Prédio 13 recebe cursos sobre narrativa na cultura digital e reportagem

Na próxima semana, o curso de Jornalismo, em parceria com o Centro de Crítica da Mídia e o grupo de pesquisa Mídia e Narrativa, promove dois cursos voltados para alunos da graduação, pós-graduação e professores da PUC Minas. Nos dias 14 e 15 de maio, a jornalista Fabiana Moraes, vencedora de três prêmios Esso, ministrará um curso de reportagem. A atividade acontecerá das 15h20 às 18h50, na sala multimeios (317) do prédio 13.  Já nos dias 17 e 18 de maio, teremos o curso “A narrativa na cultura digital” com a professora Vera Follain, da PUC Rio, que também será realizado na sala multimeios, das 15h20 às 18h50.

Para participar, os alunos da graduação devem fazer inscrição via SGA. Para se inscrever no curso da professora Vera Follain, alunos da pós-graduação e professores devem enviar um e-mail de confirmação para midia.narrativa@gmail.com

CURSO DE REPORTAGEM

Resumo da atividade

Tema, pauta, abordagem, aproximação com personagens localizados em grupos vulneráveis e personagens localizados em grupos de poder. A reportagem múltipla, construída a partir de vários perfis; a reportagem que alcança as hard news; a reportagem que se sustenta em um só personagem.  Temáticas que iremos abordar em dois dias de encontro, com construção e desconstrução das reportagens apresentadas. O nascimento de Joicy; Casa grande e Senzala e Ternura e Delito na carne.

Mini-currículo da palestrante

Professora da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Comunicação Social e Doutora em Sociologia pela UFPE. Jornalista. Tem pesquisas acadêmicas e reportagens voltadas para hierarquização social com foco na (in)visibilidade de grupos vulneráveis (gays e travestis, negros, mulheres). É vencedora de três prêmios Esso: o do Jornalismo com Os Sertões (2009); o de Reportagem com O Nascimento de Joicy (2009); e o Regional Nordeste com A Vida Mambembe (2007). Atualmente, está montando seu segundo trabalho em audiovisual, o documentário Joicy.

A NARRATIVA NA CULTURA DIGITAL

Resumo da atividade:

Como contraponto às abordagens da narrativa pelo padrão formalista, propõe-se uma reflexão sobre o lugar da narrativa na cultura midiática contemporânea, tendo em vista a problematização da instância da enunciação e do próprio ato de narrar, intensificada a partir das duas primeiras décadas do século XX. Por outro lado, caberá discutir também o destino da narrativa como forma de estruturar nossa experiência do tempo e como forma-chave da expressão cultural da era moderna, face à lógica do banco de dados subjacente à cultura digital.

Mini-currículo da palestrante:

Vera Lúcia Follain de Figueiredo é doutora em Letras, professora Associada do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, atuando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e também no Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, do Departamento de Letras da mesma instituição. É pesquisadora do CNPq e autora, dentre outros trabalhos, dos livros: Narrativas migrantes: literatura, roteiro e cinema. Os crimes do texto: Rubem Fonseca e a ficção contemporânea e Da profecia ao labirinto: imagens da história na ficção latino-americana.

cartaz para redes sociais