Processo seletivo unificado Marco & Colab 2024/1

4 (quatro) vagas remuneradas para reportagem e mídias sociais, 20h:

Gabriel Arlindo Costa Soares
Karen Cristina de Oliveira Godinho
Mariele Vitória Furtado Ferreira
Rayssa Moura Diniz

2 (duas) vagas voluntárias para produção multimídia, para 10h semanais:

Ana Clara Torres Ribeiro Carmona
Bernardo Batista Alves

Suplentes por ordem de classificação:

1. Lucas Parreiras dos Santos Gomes
  2. Guilherme Ferreira Rocha da Silva
  3. Daniel Langsdorff Castro

13h30 – Ana Clara Torres Ribeiro Carmona
13h40 – Bernardo Batista Alves
13h50 – Daniel Langsdorff Castro
14h – Gabriel Arlindo Costa Soares
14h10 – Guilherme Ferreira Rocha da Silva
14h20 – João Vitor Ferreira de Moura
14h30 – Karen Cristina de Oliveira Godinho
14h40 – Leonardo Oliveira de Deus Júnior
14h50 – Lucas Parreiras dos Santos Gomes
15h – Marcel Navarro de Oliveira
15h10 – Maria Laura de Oliveira Stephensen
15h20 – Mariele Vitória Furtado Ferreira
15h30 – Rayssa Moura Diniz

Todas as entrevistas serão realizadas no dia 19 de fevereiro de 2024, na sala dos Laboratórios de Jornalismo Marco e Colab, no segundo andar do Prédio 42 do campus Coração Eucarístico.

Todos os candidatos devem chegar com pelo menos 5 minutos de antecedência em relação ao horário indicado. Não será possível alterar o horário indicado.

Todos os candidatos selecionados para a entrevista devem enviar para o e-mail colab.pucminas@gmail.com, até 12h do dia 19 de fevereiro de 2024, uma proposta prática de acordo com a vaga em que estão concorrendo, conforme orientações abaixo:

• Vaga para social media: a partir do conteúdo já publicado nas edições 2023 do Jornal Marco (disponíveis aqui) e no site do Colab, produza pelo menos 2 (dois) conteúdos para mídias sociais a fim de divulgar a reportagem escolhida. O conteúdo pode ser pensado para qualquer plataforma de mídia social, mas deve ser feito por completo, incluindo legenda, título e uso de hashtags, quando pertinente, além de outros atributos específicos do ambiente digital que a / o candidata(o) julgar importantes.
  • Vagas para reportagem e produção multimídia: desenvolva uma proposta de pauta jornalística para o Jornal Marco, com indicação de conteúdo multimídia que pode ser publicado no Colab como proposta de expansão da narrativa do jornal impresso. Considere não apenas o uso do site do Colab, mas também de outras plataformas, linguagens e formatos que podem ser explorados. A pauta deve vir completa, com breve histórico, indicação de fontes e orientação para apuração, além de outras informações que a / o candidata(o) julgar importantes.

Participe do primeiro edital de seleção unificada de monitores dos Laboratórios de Jornalismo do campus Coração Eucarístico.

Aproveite a oportunidade para aprender na prática a produção de textos para o jornal impresso e também o desenvolvimento de reportagens multimídia, podcasts, videocasts, webdocs e conteúdos de mídias sociais.

Em 2024, os Laboratórios inauguram uma nova dinâmica de trabalho, com redação compartilhada e equipe integrada, em que os monitores podem atuar em parceria com estudantes de diferentes períodos, aprendendo nas trocas do dia a dia a serem jornalistas comprometidos com a ética, com os direitos humanos e com os valores humanistas da PUC Minas.

• 1 (uma) vaga remunerada para social media, com valor de bolsa de R$600 para 20 horas semanais, preferencialmente para estudantes do curso de Publicidade e Propaganda;
  • 3 (três) vagas remuneradas para reportagem, com valor de bolsa de R$600 para 20 horas semanais, preferencialmente para estudantes do curso de Jornalismo;
  • 2 (duas) vagas voluntárias para produção multimídia, para 10h semanais, para estudantes de qualquer curso da FCA.

• Ter iniciativa e atitude proativa para desenvolver tarefas com autonomia;
  • Ter responsabilidade e organização com os próprios horários;
  • Saber gerir demandas e realizar trabalhos em colaboração com colegas;
  • Saber receber críticas sobre o próprio trabalho, incorporando correções como aprendizado;
  • Estar aberto a experimentar e testar novas linguagens para o ambiente digital;
  • Ter afinidade com internet, gostar de consumir e produzir conteúdos online;
  • Acompanhar o noticiário e estar atento aos acontecimentos da cidade, do Brasil e do mundo.

• De 5 a 14 de fevereiro de 2024: período de inscrições, mediante preenchimento de dados pessoais e questionário em formulário online;
  • 15 e 16 de fevereiro de 2024: análise de currículos e portfólios;
  • 16 de fevereiro: Publicação da lista de nomes aprovados para a etapa de entrevista e orientações para etapa prática;
  • 19 de fevereiro às 12h: Prazo para envio de atividade da etapa prática do processo seletivo;
  • 19 de fevereiro, a partir das 14h: Realização de entrevistas, presencialmente, no Prédio 42 do campus Coração Eucarístico, no período da tarde, em ordem a ser informada nesta página;
  • 20 de fevereiro de 2024: Publicação do resultado final.
  • 21 de fevereiro de 2024: Reunião de integração da equipe
  • 1° de março de 2024: Início das atividades.

Clique AQUI e preencha o formulário até 23h59 do dia 8 de agosto de 2023.