, em 1967. Em uma carreira encurtada pela morte aos 42 anos, em 1981, consolidou-se como um dos principais expoentes do Cinema…

Ele, o manipulado: a mídia e o fenômeno da nova direita

A socióloga Sílvia Viana, professora da FGV (SP), é uma estudiosa dos recentes movimentos sociais urbanos no Brasil. Uma das autoras do livro Cidades Rebeldes, escreveu também Rituais de Sofrimento, em que analisa os reality shows como espaços privilegiados de reprodução do mundo do trabalho sob a lógica neoliberal. Nesta entrevista, concedida logo após sua…

A fotografia, o sensível e o político

O fotógrafo Guilherme Cunha é autor, em parceira com a jornalista Joana Tavares, do livro Memórias da vila: histórias dos moradores da Comunidade da Serra, projeto mnemônico, “patrimônio de vivências”, que reúne 21 relatos e mais de 80 imagens (retratos e interiores de casas) da região de vilas e favelas, na região centro-sul de Belo…

A sobrevivência da TV aberta

Convivendo e se articulando com as redes digitais e outras formas de distribuição audiovisual, a televisão aberta permanece, no Brasil, em grande parte, um sistema majoritário de comunicação, de importância cultural, social, política e econômica. Por meio da análise de programas ou de visada mais ampla acerca do enredamento da televisão na sociedade brasileira, este…

A crítica de mídia nos estudos de comunicação

Por Rosana Soares e Gislene da Silva. O campo da crítica de mídia ocupa lugar central nos estudos de comunicação. Vem sendo assim, historicamente e, nos tempos atuais, com muito mais vigor. No entanto, muitas são as perguntas sobre crítica de mídia a reclamar por estudos e respostas. O que pode ser chamado de crítica de…

O jornalismo reflexivo de Janet Malcom

Por Bruno Costa. A escrita de Janet Malcolm trabalha no limite da não ficção. Criativa, original, cuidadosa com as palavras, dotada de voz marcada e marcante, a jornalista possui amplo repertório cultural e capacidade de engajar o leitor. É quase surpreendente que Malcolm não tenha se tornado uma ficcionista. E por que ela não se tornou?…