PUC Minas leva Projeto de Extensão à Escola Estadual Odilon Behrens

Por: Equipe CCM

Na manhã do dia 25 de agosto, a Escola Estadual Odilon Behrens, em Belo Horizonte, recebeu a ação do Projeto de Extensão “Cinema na PUC”, iniciativa vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da PUC Minas e realizada em parceria com o Centro de Crítica da Mídia (CCM). A atividade tem como objetivo fortalecer a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, ampliando o diálogo entre universidade e sociedade.

Thiago Silva, bolsista de pós-doutorado e assessor do projeto de extensão, e o professor Ercio Sena, mediaram o contato com a escola, coordenando o trabalho. A ação também contou com a participação de 30 alunos do ensino médio, além de mestrandos e graduandos da Universidade. Na ocasião, dezenas de alunos assistiram ao longa-metragem Saneamento Básico (2007), filme de Jorge Furtado, obra que utiliza a comédia para abordar de forma crítica a falta de infraestrutura em pequenas comunidades e a força da mobilização coletiva. Após a exibição, o professor Marco Túlio, do curso de Cinema da PUC Minas, conduziu uma roda de conversa, refletindo sobre a metalinguagem presente na obra, a trajetória do diretor e sua produção, Ilha das Flores, adotada em diversas escolas do país nos últimos 35 anos.

 

 

Durante a conversa, o professor também discutiu os desafios do mercado cinematográfico brasileiro e os dilemas em direcionar investimentos públicos entre infraestrutura e cultura. “Entre investir em cinema e saneamento básico, o saneamento é prioridade. Mas a arte também é importante. Quando o Estado investe em cinema, ele está investindo na gente.”, disse. Ao encerrar seu comentário, incentivou os alunos a produzirem filmes: “Ficamos intimidados com a arte do cinema, mas hoje temos muito mais capacidade e acesso. O cinema, hoje, não é mais tão distante da gente, é só querer fazer”.

A sessão comentada buscou agregar no entendimento do filme e sua importância para o cinema nacional, aproximando e motivando os alunos para uma continuação da atividade nas próximas semanas. O projeto Cinema na PUC terá prosseguimento com a oferta de duas oficinas a serem realizadas no mês de setembro. Nelas, os estudantes irão trabalhar com a produção de vídeos em aparelhos celulares. Para os alunos do ensino médio, o momento não foi apenas um contato com o cinema nacional, mas também uma oportunidade de pensarem em assuntos como cidadania, políticas públicas e criatividade diante de dificuldades cotidianas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *