Cinema na PUC acontece no Colégio Estadual Odilon Behrens

POR: João Victor Plá

Na quarta-feira, dia 24 de abril, aconteceu no Colégio Estadual Odilon Behrens o projeto “Cinema na PUC”. O projeto trabalha a crítica da mídia em escolas de ensino médio de Belo Horizonte, através de filmes que estimulam o debate sobre meios de comunicação. O objetivo deste trabalho é trabalhar o senso crítico dos estudantes, criando condições para que eles possam pensar e construir suas próprias representações. 

O filme escolhido da vez foi “Narradores de Javé”, que conta a história dos moradores do Vale de Javé, no sertão brasileiro. Os moradores temem a construção de uma represa no vale que alagaria a cidade. Para impedir isso, os moradores decidem registrar as histórias de Javé, que antes só eram contadas de boca a boca. Dessa maneira, demonstrariam a importância do vilarejo, rico em cultura, para impedir sua destruição.  O problema é que cada morador tem uma versão da história de Javé e o escritor Antônio Biá, o responsável por registrar a história em um livro, se perde em diferentes versões, encontrando muitas dificuldades para escrever a história. 

O filme foi passado nos primeiros horários de aula com pausa para o lanche e, logo após, houve um debate estimulado pelo filme. Por ter um lado cômico, houve interesse por parte dos alunos que se divertiram com as piadas do filme. A partir daí eles se atentaram para outros temas como a riqueza da cultura  do sertão nordestino e o pouco caso de governantes e líderes com aquele povo. 

Na discussão, conduzida pelo professor de cinema da PUC, Pedro Vaz Perez, foi debatido a importância do cinema nacional para a cultura e para a representatividade da população brasileira. Como exemplo de cinema nacional, além do filme que foi transmitido, foi citado o filme que está em cartaz “Evidências do Amor”, interpretado por Fábio Porchat e Sandy, e a galera cantou alto a música tema do filme: Evidências de Paulo Sérgio Valle e José Augusto. 

Outros temas foram discutidos, como a necessidade de cada um escrever a sua própria história, o que trouxe, portanto, o questionamento: qual vai ser a história que cada um deles vai escrever no decorrer da vida?

A atividade se encerrou com ampla participação dos alunos, destacando a importância do projeto Cinema na PUC. Ao aflorar o debate sobre a escrita da própria história a partir do filme, os alunos puderam articular diversos temas e questionamentos, refletindo sobre  o lugar deles no mundo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *