O futuro é 2000! A estratégia de marketing por trás do The Boring Phone da Heineken

Por: Maria Paula Resende Morais

“Menos no seu celular, mais na vida real”. Essa é a frase principal que guia uma nova promoção da cervejaria Heineken. 

A cervejaria lançou neste ano uma nova campanha que tem como foco promover a vida social das pessoas, assim elas podem consumir mais a cerveja (produto principal deles). Entre os grandes empecilhos que encontrado pelas pessoas em relação ao convívio social é o uso constante do celular e das redes sociais. A necessidade de se fazer presente online demanda tempo e, algumas vezes, compromete o convívio social. 

Como fazer as pessoas “desistirem” dessa tecnologia? Vendendo algo diferente e fazendo com que elas acreditem que precisam daquele novo produto. Assim como outras campanhas que utilizam dos gatilhos mentais no marketing. a Heineken também se utilizou da urgência, da novidade e a escassez para trazer de volta algo que já é conhecido pelo público consumidor da cerveja, mas por tempo limitado. 

Os smartphones não surgiram como conhecemos hoje. Com telas menores, teclas, câmera de baixa resolução, e sem acesso à internet, os celulares no início dos anos 2000 eram muito diferentes do que temos na atualidade. Mas será possível convencer alguém a querer ter um desses? 

A Heineken aposta que sim! Com o Boring Phone, a empresa apresenta um celular no mesmo modelo dos antigos e te “convence” a desejar um apresentando os pontos positivos que ele pode promover para você como: 

  • Bateria duradoura (já que você não utilizar tanto assim);
  • Resistente a quedas;
  • Encerramento de ligações dramáticas (como vemos em filmes clássicos da época); e
  • Um aparelho menos interessante que te aproxime dos amigos. 

É fácil assumir que pessoas que conhecem os famosos “tijolões” já possuem mais de 18 anos e podem consumir também a cerveja, uma vez que o modelo com o qual o Boring Phone faz referência ficou popular no país no início dos anos 2000. 

Com diversas propagandas que mostram como a vida pode ser melhor sem o uso constante do celular, a cervejaria retoma a moda dos anos 2000 de uma maneira diferente. Que as roupas dos anos 2000 estão voltando às lojas não é novidade, assim como alguns comportamentos da época, como a magreza exacerbada. 

Entretanto, a ideia de trazer eletrônicos menos tecnológicos e convencer as pessoas de que elas precisam dele pode sim ser considerada uma boa estratégia de vendas que vincula os eletrônicos (que adoramos), à marca e aos amigos. 

Pioneirismo?

Na verdade não! Ainda neste ano, a Brahma promoveu uma campanha no carnaval: o Brahma Phone, um celular descartável para curtir a folia sem preocupação. Ao todo, a marca distribuiu 800 aparelhos para foliões de Salvador e do Rio de Janeiro.

O marketing foi feito com a ideia de ter um celular mais simples com apenas seis funcionalidades: fazer ligações; mandar mensagens de texto; acessar o GPS; acessar aplicativos de transporte; acesso ao aplicativo de entrega de bebidas; e câmera.

Apesar da ideia similar, o marketing utilizado pelas duas cervejarias possuem focos diferentes e, no caso do Boring Phone, volta alguns anos a mais quando o assunto é tecnologia e estética do aparelho. 

Você teria um segundo aparelho que volte algumas décadas em tecnologia? 

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