Por: João Gabriel Ferreira
No dia 26 de Fevereiro de 2025, estudantes do 3º período de Jornalismo da PUC Coração Eucarístico trocaram a sala de aula pelas ruas do Bairro Dom Cabral. A atividade proposta pelo professor de Teorias da Comunicação, Ercio Sena, teve como objetivo aproximar seus alunos da realidade local, mostrando como as práticas estudadas por eles efetivamente funcionam. Para isso, ele propôs que seus alunos interagissem e escrevessem sobre o bairro que possui grande importância para a faculdade, em particular, o curso de jornalismo.
Aos que não estão familiarizados com o bairro, o Dom Cabral é uma referência para o curso de jornalismo que trabalhou suas primeiras experiências, cobrindo os assuntos da comunidade, desde o início do curso nos anos de 1970. Para o professor, a iniciativa é um desafio que provoca os seus estudantes a contar uma história diferente no contexto onde o curso acontece.
Durante a iniciativa, os estudantes observaram aspectos como mobilidade, infraestrutura, comércio local e relações sociais, além de entrevistarem alguns moradores sobre as transformações do bairro ao longo dos anos e suas vivências no local. Ao conversar com alguns alunos sobre a experiências deles durante a atividade, eles se mostraram satisfeitos e animados com a observação da realidade fora da sala de aula.
Para a estudante de Jornalismo, Amanda Andrade, a prática trouxe um novo entendimento sobre a comunidade e a disciplina: “O que eu achei interessante foram as experiências pelas quais nós passamos ao conhecer o bairro de perto. Uma coisa é pesquisar na internet, outra coisa é conhecer a realidade de perto. Então, o que eu acho muito bacana, é que a teoria da comunicação nos faz entender fisicamente a mediação entre os fenômenos. Está sendo muito bacana a gente sair e fazer uma aula diferente”. Já para o Murilo, aluno do terceiro período: “é uma experiência muito diferente, que incentiva a gente a produzir, fazer atividades que agregam mais no nosso currículo. Ela é bem diferente de tudo que a gente vem fazendo na faculdade e agrega o que a gente faz dentro de sala’’. Os moradores do Dom Cabral também viram a iniciativa com bons olhos, pois eles se mostraram bem interessados em participar e ajudar os estudantes da FCA comas suas pautas.
Essa experiência reforçou a importância do aprendizado prático e do contato direto com a realidade urbana para a formação acadêmica. Além do exercício teórico, a atividade permitiu que os estudantes desenvolvessem uma visão crítica e humanizada sobre as vivências tanto de um jornalista quanto dos próprios moradores. Iniciativas como essa mostram o valor da aproximação entre universidade e sociedade. Os alunos agora vão produzir relatórios e matérias jornalísticas para compartilhar os conhecimentos adquiridos na atividade.