Ícone do site Colab

Propostas dos candidatos à PBH – Saúde

Diferentemente de outros tópicos, a saúde é uma área que todos os candidatos apresentaram propostas. De modo geral, todos propõem aumento dos investimentos na área da saúde e na modernização e digitalização do sistema de saúde, independentemente do espectro político de cada candidato. A diferença está entre aqueles que defendem as parcerias privadas e aqueles quem focam na estatização.

Conheça as propostas de todos os candidato para a saúde em Belo Horizonte.

Bruno Engler, do PL, apresenta 11 propostas para a saúde, que focam principalmente em melhorias de infraestrutura, programas preventivos e digitalização das informações.

72
70
71

Carlos Viana, do Podemos, apresentou suas propostas para a saúde com três objetivos principais: (1) Melhoria da infraestrutura física dos equipamentos de saúde e atendimento adequado à população; (2) acolhimento e atendimento de necessidades; (3) restauração da atenção primária e hospitalar. Cada objetivo conta com menção a metas, todavia, as metas não são quantificadas nem possuem prazo para execução, contrariando a própria noção do que seja uma meta. No total, são 21 propostas.

77
78
76

 Duda Salabert (PDT)

Duda Salabert (PDT), apresentou 18 propostas para a saúde, que têm como objetivo edificar o Sistema Único de Saúde (SUS) em Belo Horizonte, voltando a conectar o serviço de saúde ao usuário, ao cidadão, e não à doença.

81
83
82

O candidato Fuad Noman (PSD), propõe obras de infraestrutura nos centros de saúde, para além disso, o candidato quer melhorar a experiência dos pacientes. Para isso, pretende modernizar completamente os serviços por meio de um sistema integrado que dá ao médico e ao paciente todo seu histórico de saúde por meio de um prontuário eletrônico. A expectativa é que em 2025  o sistema esteja rodando de forma plena.

Médicos terão mais facilidade, às mãos, não só histórico do paciente, como todos os seus exames, desde a atenção primária à alta complexidade. Isso facilita a compreensão do diagnóstico a cada consulta e evita retrabalho e custos adicionais refazendo exames, levando o paciente a ter mais rápido seu diagnóstico e tratamento.

Para além do sistema corporativo que vai organizar todas essas informações dentro do sistema de saúde, o cidadão terá acesso a todas elas em um aplicativo de celular: consultas agendadas, resultados de exames, vacinas aplicadas, histórico de atendimento e muitas outras informações. O usuário do SUS BH terá em mãos uma ferramenta que nenhum usuário de plano de saúde suplementar possui hoje em Belo Horizonte.

86
85
87

Gabriel Azevedo (MDB)

Com 20 propostas, o candidato do MDB, Gabriel Azevedo,  propõe uma digitalização dos procedimentos de saúde, além de tornar a saúde mais acessível.

90
88
89

Indira Xavier (UP)

Com foco em um SUS totalmente público e gratuito, a candidata Indira Xavier (UP), apresenta 8 propostas que preveem, também, a realização de concurso público para a área da saúde.

coldsmoothtasty1
93
92

Lourdes Francisco (PCO)

coldsmoothtasty2
94
95

Para a candidata Lourdes Francisco (PCO), a  saúde pública deve ser colocada a serviço dos trabalhadores. Primeiro, ela pretende garantir que nenhuma empresa privada tome controle do SUS . O serviço de saúde pública deve ser completamente estatal. Além disso, os trabalhadores devem ganhar um salário digno e devem ter o controle do sistema de saúde por meio das suas próprias organizações, o que remove o controle desse setor pelos burocratas. Por fim, em todo o Brasil, o SUS é totalmente insuficiente para garantir o mínimo para a população. Sendo assim, a candidata propõe realizar um enorme investimento para que se garanta saúde gratuita e de qualidade para todos os trabalhadores. Pela estatização de todo o sistema de saúde! 

98
99
97

O plano para a saúde, do candidato Mauro Tramonte (Republicanos), dará ênfase a três vetores importantes: (1) A melhoria da estrutura de atendimento, com medidas para solucionar a superlotação das unidades de pronto atendimento (UPAs); (2) A falta de médicos e a dificuldade de acesso a exames e consultas especializadas; o combate às causas das doenças, com atuação preventiva, visando reduzir os principais fatores de risco à saúde, sobretudo aqueles relacionados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT); (3) E uma grande atenção aos mais vulneráveis.

O candidato Rogério Correia (PT), pretende ampliar o acesso e a qualidade no SUS-BH, principalmente através de 27 propostas:

100
102
101

Reduzir as filas com mais ciência, tecnologia e especialistas:

Humanizar o SUS-BH com democracia e participação popular:

 Implantar o Programa Uma Só Saúde para todos os seres vivos, com as seguintes ações:

 Wanderson Rocha (PSTU)

Com foco em uma saúde totalmente estatizada, o cândido Wanderson Rocha (PSTU), propõe 21 medidas para a saúde que passa pelo fim da privatização  a valorização salarial e plano de carreira para os profissionais da saúde até a construção do Hospital Público Municipal.

105
103
104
Análise realizada e publicada por Wallison Leandro, sob a supervisão da professora Fernanda Sanglard.

Leia também:

Propostas dos candidatos à PBH – meio ambiente

Propostas dos candidatos à PBH – economia

Propostas dos candidatos à PBH – direitos humanos

Sair da versão mobile