Ícone do site Colab

Propostas dos candidatos à PBH – meio ambiente

Belo Horizonte está cercada de desafios quando o assunto é meio ambiente. Na hora de votar, a questão ambiental será um dos fatores que influenciará os belo-horizontinos a apertar o botão “confirma”. O aumento de temperatura, a falta de arborização, os problemas com drenagem urbana e saneamento, risco hídrico e poluição do ar fazem parte da lista. 

Os problemas se interligam. Belo Horizonte foi a capital que mais esquentou no Brasil em 2023, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). Uma das causas é o corte expressivo de árvores, cerca de 7.326 no mesmo ano. Em 2024, a situação fica ainda mais alarmante. A poluição da Lagoa da Pampulha, o principal cartão postal da cidade, também é preocupante.

As principais propostas dos dez candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte para a questão ambiental estão centradas na solução e prevenção das crises climáticas e revitalização da lagoa. Além de condições mais dignas para os catadores de lixo e adequação da coleta de resíduos. Confira a seguir as propostas.

Bruno Engler propôs 9 propostas que focam em implantar soluções que evitem tragédias, e na melhoria da coleta e depósito de lixo.

cold, smooth & tasty.
31
32

Carlos Viana apresenta 5 propostas que apontam a restauração da Lagoa da Pampulha como prioridade.

33
cold, smooth & tasty.
35

Duda Salabert é a candidata com mais propostas, 68 no total, abordando diversas áreas do eixo. A filiada ao PDT é precisa em estipular o tempo em que pretende cumprir certas propostas.

36
37
38

Mudanças climáticas e qualidade do ar: conhecer, mitigar, adaptar e resistir

Política urbana e espaços públicos em contexto de crise climática

Outra vez, Cidade Jardim: espaços públicos verdes, azuis e coloridos

Resíduos sólidos: gestão eficiente, popular e solidária

Transição ecológica, justa e inclusiva

O atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, centraliza 3 de suas 7 propostas na implantação de parques pela cidade. Além do processo de arborização que tem como meta o plantio de mais de 500 mil árvores até 2050.

39
40
41

Com 22 propostas divididas em sustentabilidade, praças e parques e prevenção de enchentes e desmoronamentos, chama atenção no plano de Gabriel Azevedo a intenção de privatizar o serviço funerário e, com ajuda da iniciativa privada, realizar um processo de arborização.

42
43
44

Sustentabilidade

Parques e Praças

Prevenção de Enchentes e Desmoronamentos

Entre as 7 propostas de Indira Xavier destaca-se a de desmonopolização da política de tratamento de resíduos, incentivo às associações de catadores de lixo e melhores materiais a esses trabalhadores.

45
46
47

O Plano de Governo da candidata não apresenta propostas para o Meio Ambiente.

As propostas de Mauro Tramonte tratam de questões diversas, destaca-se a preparação para os eventos decorrentes das mudanças climáticas e a implementação de incentivos fiscais para adoção de práticas sustentáveis e áreas verdes. São 7 propostas no total.

48
49
50

O candidato do PT, Rogério Correia, apresenta 18 propostas com ênfase no reflorestamento, tendo como meta para 8 anos o plantio de 1 árvore por habitante, e na utilização de lotes vagos para hortas comunitárias e coleta de resíduos. Outro ponto de destaque é a criação de um programa que incentive a instalação de Ecopontos para cumprimento da Lei 12.305/2010 que obriga a logística reversa de produtos sólidos.

51
52
53

O candidato Wanderson Rocha mostra 7 propostas, em que planeja valorizar as iniciativas populares de preservação e conservação das nascentes urbanas. Além disso, busca por alternativas que vão de encontro ao Rodoanel e ao atual modelo de mineração.

54
55
56
Análise realizada e publicada por Danielly Camargos, sob a supervisão da professora Fernanda Sanglard.

Leia também

Propostas dos candidatos à PBH – mobilidade urbana

Propostas dos candidatos à PBH – economia

Propostas dos candidatos à PBH – saúde

Sair da versão mobile