X-Men ‘97 : uma viagem do passado para a inovação

Por: João Gabriel Ferreira.

“X-Men ’97’’ é uma série animada criada por Beau DeMayo, produzida pela Marvel Studios, para o streaming Disney+, a série conta com a direção de Jake Castorena, Chase Conley e Emi Yonemura e foi lançada no dia 20 de março de 2024. Ela é uma continuação direta da obra “X-Men: The Animated Series‘’ lançada nos anos 90, mesmo com um grande hiato entre seus anos de exibição, o seriado manteve uma grande fidelidade ao enredo e tom que o clássico apresentou para os telespectadores, respeitando assim a memória dos fãs mais fiéis e atingindo a uma nova gama de “adoradores’’ do seriado.

A animação traz de volta o traço icônico da produção clássica, porém mesmo com o tom cartunesco, existe uma evidente melhoria na qualidade da animação, trazendo uma movimentação mais leve dos personagens, cores mais vivas e um maior cuidado e atenção aos detalhes. Além disso, o visual dos trajes e roupas dos personagens é um fato que se tem que ser exaltado, no qual as mesmas conseguem remeter bem a época que se é representada, conseguindo assim, mesmo em tempos atuais, ambientar o telespectador, no momento proposto pela obra.

O programa explora bem a evolução dos seus personagens, focando não apenas em mostrar seus poderes e habilidades, mas sim em um maior aprofundamento de suas relações pessoais, motivações, conflitos internos e personalidade. Preservando a essência dos personagens, fazendo assim com que o público consiga ter uma conexão mais profunda com eles, além de que a adição de novos personagens e elementos é feita de maneira natural, mantendo assim a narrativa fresca sem fazer desvios na trama principal.

Para alguns a série pode ser apenas mais um desenho de super-heróis, ela trabalha com diversos temas sociais, o desenho aborda assuntos como discriminação, preconceito e a luta por direitos iguais, utilizando os mutantes como uma metáfora para diversas minorias marginalizadas. A temática principal da série pode ser apresentar um desenho de super heróis, o programa vai muito além disso. O seriado utiliza do sucesso das incríveis histórias de seres super poderosos, para abordar temas relevantes na sociedade, como discriminação, preconceito e até genocídio, mesmo sendo temas que podem ser considerados pesados, a obra trabalha bem ao explorar essas críticas.

‘’X-Men ’97’’’ é uma mistura bem-sucedida de nostalgia e inovação. A série consegue capturar bem a essência do original, com personagens e temas que ressoam tanto com fãs antigos quanto com novos espectadores. Porém, ela enfrenta o desafio de equilibrar sua reverência pelo passado com a necessidade de oferecer algo novo e relevante. Para aqueles que cresceram assistindo a série dos anos 90, a obra atual oferece uma viagem emocional ao passado, enquanto também apresenta uma visão atualizada do universo mutante, já para os novos espectadores, a série serve como uma porta de entrada para um dos universos mais complexos e envolventes da Marvel.