O Tango dos Bulls

Michael Jordan sendo entrevistado em The Last Dance (2020). (Foto: Reprodução/Netflix

Por Nicholas Correa, Renan Eduardo e Rodrigo Sampaio.

Em dez episódios de cinquenta minutos, The Last Dance, série documental dirigida por Jason Hehir, fala da dinâmica e das transformações do Chicago Bulls desde a entrada até a saída de seu jogador de maior destaque, Michael Jordan; um período que começa em 1984 e termina em 1998. Diante das incertezas difundidas pela mídia e que rondam a equipe dos Bulls sobre a performance do grupo antes de uma grande reformulação do elenco, acompanhamos um time 5 vezes campeão da NBA e que tenta uma última coroação apesar do desgaste físico e mental de seus atletas. 

Dentro da obra, destaca-se o uso do vasto material de arquivo disponível. A  elaboração de uma constelação entre lances de jogos marcantes, filmagens dos bastidores do clube e entrevistas com importantes figuras do campeonato é enfatizada por uma montagem acelerada e uma trilha sonora de tom edificante. A estilística do documentário de Hehir consiste em um procedimento simples: as personalidades comentam sobre as imagens de arquivo. O que chama a atenção é a curta duração dos planos. Da mesma forma que é trabalhada com os materiais preexistentes, a encenação – com uma decupagem de planos fixos que oscilam da escuta distanciada ao close enfático – não vai ocupar muito tempo de tela, sendo sempre apresentada em função do material já existente. Algumas vezes, a equipe de Jason Hehir mostra a fala de alguns de seus entrevistados para outros e filmam sua reação. Esses momentos são poucos, mas introduzem uma variedade no registro que foge do jogo seguro de fala e imagem de arquivo.

A fragmentação da montagem faz parte do jogo narrativo da série que consiste em ir e voltar no tempo várias vezes. A trajetória dos Chicago Bulls, e em especial de Michael Jordan, parece seguir um modelo narrativo clássico de ascensão, queda e superação. A figura de Jordan, o herói narrativo, pode até ser colocada em questão, com seu lado prosaico sendo abordado várias vezes, mas o processo que atravessa o jogador é menos o de uma desmistificação do que de uma complexificação. Todas as possíveis críticas aos abusos psicológicos de Jordan para com seus companheiros são seguidas de momentos recompensadores e poéticos sobre a grandeza do herói dentro das quatro linhas. Se vemos um jogador como Pippen arrependido por ações equivocadas, Jordan ainda se mostra firme nas posições que tomou décadas atrás.

 Jordan celebrando um título pelo Chicago, rodeado de câmeras, cena recorrente na série. (Foto: Reprodução/Netflix)

Os sujeitos do documentário têm a oportunidade de narrar suas próprias histórias e talvez a maior virtude da série seja a sua capacidade de concatenar diversos relatos em uma trama coesa. Assim como roteiristas de suspense aprisionam a audiência com pistas e a liberta com recompensas, a montagem paralela estreita as tensões da narrativa como um funil ao longo dos episódios. Mesmo com alguns breves momentos que se arriscam mais, The Last Dance segue o formato homogêneo de documentário da Netflix, com um protagonista ambíguo, porém não menos reverenciado, e com uma organização de imagens que não foge do lugar comum.

The Last Dance – 1ª Temporada (Estados Unidos, 2020). Netflix.

Direção: Jason Hehir

Produção: John Dahl, Libby Geist, Mason Gordon, Peter Guber, Rob King, Nina Krstic, Erin Leyden, Matt Maxson, Jillian Moossmann, Curtis Polk, Estee Portnoy, Jacob Rogal, Zachary Rothfeld, Alyson Sadofsky, Connor Schell, Sara Skier, Andy Thompson, Michael Tolajian, Michael Tollin, Jon Weinbach, Gregg Winik, Max Winik

Elenco: Michael Jordan, Phil Jackson, David Aldridge, Scottie Pippen, Steve Kerr, Michael Wilbon, Deloris Jordan, Andrea Kremer, John Paxson, Bill Wennington, B.J. Armstrong, Bob Costas, Ahmad Rashad, Jerry Reinsdorf, Dennis Rodman, Sam Smith, David Stern, Rick Telander, Mark Vancil, J.A. Adande, Todd Boyd, Bill Cartwright, Horace Grant, TIm Grover, Magic Johnson, Isiah Thomas, Larry Bird, Jud Buechler, Patrick Ewing, David Falk, George Koehler, Brian McIntyre, Barack Obama, Will Perdue, Chip Schaefer, Jim Stack, Rod Thorn, Danny Ainge, Willow Bay, Doug Collins, Carmen Electra, Tim Hallan, Melissa Isaacson, Larry Jordan, Toni Kukoc, Reggie Miller, Joe O’Neil, Charles Oakley, Gary Payton, Pat Riley, Charley Rosen, John Salley, John Stockton, Hannah Storm, Roy Williams, James Worthy, Charles Barkley, Mike Barnett, Kobe Bryant, Scott Burrell, Bill Clinton, Ron Coley, Steve East, Terry Francona, Ron Harper, John Hefferon, Rod Higgins, Roy S. Johnson, Jasmine Jordan, Jeffrey Jordan, Marcus Jordan, Ronnie Jordan, George Karl, Ann Kerr, Joe Kleine, Tisher Lett, John Ligmanowski, Kevin Loughery, Fred Lynch, Brendan Malone, Ronnie Martin, Sidney Moncrief, Nas, Billy Packer, Buzz Peterson, Billy Pippen, Joe Pytka, Glen Rice, Jalen Rose, Adam Silver, LaBradford Smith, Justin Timberlake, Howard White, Steve Wulf.

Duração: 10 episódios com cerca de 50 minutos.

Trabalho produzido para a disciplina de Análise e Crítica de Filmes, do curso Cinema e Audiovisual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *