Por: Maria Paula Resende Morais
Ao rolar o feed do Instagram é possível que você já tenha visto algum post com um indicativo de “Conteúdo gerado por IA”. Mas o que isso significa?
Como avanço das inteligências artificiais (IA), algumas pessoas têm questionado sobre autoria das imagens e textos que circulam pela internet. Com essa nova identificação feita pela Meta, a autoria dos posts tem sido ainda mais questionada, levando à descredibilização de postagens nas plataformas digitais. Mas a utilização das IA’s é necessariamente algo negativo? Esse rótulo, colocado pelo próprio aplicativo, também é sinônimo de veracidade?
Trabalharemos primeiro com a última pergunta. Segundo a própria Meta, existem duas maneiras de se rotular que utilizou IA para ser gerado: quando o próprio criador adiciona o rótulo ou quando a plataforma adiciona esse rótulo.
Ainda segundo a plataforma, essa é uma maneira de gerar transparência para os usuários do aplicativo, mas alguns programas externos, como é o caso do Adobe, confundem o sistema de identificação do Instagram e, dessa forma, postagens que não foram geradas com IA passam a ser rotuladas como se fossem.
O caso da Adobe:
Em atualizações recentes, os aplicativos da Adobe passaram a oferecer opções de modificar imagens com o uso de Inteligências Artificiais. A novidade foi recebida pelos usuários como um facilitador de alguns processos. Entretanto, algumas imagens passaram a ser reconhecidas pelo Meta como geradas por IA, apenas por terem passado pelo programa que oferece essa opção, mesmo que a ferramenta não tenha sido utilizada pelo autor.
O que nos leva para a primeira pergunta. Produzir conteúdo com IA descredibiliza o autor? O uso da IA para geração de imagens e textos pode sugerir a ideia de que o autor não tem, de fato, a autoria da produção publicada, entretanto dois pontos devem ser levados em consideração.
1. Apesar de facilitar o processo de produção de conteúdo, e até automatizá-lo, muitas pessoas que trabalham com produção de conteúdo digital têm se especializado para que, mesmo com o auxílio de IA’s, o texto seja único e autoral. Sem deixar tornar-se apenas um “Ctrl + C”, “Ctrl + V”.
2. Com o livre acesso às plataformas de produção de conteúdo com o auxílio das inteligências artificiais, como o ChatGPT, muitas pessoas utilizam as plataformas para produzir um conteúdo inteiramente produzido pelas IA’s. Contendo pouca autoria em todo o texto.
A partir dos dois pontos é preciso entender que o Meta está rotulando esses dois modos de produção como posts produzidos por IA e, apesar de realmente terem auxílio das plataformas, não é difícil entender que, no primeiro caso, o autor demandou muito mais tempo e muito mais autoria para produzir um conteúdo que poderá ser descredibilizado pelas redes.
Portanto, é possível entender que utilizar as IA’s para produzir conteúdo não é, necessariamente, algo ruim. Depende de como isso é trabalhado nas redes. Principalmente em relação à autoria, originalidade e lucros gerados com o conteúdo.
Pensando em fazer um próximo post utilizando as inteligências artificiais, mas está com medo de ser descredibilizado por isso? No site do Meta é possível entender melhor como a empresa trabalha com esses rótulos e quais os critérios se fazem importantes na hora de rotular um post ou não.