DIVULGAÇÃO: “Fake News: Palestra investigativa sobre a confecção das notícias falsas”

No dia 23/10, das 16 às 18 horas, ocorrerá um evento online – pelo Google Meet – comandado pela doutoranda Carolina Lopes Marques denominado “Fake News: Palestra investigativa sobre a confecção das notícias falsas”

A palestra, organizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é focada para alunos do curso de Letras e Jornalismo, mas é aberta ao público que deseje participar. Não é necessário inscrever previamente e haverá emissão de certificado!

Em uma entrevista para o portal da UFRN, Carolina afirmou que: “Na minha tese, eu tento entender como essas agências de fact-checking, que hoje em dia estão tentando fazer esse confronto contra as fake news, utilizam a memória discursiva na tentativa de se colocar como algo verídico. Com a palestra, vamos buscar entender melhor o que estamos lendo, identificando o que pode levar aquele conteúdo a ser falso ou verdadeiro. Acredito que essa compreensão é importante, pois a forma como as fake news se diluem na sociedade é muito mais rápida do que as notícias verdadeiras”.

PARA SABER MAIS:

Ementa:
A oficina se propõe a atividades que visem ao estudo das fake news; a identificação de elementos que compõem as notícias falsas de forma a conseguir proceder a sua desconstrução; os conhecimentos de fatores que possibilitem discernir elementos falsos e verdadeiros na composição de narrativas; processo de checagem de notícias falsas e análise crítica da mídia.

Mini currículo:
Doutoranda em Linguística na linha de pesquisa Linguagem e enunciação: interações sociais e práticas discursivas pela PUC Minas (2022). Atualmente está realizando o Doutorado Sanduíche pelo programa CAPES PSDE, em parceria com o projeto franco-brasileiro “Letramentos e tecnologias na educação científica e no confronto da desinformação”, financiado pelo Programa CAPES-COFECUB , na Université de Lille, França (2023). Mestra em Comunicação Social pela PUC Minas na linha de pesquisa: Mediação, Imagens e Narrativas (2021). Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2026).

Tema da tese: Memória discursiva: sentidos e significações em Fact-Checking – Orientadores: Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues.
Coorientador: Marcio de Vasconcelos Serelle.
(Orientador francês: Cédric Flukiger).

Link para a entrevista da UFRN: https://www.ufrn.br/imprensa/noticias/75510/dllem-realiza-palestra-investigativa-sobre-a-confeccao-das-noticias-falsas