Cena de bordado. Mãos calejadas seguram linha e agulha enquanto bordam um tecido branco
Imagem meramente ilustrativa via Unsplash. Créditos: Elio Santos

Projeto de bordado é resistência para mulheres periféricas

Bordado é experiência de criação e liberdade e contribui para a expressão de mulheres na sociedade

Na edição 2021 da Semana de Ciência, Arte e Política da PUC São Gabriel (SCAP), a roda de conversa Mulheres que acolhem e lutam contou com a participação do grupo de mulheres “Bordado e Resistência – Mulheres que Acolhem“, idealizado por Magda Antunes Martins.

A mesa foi mediada pela professora da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) Sandra Freitas, que é Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenadora de Extensão da FCA, mãe e avó.

Confira o podcast com o resumo da roda de conversa sobre o bordado como resistência:

Quem participou?

• Agda Antunes: Contadora de histórias, cozinheira, bordadeira e pedagoga;
  • Bruna Ingrid de Jesus Silva: Mãe, professora, moradora de periferia em uma das cidades mais pobres da região metropolitana: Ribeirão das Neves.  Filha de doméstica e motorista. Formada em Letras pela Faculdade da Cidade de Santa Luzia (FACSAL);
  • Fátima Oliveira (Fatinha): Bordadeira, artesã, adora ler, viajar e conversar com os amigos;
  • Magda Antunes: Educadora, bordadeira, mulher negra, mestra e mãe da Maria;
  • Márcia Machado: Estudante, bordadeira, adora ler e orgulha-se de ser mãe;

Assista na íntegra a transmissão da roda de conversa:

Reportagem em áudio produzida por André Viana, Hellen Costa, Julia Freitas, Lídia Caetano e Vitor Cardeal para a disciplina Laboratório de Narrativas Digitais.

Leia também: Júlia Tizumba discute o teatro negro performativo.

Colab PUC Minas

Colab é o Laboratório de Comunicação Digital da FCA / PUC Minas. Os textos publicados neste perfil são de autoria coletiva ou de convidados externos.