Por Caio Pimenta.
Patriot, criada por Steven Conrad e distribuída pela Amazon Prime, é uma série de espionagem de duas temporadas que acompanha o agente da CIA John Tavner. A personagem lida com estresse pós-traumático, uma paixão por música folk, a incompetência do governo estadunidense e a dificuldade de manter um trabalho de fachada numa empresa de tubulação industrial, tudo isso durante a missão para impedir que o Irã se torne potência nuclear.
No elenco estão Michael Dorman como John Tavner, chamado de John Lakeman por aqueles que só conhecem a personagem em seu papel na empresa de fachada; Chris Conrad, irmão do showrunner como Dennis, um colega do protagonista na firma de engenharia; Michael Chernus como o irmão de John, Edward Tavner; Terry O’Quinn, famoso por seu papel em Lost como o pai de John e superior na CIA. Aliette Opheim faz o papel da Detetive Agathe, de Luxemburgo, e Kurtwood Smith é o colega e eventual chefe na empresa de tubulação.
A espionagem chega a ser um gênero cinematográfico, mas aqui é diferente, pois se trata de uma espionagem mais próxima do real, todavia com tom, personagens e diálogos idiossincráticos. Apesar disso, John faz o tipo do espião eficiente e perseverante. Outro gênero em que Patriot se encaixa é o musical, pois ouvimos canções quasi-diegéticas escritas por John e que narram as experiências a que assistimos.
Há algo entre natural e não natural nos diálogos e nas personalidades de personagens, uma artificialidade que funciona como o alicerce do humor na série. Os diálogos são minuciosos, repetitivos e com escolhas peculiares de palavras. Cada personagem tem vícios próprios de linguagem, um humor escrito por alguém que claramente presta muita atenção na língua falada.
Os assuntos da espionagem e da música folk fazem pensar em uma comparação com obras dirigidas pelos irmãos Coen, como Queime Depois de Ler e Inside Llewyn Davis. Por outro lado, a série se parece em tom com os filmes de Wes Anderson, diretor muito comentado sobre seu capricho visual, mas que pode ser analisado também a partir de outras características de estilo, como tom ou sua “vibe”.
Patriot, Estados Unidos, 2015-2018. (Duas temporadas).
Amazon Prime Video
Criada por Steven Conrad.
Com Michael Dorman, Chris Conrad, Chris Conrad, Aliette Opheim, entre outros.
Imagem
John Tayner, o espião folk de Patriot
Texto produzido para disciplina Narrativas Seriadas, do curso de Cinema e Audiovisual