Racismo ambiental põe em risco práticas religiosas de matrizes africanas

A sociedade já sabe que a crise climática afeta a todas as pessoas, mas precisamos aprofundar nosso entendimento sobre a maneira racista pela qual ela atinge comunidades, quilombos, favelas, periferias e aldeias: é a população afrodescendente que enfrenta seus piores efeitos, apesar de pouco ter contribuído para causá-la. E as práticas discriminatórias baseadas em raça e gênero, as normas socioculturais e as leis geram impactos desproporcionais nas mulheres e crianças afrodescendentes.

Nesse sentido, estamos representando Geledés – Instituto da Mulher Negra em Bonn, na Alemanha, na SB60, a Conferência do Clima da ONU, acompanhando as negociações e apresentando propostas para que as economias globais enfrentem os problemas das desigualdades sociais, do racismo sistêmico, das injustiças de gênero e da degradação ambiental nos territórios vulnerabilizados. No Brasil, estamos vivenciando uma das piores tragédias climáticas, as enchentes no Rio Grande do Sul, o que seria um motivo suficiente para que o Estado brasileiro liderasse as discussões sobre o tema, embora para isso tivesse que abandonar a equivocada ideia de seguir explorando petróleo.

Aqui ressaltamos um aspecto importante, mas menos explorado, deste tema: o racismo ambiental e a intolerância em relação às práticas religiosas, embora manifestem-se de maneiras distintas, estão profundamente entrelaçados, contribuindo conjuntamente para a marginalização e a vulnerabilidade de comunidades afrodescendentes e de religiões de matriz africana.

Essa dupla opressão não só ameaça a integridade física das comunidades, mas também mina suas tradições culturais e espirituais. A intolerância em relação às práticas religiosas de matriz africana impacta severamente as comunidades de terreiro: suas práticas culturais e espirituais são constantemente alvos de discriminação. Esses espaços sagrados, onde se preservam e se celebram as religiões de matriz africana, muitas vezes estão situados em áreas vulneráveis a desastres ambientais.

A degradação ambiental, portanto, pode levar à destruição de terreiros, locais sagrados e plantas medicinais essenciais para os rituais religiosos, resultando em perdas culturais e espirituais irreparáveis. Sua localização em zonas de risco não é acidental, mas um reflexo das políticas urbanas e ambientais que ignoram ou deliberadamente prejudicam essas comunidades, reforçando a exclusão histórica e sistêmica que sofrem.

Políticas públicas devem ser formuladas e implementadas com um entendimento profundo das interseções entre essas formas de discriminação, garantindo a proteção dos direitos territoriais, culturais e espirituais das comunidades afrodescendentes e de religião de matriz africana. Isso inclui a promoção de diálogos inclusivos, a proteção de territórios sagrados e a valorização de conhecimentos tradicionais na construção de soluções sustentáveis e equitativas para a crise climática.

 

Por: Mariana Belmont e Leticia Leobet

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