EE Odilon Behrens recebe oficina de produção audiovisual promovida pela PUC Minas

Por: Equipe CCM

Na manhã do dia 11 de setembro, a Escola Estadual Odilon Behrens, em Belo Horizonte, recebeu mais uma ação do Projeto de Extensão “Cinema na PUC”, iniciativa vinculada à Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da PUC Minas e realizada em parceria com Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social o Centro de Crítica da Mídia (CCM).

Desta vez, os mais de 30 alunos do ensino médio participaram da “Oficina de Produção de Curtas-Metragens com Celular”, que teve como proposta aproximá-los da linguagem audiovisual e de suas possibilidades criativas. A condução foi feita por Bruna Oliveira, graduada em cinema e mestranda em comunicação social da PUC Minas, Bernardo Marujo,
graduando de Cinema e monitor do CCM e Arthur Pereira, mestrando em Cinema pela UFMG, formado em cinema, também pela PUC Minas. Pereira foi convidado especialmente para ministrar a oficina. A ação contou ainda com demais mestrandos e graduandos que acompanharam e apoiaram a realização da atividade.

 

“Eu e o Arthur já tínhamos dado aula juntos em um curso de atuação para câmeras, então já tínhamos o mínimo de noção ali, mas a gente percebeu que era pouco mesmo, porque o primeiro desafio foi dar uma aula para alunos de ensino médio, que podem não estar interessados no que estávamos falando ali.”, disse Bruna sobre a experiência de ministrar a oficina. “A gente propôs um exercício e eles realmente se empenharam em fazer, alguns vieram tirar dúvidas e os grupos se distribuíram pela escola. Começaram a achar aquilo interessante e criaram uma pequena narrativa, desenvolvendo uma ideia sobre como gravar um vídeo.” completou.

Durante a oficina, os alunos tiveram contato com termos e práticas comuns do dia a dia em um set de filmagem, aprenderam sobre os diferentes profissionais que atuam na indústria cinematográfica e conheceram as principais características de planos e métodos de filmagem. A atividade incentivou os estudantes a experimentar, de forma prática, as possibilidades de criação audiovisual a partir de recursos acessíveis, como a câmera do celular e aplicativos de edição disponíveis gratuitamente.

 

 

 

O aluno Gabriel, de 16 anos, gostou dos aprendizados e disse ter sido seu primeiro contato com produção audiovisual: “Eu nunca havia participado de uma gravação e espero melhorar, vai dar certo”. Já Cibele, também de 16 anos, destacou ter aproveitado a atividade e contou um pouco da sua percepção: “Eu gostei muito da experiência, de entender sobre os ângulos e eixos da câmara, e a parte da edição é muito difícil”, brincou.

A proposta reafirma a intenção do projeto “Cinema na PUC” de criar um espaço de troca de saberes e de reflexão crítica por meio do audiovisual, estimulando jovens em sua criatividade para compreender e trabalhar com o cinema na formação de sua cidadania e transformação social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *