Por Gabriela Barbosa. Criado no aniversário de 30 anos da editora, a Companhia das Letras lançou, em 2017, seu podcast literário Rádio Companhia. Apresentado por Fabio Uehara, responsável pelo departamento digital da editora, o podcast chegou à sua 74ª edição. No histórico do podcast, encontramos entrevistas com editores, escritores e especialistas de diversos assuntos que desenvolvem discussões em áudios dinâmicos que usufruem das referências de cada um dos convidados para enriquecer a experiência da leitura.
No último episódio, Uehara conversa com três representantes dos selos da Companhia das Letras — Júlia Moritz Schwarcz (Companhia das Letrinhas, Seguinte, Paralela, Fontanar e Companhia de Mesa), Marcelo Ferroni (Alfaguara, Objetiva e Suma) e Otávio Marques da Costa (Companhia das Letras, Penguin-Companhia, entre outros) — para conhecer os lançamentos da editora para 2019. De vez em quando, Uehara também constrói episódios temáticos, como o #59 sobre capas, o #58 sobre audiobooks e o #57sobre ficção científica e fantasia.
Entretanto, de modo geral, o podcast se dedica a conversar sobre autores e obras publicados pela Companhia, desde títulos literários até títulos não-ficcionais. Episódios como o #60, sobre O quarto de Giovanni, do escritor James Baldwin, tentam compor não só uma estrutura de interpretação sobre a obra, mas também fazer um apanhado histórico sobre Baldwin e o contexto social onde o escritor se localizava. E episódios como o #54, que discutiu sobre Quem tem medo do feminismo negro?, título que se baseou em textos escritos pela filósofa Djamila Ribeiro, que levou a própria escritora para uma discussão de uma hora sobre as questões levantadas e organizadas no livro.
O podcast permite uma aproximação do leitor com os lançamentos da editora, as obras e seus autores, além de pluralizar as leituras acerca do mesmo título. Os episódios possuem, em média, uma hora de duração e são distribuídos em diversas plataformas: Spotify, SoundCloud, iTunes, Deezer e por exemplo. Na seção Rádio Companhia no blog da editora, há informações completas de cada episódio, uma boa maneira de se manter atualizado de tudo o que o podcast já produziu.
Gabriela Barbosa é Mestranda da Comunicação Social na área Interações Midiatizadas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e graduada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela mesma instituição. Bolsista pela CAPES. Membro do grupo de estudo Mídia e Narrativa e integrante do Centro de Crítica da Mídia, ambos da PUC Minas. Com produções acadêmicas voltadas para as áreas de mediação, literatura, leitura, gênero, feminismo e reconhecimento, é também responsável pelo podcast “Uma leitura toda sua” voltado para a produção literária de mulheres.