Colab

8 de março: Dia Internacional das Mulheres

Nesse 8 de março, revivemos pautas e entrevistas com mulheres inspiradoras

Desde que o Colab foi criado, um compromisso com a inclusão e a diversidade foi firmado. Por isso, neste 8 de março, revivemos pautas escritas por mulheres, para mulheres de todos os gêneros, raças e classes, exaltando a importância dos feminismos e seus recortes na busca pela equidade.

Leia mais sobre como surgiram as manifestações que deram origem ao 8 de março em: #8M e a luta das mulheres por direitos e liberdade

Pautas sobre mulheres e feminismos

1 – Mulheres que amam mulheres e seu legado na MPB

Nesse artigo, Mariana Ferry discorre sobre a ascensão de mulheres LGBTQIA+ na MPB, apontando seus contratempos. Para além de uma questão de representatividade, a inserção dessas mulheres na música é, para o feminismo, uma conquista de espaço.

2 – Vida pós-encarceramento: ressocialização e desafios da maternidade na prisão

A matéria de Maria Cecília Basílio conta o terror vivido por Ana, uma ex-presidiária que enfrentou a realidade do encarceramento enquanto estava grávida. No decorrer do texto, a autora relata os apuros vividos pelas mulheres presas antes, durante e depois do cárcere.

3 – Violência doméstica pode ser agravada na pandemia

Com a colaboração de Marcio Vítor, Maria Cecília Basílio apresenta dados e análises sobre o aumento da violência doméstica durante o período de confinamento na pandemia. Ao contrário do que diz o ditado popular, em briga de marido e mulher, se mete a colher, sim! Em caso de agressão, disque 180.

4 – Cresce número de mulheres eleitas, mas país segue longe do equilíbrio de gênero

A pauta de Tainara Diulle aborda as eleições de 2020, perpassando aspectos de gênero e raça. Na matéria, Karolina Roeder comenta: “É comum haver assédio contra mulheres políticas (…) sinalizando à mulher que o espaço que ela deve ocupar é o lar, a casa, e não o público”.

5 – Anseios – raça, gênero e políticas culturais

No artigo, Júlia Dara escreve sobre o quinto livro de Bell Hooks “Anseios: raça, gênero e políticas culturais”, que aborda interseccionalidade e libertação, além de nos confirmar a relação mútua entre política e prazer da leitura.

Entrevistas com mulheres inspiradoras

Preparamos, ainda, um material para rememorar entrevistas com mulheres marcantes e de grande importância na luta pela emancipação feminina.

1 – Quando a representatividade será suficiente?

Para Duda Salabert, o Senado sempre foi um espaço ocupado por moralistas, e o corpo de uma travesti em disputa pela eleição rivaliza com o conceito de moralidade daquele espaço, em uma dimensão simbólica.

2 – Sisleide do Amor: a primeira estrela do futebol feminino no Brasil

Nessa entrevista, Sisleide do amor revela que passou por inúmeros empecilhos e escutou de vários homens que não poderia ser jogadora, mas sua paixão pelo futebol a fez renunciar a tudo e representar seu país no esporte.

3 – Daniela Arbex: “Nunca fiz o que quis no jornal, mas jamais fiz o que não quis”

Daniela Arbex, autora de “Holocausto Brasileiro”, tem orgulho de sua trajetória e relembra os prêmios conquistados, incluindo o troféu Mulher Imprensa 2020 na categoria jornalismo investigativo.

Colab PUC Minas

Colab é o Laboratório de Comunicação Digital da FCA / PUC Minas. Os textos publicados neste perfil são de autoria coletiva ou de convidados externos.

Adicionar comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Colab PUC Minas

Colab é o Laboratório de Comunicação Digital da FCA / PUC Minas. Os textos publicados neste perfil são de autoria coletiva ou de convidados externos.