Por: Maria Paula Resende Morais
A cantora norte-americana Taylor Swift é um fenômeno da atualidade. Dona de vários hits, Taylor vem revolucionando a carreira e transformando a indústria musical como consequência.
Desde março de 2023 a cantora está em turnê com a The Eras Tour: um show com mais de três horas de duração e várias trocas de roupa e cenário, formando um verdadeiro espetáculo para todos os fãs que acompanham os shows. Já com data para finalizar (dezembro de 2024), a turnê contará com mais de 150 shows e passará por cinco continentes.
No meio da turnê Taylor lançou o álbum The Tortured Poets Department que ficou por 13 semanas como número 1 de vendas na Billboard. O que só confirma o quanto a cantora é bem recebida no mundo da música. Para além do álbum novo, Taylor tem relançado antigos álbuns em uma nova versão e com faixas extras.
Em 2018, o contrato da cantora com a gravadora Big Machine Records terminou e, com o fim do contrato, os direitos dos seis trabalhos de Taylor produzidos na gravadora deixaram de ser da cantora norte-americana e passaram a ser da empresa. Diante da situação, Taylor está regravando os álbuns em uma nova versão, modificando algumas letras e aumentando a quantidade de faixas por álbum.
Para as regravações, Taylor mantém o hábito de se comunicar com os fãs por meio de enigmas na internet, gerando assim, uma aproximação com os fãs e uma jogada de marketing que torna álbuns, com músicas já conhecidas, um sucesso em relação aos números e streams em plataformas digitais.
Entre as regravações, Red (Taylor’s Version) foi o álbum da cantora a atingir mais rápido a marca de um bilhão de streams, comprovando como a cantora tem influência no mundo da música. Mas como a cantora gera tanta repercussão em um álbum com músicas já conhecidas?
Além das mudanças sutis que a cantora traz para algumas músicas e a dedicação dos fãs, o marketing também deve ser reconhecido. Para cada um dos álbuns Taylor adota uma cor e um nova estética que ronda as músicas, clipes e até mesmo as roupas que a cantora usa.
Além disso, o marketing realizado por Taylor utiliza de uma apresentação muito pessoal e enigmática, assim, os fãs precisam acompanhar a cantora para fazer parte daquele universo. Essa proximidade somada às letras cativantes que também são relacionáveis com situações comuns entre o público-alvo tornam os lançamentos ainda mais famosos.
Além de Red (Taylor’s Version), outro exemplo de como Taylor fez a internet falar sobre seus lançamentos foi com um mini game lançado para a divulgação do álbum 1989 (Taylor’s Version). Para ter acesso ao game era preciso pesquisar por Taylor Swift no Google e só então você era direcionado para o jogo.
O jogo do cofre consistiu na animação de um cofre com várias letras e após 89 (número pensado para ser relacionado ao ano de nascimento de Taylor) perguntas sobre a vida da cantora. Ao todo, os fãs precisariam descobrir 33 milhões de respostas para que as faixas do álbum fossem divulgadas antes do lançamento.
Essa foi uma das maneiras que Taylor encontrou de tornar as buscas pelo seu nome no Google fossem relacionadas a pesquisas positivas, além de incentivar as pessoas a procurarem sobre o álbum que seria relançado.
Entre as notícias mais recentes, a cantora Charli XCX lançou um novo álbum chamado “brat” e, com a divulgação, utilizou-se da cor verde e do nome do álbum para divulgar uma estética característica da nova “era” da cantora. Com o sucesso do lançamento, a revista New York Magazine credita Taylor pela influência na carreira de Charli.
Segundo a revista, “It’s probably impossible to build a successful pop career these days without borrowing from the Taylor Swift tool kit. The Easter eggs, the signature color, the rabid fans” (“Provavelmente é impossível construir uma carreira pop de sucesso hoje em dia sem pegar emprestado algo do kit de ferramentas da Taylor Swift: os Easter eggs, a cor característica, os fãs fervorosos”).
Por fim, é possível concluir que, com quase vinte anos de carreira e mais de 10 álbuns de estúdio, Taylor tem revolucionado o cenário musical do pop e criado marcas que incentivam e, de certa forma, cobram outros artistas a fazerem algo semelhante.