O true crime e sua relação com a experiência feminina

Por Daura Campos. Produtos audiovisuais do gênero true crime* lidam com experiências traumáticas e fatais em que as sobreviventes e vítimas são desproporcionalmente mulheres. Ironicamente, a audiência destes conteúdos também é de forma esmagadora constituída por mulheres. Segundo a pesquisadora Kelli S. Boling, elas conformam 73% do público deste tipo de produção. Além disso, documentários…

Seleção Monitoria 2022/1 – Centro de Crítica da Mídia

Estão abertas as inscrições para o concurso de monitoria do Centro de Crítica da Mídia (CCM), sob as seguintes condições: Número de vagas: 02 (duas) remuneradas, 02 (duas) voluntárias. Período da monitoria: fevereiro até junho de 2022 (com possibilidade de renovação). Podem participar alunos dos cursos de Jornalismo, Cinema e Audiovisual, Publicidade e Propaganda e…

O lugar da comédia de stand-up em 2021: uma análise de Inside

Por Daura Campos. Bo Burnham é um comediante, músico e multi-artista norte-americano que se tornou conhecido em 2006 com a viralização de seus vídeos no YouTube. Em sua prática artística, Bo converge apresentações presenciais e virtuais. Seu último especial, Inside, nos convida a refletir sobre como a forma que consumimos a mídia audiovisual nos últimos…

Uma análise de The End of the F***ing World

Por Amanda Dettman, Anna Bárbara e João Pedro Corrêa. The End of the F***ing World é uma série dramática baseada nos quadrinhos homônimos do estadunidense Charles S. Forsman. Teve sua estreia inicial no Reino Unido pelas redes televisivas Channel 4 e All 4 (em 24 de outubro de 2017) e foi lançada posteriormente, de forma…

Game of Thrones – Análise da TV Complexa

Por Tainara Calassa e Guilherme Piterman. Pensem em toda a revolução tecnológica que vivemos nos últimos anos: o surgimento de novos equipamentos, a internet e as redes que possibilitaram fóruns, facilitando encontro de fãs; o surgimento das plataformas de streaming mudando a forma como consumimos conteúdos. Pensem como isso impactou diretamente nos produtos audiovisuais, já…

A força crescente do terror indonésio

Por Gustavo Fernandes. Em 2020, o longa-metragem de terror Impetigore (Perempuan Tanah Jahanam) do cineasta indonésio Joko Anwar, foi majoritariamente aclamado no Festival Sundance de Cinema. Posteriormente, no fim de 2020, o filme foi escolhido como o representante oficial da Indonésia no Oscar 2021 (a 93ª cerimônia do Academy Awards). Apesar de não ter sido…