PodCriticar EP. 6 – A semiótica de Black Mirror

Vai ter episódio na pandemia, sim! De casa, o PodCriticar conversou com a mestre Mariana Vitti. O papo foi sobre a subjetividade, liberdade e identidade em alguns episódios da série Black Mirror. Mariana também nos ajuda a entender porquê a série incomoda tanta gente e o que há de nós mesmos entre os personagens.  A…

Fique em casa (se possível): reflexões sobre o impacto da pandemia nas relações de trabalho

Por Nana Miranda. A pandemia de covid-19 agravou a crise econômica e evidenciou velhos problemas sociais em diversas esferas. As medidas restritivas necessárias para o afastamento social afetaram o mundo do trabalho e “ficar em casa” pode ganhar sentidos diferentes a depender da perspectiva observada. O trabalho remoto foi introduzido de forma massiva e agora…

Os efeitos da propaganda: análise de um comercial da Parmalat e uma campanha publicitária da Dove

Por Dara Russo; Deborah Dietrich; Julia Portilho; Letícia Anacleto; Vinícius Medeiros. A Teoria da Persuasão, desenvolvida nos anos 1940 por estudiosos estadunidenses, propõe que um grupo de pessoas possa agir de maneiras diferentes ao receber determinadas mensagens, sendo o resultado de tais estímulos definido por processos psicológicos intervenientes. Dessa forma, vão existir fatores que podem…

A propaganda contra a ideologia nazista

Por Fabíola Duarte; Giovana Cangussú; Marina Lemos; Paola Mariano. Compreender o papel da comunicação social é fundamental para entendermos as dinâmicas da vida cotidiana. Diferentes usos da mídia foram decisivos, até mesmo, em diversos embates históricos. No contexto das Grandes Guerras Mundiais, por exemplo, técnicas de persuasão midiáticas influenciaram a opinião pública de forma a…

Influenciadoras, positividade e quarentena

Por Ane Guimarães. Viver o isolamento social devido à COVID 19 não tem sido uma tarefa fácil para os brasileiros. Com a rotina transformada, surgiram novos hábitos e novas performances. A questão “o que fazer agora” está fortemente presente nas redes sociais, principalmente nos perfis de criadores de conteúdo e de influenciadores digitais. Podemos considerar…