Fenômeno Casimiro e o novo jeito de assistir televisão

Casimiro Miguel se tornou a sensação da nova geração com suas lives durante a madrugada assistidas por centenas de milhares de pessoas

Por Agnes Lara

Casimiro Miguel, homem branco, com barba na face, cabelos pretos, centralizado na imagem e fazendo o gesto de positivos. Ao fundo tem uma camisa listrada em azul e preto com o número 10 e o nome "Teixeira".
Imagem: Reprodução/YouTube

Para quem está fora do mundo da Internet e ainda não o conhece, Casimiro Miguel é um jovem comunicador cuja principal área de atuação é o futebol. Mas se engana quem pensa que o jornalista se restringe apenas ao esporte. Cada vez mais, ele fura a bolha dos boleiros e conquista um exército de seguidores mais diversificado e apaixonado. Já há alguns anos que o carioca é conhecido por apresentar e comentar os programas esportivos no SBT Rio de Janeiro e TNT Sports, mas virou o queridinho da Internet quando começou a realizar lives diárias na Twitch. Com sua abordagem brincalhona, Casimiro é um excelente contador de histórias, capaz de tornar a experiência de assistir TV menos solitária.

A era do streaming revolucionou o processo de decisão do que assistir. A experiência de consumir um conteúdo audiovisual mudou drasticamente, já que, além da autonomia, a nova forma de transmissão de conteúdo trouxe ainda mais intensidade para os processos espectatoriais. Se antes a TV aberta obrigava seu telespectador a escolher entre prestigiar o futebol ou acompanhar novela, agora o streaming possibilitou a desatadura das amarras da grade televisiva.

Com a liberdade de cada um assistir ao que quer, em um horário de sua preferência, a nova tecnologia também impactou hábitos complementares das audiências. O antigo costume de assistir à TV coletivamente, por exemplo, parece ter ganhado uma nova roupagem. Basta observar o curioso caso de Casimiro Miguel.

O popular streamer que passa madrugadas reagindo a conteúdos variados agora se tornou uma espécie de catapulta para programas de TV voltados aos jovens carinhosamente chamados de “nerdolas” pelo simpático vascaíno. Mas se engana quem pensa que são apenas programas televisivos. Mesmo Casimiro sendo referência no âmbito do futebol, ele viu sua audiência disparar ao apostar em conteúdos diversos, como a montagem de lancheiras infantis, realities shows bizarros e o quadro Vai Dar Namoro do Rodrigo Faro.

Casimiro reage as casas mais caras dos Estados Unidos. Foto: Reprodução/YouTube.

Para citar alguns números, é possível dizer que o streamer conseguiu salvar a audiência de Rodrigo Faro – tamanho o sucesso do carioca. O dominical passava por maus momentos e estava estacionado nos 4,4 pontos no ibope. Com toda a repercussão do quadro Vai dar Namoro – um de seus carros-chefes – nas lives, o programa saiu do ostracismo e se consolidou na vice-liderança de audiência no domingo. Todo o sucesso foi também impulsionado pelos cortes das lives no canal no YouTube. A emissora Record reconheceu a importância do streamer no feito. Hoje, há várias referências diretas a Casimiro durante o programa de auditório, além de algumas interações entre Rodrigo Faro e o youtuber – algo inimaginável para os pessimistas que ainda tinham dúvidas acerca da possibilidade de sincretismo entre TV e Internet. Algo semelhante aconteceu com a série documental Neymar, o Caos Perfeito, da Netflix. Mediante acordos comerciais, Casimiro chegou a bater o recorde da Twitch com mais de 538 mil pessoas acompanhando simultaneamente o primeiro episódio da série.

Além dos comentários perspicazes do mais novo maître das madrugadas, um diferencial importante é o senso de pertencimento. Todos estão juntos acompanhando os absurdos do audiovisual brasileiro. Além do conteúdo variado, Casimiro construiu um universo próprio, com bordões e referências particulares. O clássico “meteu essa?” já está no repertório popular, o que faz do jovem um fenômeno cultural e a nova coqueluche da modernidade.

O amplo cardápio de conteúdo somado ao carisma inquestionável de Casimiro o torna a nova cara do entretenimento brasileiro. Casimiro Miguel tem um grande futuro pela frente.