Por Júlio Martinez.
Talvez Entre Nós Estejam Multidões (2020) é um documentário sobre a ocupação Eliana Silva em Belo Horizonte e é o primeiro longa-metragem dos cineastas Aiano Bemfica e Pedro Maia. A dupla já havia dirigido os curtas Na Missão Com Kadu (2016) e Conte Isso Àqueles que Dizem que Fomos Derrotados (2018), que também tratam das ocupações da capital mineira. Entretanto, Talvez Entre Nós Estejam Multidões possui uma abordagem diferente dos outros trabalhos de Bemfica e Maia. Os primeiros filmes tratam da luta e do confronto direto com a polícia para garantir a permanência da ocupação. No documentário em questão, os realizadores retratam os problemas de um espaço já consolidado, que ainda trava, porém, lutas burocráticas com a prefeitura de Belo Horizonte.
Talvez Entre Nós Estejam Multidões está interessado em mostrar como a ocupação Eliana Silva possui uma cultura própria. O filme se divide em alguns momentos: moradores se reunindo em prol da luta pela manutenção da ocupação, entrevistas com esses indivíduos, interações entre os moradores e um palco, onde há diversas performances. É por meio desses momentos em que conhecemos a cultura rica e complexa da ocupação.
Bemfica e Maia optam por planos abertos, o que, em um primeiro momento, causa um distanciamento do espectador com os indivíduos, já que o entrevistado preenche pouco espaço dentro do plano. Entretanto, em Talvez Entre Nós Estejam Multidões essa escolha estética possui um outro gesto. As salas, cozinhas e quartos mostrados são tão personagens desse filme quanto os próprios entrevistados, uma vez que o documentário é sobre esses espaços que foram conquistados com muita luta e resistência.
Além dessa escolha imagética, o documentário possui um desenho sonoro, no qual o ambiente é bastante ruidoso. Durante as entrevistas, é possível escutar sons de fora do ambiente da câmera, como carros e motos passando na rua ou um vizinho batendo no portão. Esses sons externos ao enquadramento invadem as cenas e os diretores resolvem continuar filmando, já que esses ruídos compõem a identidade sonora da ocupação Eliana Silva. Dessa maneira, o som do extracampo possui a mesma importância que a fala dos entrevistados; é como se fosse a voz dessa comunidade.
As escolhas formais de Bemfica e Maia apresentam a ocupação Eliana Silva como uma comunidade horizontal, em que todos os moradores são apresentados da mesma maneira, sem a necessidade de ter um lettering indicando nome do entrevistado e/ou posição dentro da ocupação. Talvez Entre Nós Estejam Multidões é um documentário que apresenta uma ocupação como ela é: uma comunidade de pessoas comuns à procura de uma moradia justa e digna.
Júlio Martinez é graduando do 6° período do curso de Cinema e Audiovisual da PUC Minas.