Transformações tecnológicas e cinema contemporâneo, com Ismail Xavier

O evento Cinema 4×4, organizado pelo CEIS – Centro de Experimentação em Imagem e Som, contou com a Aula Magna ministrada pelo professor Ismail Xavier no dia 30 de abril. Nesta entrevista, Ismail salienta a importância histórica dos cineclubes na formação de críticos, teóricos, realizadores e cinéfilos, a partir das discussões após as sessões, além de discorrer sobre os impactos das transformações tecnológicas nas relações midiatizadas no consumo da sétima arte. Na palestra, o professor explicou o conceito de “Cinema de Atrações”, termo que substituiu o dito “cinema primitivo”.

Nascido em Curitiba, é nome fundamental para a compreensão dos estudos cinematográficos no Brasil. Recebeu, em 2017, o título de professor emérito da Universidade de São Paulo, instituição onde fez mestrado e doutorado, dando origem aos livros Sétima arte: um culto moderno (1978) e Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome (1983). Em 1982, obteve o título de Ph.D na New York University, percurso que fundamentou a publicação Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo e Cinema Marginal.