O Cinema de terror

Por Maria Luiza S. Guidugli

O sobrenatural permeia as histórias e o imaginário das pessoas há séculos. Vampiros, lobisomens e fantasmas, por exemplo, são figuras que atravessaram gerações e seguem causando arrepios, seja em lendas, livros ou nas telonas.

Nos primeiros anos do cinema, as histórias de terror já eram exploradas. Georges Méliès inaugurou o gênero em 1896 com A Mansão do Diabo (Le Manoir du diable). Outros filmes também se somaram à extensa filmografia do pioneiro, como Um Pesadelo (1896), O Diabo no Convento (1899), O Caldeirão Infernal (1903), dentre outros. Outra importante figura dos primórdios do cinema que explorou o terror – e, antes disso, deu início às narrativas ficcionais na Sétima Arte – foi Alice Guy-Blaché, diretora de Cirurgia da virada do século (1900), de Fausto e Mefistófeles (1903) e de uma adaptação de O Poço e o Pêndulo, de Edgar Allan Poe, em 1913.

Cenas de A Mansão do Diabo (1896), considerado o primeiro filme de terror.

Na década de 1920, o expressionismo alemão foi um importante aliado do terror no audiovisual. Dois exemplos marcantes desse movimento são O Gabinete do Doutor Caligari (1920) e Nosferatu (1922). As inovações estéticas trazidas pelo expressionismo alemão – como cenários distorcidos, maquiagens carregadas e uma fotografia que ressalta sombras – criaram um visual perfeito para o gênero e seguem influenciando diversos filmes. Cabe lembrar que o expressionismo alemão acionava o sombrio e o aterrorizante como metáfora: na década de 1920, a Alemanha se recuperava dos impactos da Primeira Guerra Mundial enquanto presenciava a ascensão do nazismo. Atualmente, o macabro ainda é muito utilizado para retratar outros tipos problemas sociais – como Corra! (2017), de Jordan Peele, que aborda o racismo – ou adversidades mais subjetivas – como O Babadook (2014), de Jennifer Kent, que aborda a depressão.

Doutor Caligari (1920)
Nosferatu (1922)
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Nas décadas de 1920 a 1950, a produtora Universal investiu no terror, lançando os clássicos Universal Monsters que influenciaram as décadas seguintes e marcaram a cultura pop. Iniciando com O Corcunda de Notre Dame (1923) e O Fantasma da Ópera (1925), ambos protagonizados por Lon Chaney, a produtora emplacou grandes marcos do gênero. Também se destacaram obras como Drácula e Frankenstein, ambos de 1931, estrelados, respectivamente, por Bela Lugosi e Boris Karloff, atores que marcaram a filmografia da época – inclusive, o famoso visual de Frankenstein elaborado no clássico perdura até hoje, com a testa avantajada e parafusos no pescoço. Ainda podemos lembrar de A Múmia (1932), O Homem Invisível (1933), O Lobisomem (1941) e O Monstro da Lagoa Negra (1954). Esses filmes, não obstante, se transformaram em franquias que expandiram o universo dos monstros – temos, por exemplo, A Noiva de Frankenstein (1935), A Filha de Drácula (1936), A Volta do Homem Invisível (1940), entre muitos outros. Foram 33 filmes ao longo de 31 anos.

Outro tema recorrente no gênero de terror é a feitiçaria. Em 1922, foi lançado Häxan – A Feitiçaria Através dos Tempos, importante marco para a entrada definitiva do misticismo, do sobrenatural, do demoníaco e da caça às bruxas no cinema. Nas décadas seguintes, mesmo fora do circuito do terror, as bruxas já eram figuras presentes nas telonas, como em Branca de Neve e Os Sete Anões (1937) e O Mágico de Oz (1939). Outros filmes que seguem a influência de Haxän e abordam o terror sobrenatural são A Maldição do Demônio (1960), O Bebê de Rosemary (1968) O Exorcista (1973), Suspiria (1977), A Bruxa de Blair (1999) e os recentes Invocação do Mal (2013) e A Bruxa (2015).

Cena de Häxan (1922)

Um subgênero que ganhou força no final dos anos 1960 e início dos anos 1970 (com influência, também, de Haxän) e que tem ressurgido nos últimos anos é o terror folk, que explora cultos macabros, satanismo, religiões antigas e mal compreendidas e, claro, a bruxaria. Esse subgênero desponta em um contexto hippie, com a desilusão da filosofia de “retorno à natureza” e com a redescoberta de elementos pagãos e costumes antigos (daí o nome folk, derivado de folklore). Ambientados em áreas rurais e florestas, não dependendo da escuridão da noite para aterrorizar seus espectadores, os filmes de terror folk se apoiam não em jumpscares ou no terror psicológico, mas sim no desconforto de assistirmos a sociedades e rituais que se distanciam culturalmente do que estamos acostumados. Alguns dos principais filmes com esse recorte são O Caçador de Bruxas (1968), O Estigma de Satanás (1971), Homem de Palha (1973) – considerados a clássica trindade do subgênero – e o mais atual Midsommar (2019).

Nas duas décadas seguintes, figuras como Michael Myers, Jason, Freddy Krueger e Ghostface ganham as telas. O terror slasher se popularizou nos anos 1980 e 1990 com histórias de serial killers perseguindo grupos de adolescentes. Com aparências bem caricatas, munidos de facas ou lâminas e rendendo bons sustos, os assassinos matam pelo simples prazer de matar, colecionando vítimas e assombrando vizinhanças pacatas com suas chacinas. O sucesso deste subgênero foi tão grande que estes personagens ganharam suas próprias franquias – como Halloween, Sexta-feira 13 e Pânico, algumas perdurando até hoje (dois exemplos são Halloween Ends e Pânico 5, lançados em 2022) – e renderam, até mesmo, crossovers, como Freddy vs. Jason, de 2003.

Halloween (1978)

Mas terror não se sustenta apenas em monstros, jumpscares e cenas gráficas de violência. Há filmes que conseguem arrepiar o espectador apenas com sensações causadas pela trilha sonora, sons e uma atmosfera desconfortável. Não tem como negar os impactos que os brilhantes Psicose (1960) e O Iluminado (1980), referências de terror psicológico, nos causam: a música do assassinato de Marion Crane na famosa cena do chuveiro ou processo de enlouquecimento de Jack Torrance no isolado Hotel Overlook são marcantes. Adentrando as mentes dos personagens e do espectador, os filmes desse subgênero incitam mistério, apreensão e perturbação sem, necessariamente, precisar de uma ameaça concreta em tela. Norman Bates nos aterroriza por sua mente psicopata, Jack por sua insanidade no hotel assombrado.

O Iluminado (1980)

É incontestável a grandeza do gênero de terror no cinema. Monstros, espíritos, zumbis e assassinos em série seguem fascinando espectadores há mais de 120 anos, penetrando nossos subconscientes e marcando presença nas noites de sono de muitas pessoas. Nada melhor do que assistir aos nossos queridos Jason, Regan MacNeil, Jack Torrance, Freddy Krueger e tantos outros. Bons filmes e bons sustos!

O Exorcista (1973)

2 comentários em “O Cinema de terror

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