Ícone do site Colab

Propostas dos candidatos à PBH – Economia

As propostas, dos candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte para a economia visam a melhoria da economia criativa, do comércio, do turismo e também do setor tecnológico.

Carlos Viana (Podemos) propõe a melhoria no setor do comércio e também no ambiente local de negócios. Bruno Engler (PL) deseja potencializar a economia criativa da cidade, além de implementar programas atrativos para empresas em BH.

Duda Salabert (PDT), com mais de 70 propostas, é a candidata com mais projetos apresentados para economia. Entre todas essas, ela propõe a implementação de um programa de compras públicas, que privilegie negócios em Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Desenvolvimento socioeconômico a longo prazo é uma das principais propostas do candidato Gabriel Azevedo (MDB). Mauro Tramonte (Republicanos) propõe apoio da iniciativa privada para criação de parques tecnológicos e espaços de inovação, além de novos mercados e feiras em diferentes bairros da cidade.

Rogério Correia (PT), Indira Xavier (UP) e Lourdes Francisco (PCO) defendem em suas propostas, principalmente, os direitos dos trabalhadores. Dentre as ausências nos planos de governo, destacam-se a falta de propostas de Fuad Noman (PSD) e Wanderson Rocha (PSTU) para a economia.

Confira a seguir todas as propostas dos candidatos:

Bruno Engler (PL)

Pensar em novas formas de geração de trabalho e renda é um desafio que Bruno Engler afirma precisar enfrentar visando tornar Belo Horizonte novamente atrativa para quem quer empreender, inclusive fomentando a economia criativa. Belo Horizonte tem uma base sólida para avançar em seu desenvolvimento econômico, mas é essencial que a gestão pública seja inovadora e responda aos desafios de maneira proativa para garantir um crescimento sustentável e inclusivo.

Conheça as oito propostas do candidato:

120
118
119

Carlos Viana (Podemos)

Conheça as 25 propostas do candidato:

123
121
122

Reformular a Matriz Econômica de Belo Horizonte por meio da implementação de projetos que potencializem e incentivem setores-chave. O foco estará nas cadeias produtivas do Turismo, Serviços, Tecnologia e Inovação.

Implementar ações de desenvolvimento econômico que promovam a melhoria efetiva do ambiente local de negócios.

Implementar medidas que possam melhorar o comércio, serviço e turismo em Belo Horizonte de maneira prática e de acordo com as necessidades das pessoas.

Tornar Belo Horizonte uma cidade polo de tecnologia, inovação e informação para geração de emprego de qualidade.

Duda Salabert (PDT)

A melhoria no setor do comércio é uma das principais propostas da candidata, e pretende aplicar através do diálogo com a população e as organizações do comércio, e da valorização da economia criativa.

124
125
126

Para a economia urbana solidária, criativa e circular, essas são as propostas

Em relação à melhoria do desenvolvimento urbano, essas são algumas das propostas

Respeitar os limites fiscais de Belo Horizonte.

Turismo sustentável, inclusivo e cultural

Realizar um seminário com empresas da área do turismo, bares, restaurantes, entidades de classe, startups da área, Prefeituras de cidades vizinhas e históricas e o Governo de Minas.

Fuad Noman (PSD)

Em seu plano de governo o candidato apresenta o que fez durante seu mandato mas não oficializou novas propostas.

Gabriel Azevedo (MDB)

128
129

Indira Xavier (UP)

Conheça as 19 propostas da candidata para o setor econômico: 

132
130
131
135
133
134

Lourdes Francisco (PCO)

134
135
133

Mauro Tramonte (Republicanos)

cold, smooth & tasty.
137
138

Rogério Correia (PT)

141
139
140

Elaborar e implantar projeto de desenvolvimento econômico centrado no enfrentamento da crise climática, na redução das desigualdades sociais e em atividades econômicas sofisticadas, dos setores de serviços e indústria tecnológica, considerando, entre outras iniciativas:

Wanderson Rocha (PSTU)

Em seu plano de governo não há propostas diretas para a economia.

Análise realizada e publicada por João Augusto, sob a supervisão da professora Fernanda Sanglard.

Leia também

Propostas dos candidatos à PBH – meio ambiente

Propostas dos candidatos à PBH – mobilidade urbana

Propostas dos candidatos à PBH – saúde

Sair da versão mobile