Por Janaina Oliveira e José Aparecido Ribeiro.
A série Law & Order é atualmente exibida pela TV Band aos sábados, a partir das 23h. Trata-se de um clássico do conhecido diretor Dick Wolf, no ar há mais de 20 anos. Na TV aberta do Brasil, a série tem conquistado fãs, sendo uma boa opção para quem não possui TV a cabo e nem é assinante de plataformas de streaming. A série de investigação ganhou, desde o dia 30 de maio de 2020, exibições semanais na TV Band às 23h dos sábados. Com o apelo de ser uma série de investigações especiais, o público da emissora cresceu e tem conquistado a faixa dos 50 anos, segundo o site Tecmundo.
Criada pelo diretor Dick Wolf, a atração segue os passos do detetive Elliot Stabler (Christopher Meloni), um veterano da Unidade de Vítimas Especiais do Departamento de Polícia de Nova York que já viu de tudo, e sua parceira Olivia Benson (Mariska Hargitay), cujo difícil passado é a razão para ter se unido ao departamento (a detetive se considera ‘filha de um estupro’, já que foi concebida na noite em que sua mãe foi violentada). A dupla investiga os crimes sexuais que são considerados hediondos no sistema de Justiça criminal dos Estados Unidos.
A trama aborda desde crimes passionais e de violência doméstica até casos que revelam psicopatias. Questões como imigração, imunidade diplomática e pena de morte também são discutidas. Filmada totalmente na cidade de Nova York, a série mostra ao mesmo tempo o crime e a justiça e os episódios seguem cronologia previamente anuanciada, inclusive com endereços das ocorrências, todas na Big Apple. Alguns casos parecem simples, mas a trama transforma-os em enigmas difíceis de serem desvendados. Os investigadores são desafiados, os processos tornam-se difíceis e as decisões sobre os procedimentos legais e os argumentos para a acusação são constantemente questionados, despertando a curiosidade do público que é sempre surpreendido com o desfecho.
Nesse árduo e complexo processo para determinar quem é culpado e quem é inocente, as vidas de muitas pessoas são frequentemente postas à prova. Aparentemente, Law and Order não está cansada de quebrar barreiras na televisão. Após se tornar a série de drama com maior duração na história da televisão americana, a atração quer quebrar novos recordes. Isso porque, o canal NBC confirmou que encomendou mais três temporadas da produção. O público se surpreendeu quando, em 2019, Law & Order retornou para sua vigésima primeira temporada, tornando-se assim a série de maior duração da história da TV. Nenhuma outra série televisiva conseguiu permanecer tanto tempo no ar.
A série é tecnicamente perfeita, mas contém em seu roteiro alguns furos, como episódios cheios de personagens perdidos e as vezes sem conexão. Muitas vezes criam casos ruins ligados a viés políticos, mas que não acrescentam muito à narrativa, que é sempre de investigações instigantes e quase sempre surpreendentes. Algumas falas dos personagens principais são preconceituosas, e debate temas já conhecidos na cultura americana como homofobia, racismo e discriminação, sobretudo às mulheres. O desempenho dos atores convidados não se compara a dos protagonistas, que sempre apresentam-se com naturalidade e domínio das cenas. O núcleo de atores da série que conta com mais de 40 colaboradores têm as estrelas e elas se sobressaem. Mas é um bom programa para as madrugadas.
As personagens principais são incrivelmente cativantes e as questões abordadas nos roteiros sempre atuais. Trata-se, com certeza, da melhor série de investigação policial disponível, hoje, na tv aberta brasileira. A série também possui um realismo absurdo. O elenco dos episódios exibidos pela Band, nos últimos cinco meses, é composto por Christopher Meloni, Mariska Hargitay, Dann Florek, Ice-T, Richard Belzer, BD Wong, Tamara Tunie, Melissa Sagemiller.
Nascido e criado em Nova York, Dick Wolf insistiu na autenticidade não apenas do cenário que aparece através das janelas e em volta de seus personagens, mas também do elenco. Com trinta a quarenta personagens com diálogo por episódio, Law & Order tornou-se uma das produções que mais empregam atores na cidade o que certamente ajudou Wolf a negociar com os sindicatos os contratos que viabilizaram a produção.
A história de longevidade de Law & Order, no entanto, teria outro fim se a série tivesse estreado no cenário de demanda por resultado imediato de hoje. Nas primeiras três temporadas, o programa exibiu baixos números de audiência, e só a partir daí passou a crescer de forma estável. De formato simples e foco na história — que permitiu a troca constante de elenco mesmo entre os personagens principais–, a série tornou-se cronista do período de recuperação de Nova York, quando as taxas de criminalidade baixaram de forma nunca vista.
Law & Order – (EUA, 1990)
Direção: Dick & Fred Wolf
Produtores: Dick & Fred Wolf
Elenco: Christopher Meloni, Mariska Hargitay, Richard Belzer, Michelle Hurd, Dean Winters, Dann Florek (1º Temporada)
Duração: 20 temporadas (452 episódios de, em média, 40 minutos cada)
Empresa Produtora: Universal Media Studios
Trabalho produzido para a disciplina de Jornalismo Cultural do 8° período do curso de Jornalismo do Coração Eucarístico.
Amo assistir Lei e ordem, seriado excelente, parabéns a todos que nós proporciona esse entretenimento!