Ícone do site Colab

Propostas dos candidatos à PBH – Direitos Humanos

 Os candidatos apresentam uma variedade de propostas focadas em Direitos Humanos e sociais, com destaque para políticas voltadas a grupos em situação de vulnerabilidade

Os dois candidatos que apresentaram mais propostas para Direitos Humanos são Duda Salabert e Gabriel Azevedo que, diferentemente dos demais, além de apresentarem planos para pessoas idosas, população LGBTQIAP+, animais, mulheres, pessoas com deficiência, também possuem propostas para povos e comunidades tradicionais, imigrantes, crianças na primeira infância e juventude. 

Os eleitores devem estar atentos às propostas de cada candidato para escolher quem melhor representará suas prioridades e demandas.

Focado em criar políticas públicas inclusivas e ampliar serviços essenciais, o candidato Bruno Engler apresenta propostas voltadas à assistência social, saúde e educação para moradores em situação de rua, idosos e pessoas com deficiência.

144
145
cold, smooth & tasty. (2)

Desenvolvimento social

Políticas para pessoas com deficiência

O candidato foca em programas de habitação e assistência social para enfrentar o déficit habitacional e melhorar a qualidade de vida da população vulnerável.

146
147
148

Assistência Social – Pessoas em Situação de Rua

Assistência Social – Atendimento completo, em todas as idades

 Vilas, Comunidades, Aglomerados e Favelas: 

A Candidata Duda Salabert apresenta um plano de ação com propostas para pessoas idosas, população LGBTQIAP +, animais, mulheres, pessoas com deficiência, e vai além dos outros candidatos ao também propor propostas para Povos e Comunidades Tradicionais, Imigrantes, crianças na primeira infância e juventude. 

149
cold, smooth & tasty. (3)
151

Políticas, Direitos e Cuidados com a População LGBTQIAP+

Políticas Para Primeira Infância e Juventudes: respeito ao nosso presente e futuro 

Pessoas Idosas 

Pessoas com Deficiência

Mulheres 

Povos e Comunidades Tradicionais 

Imigrantes 

Direitos dos Animais 

O plano de ação do candidato Fuad Norman detalha várias iniciativas que visam à inclusão social e à ampliação de direitos, especialmente para grupos em situação de vulnerabilidade, porém, a grande maioria das informações no plano não são propostas e sim ações, que segundo o candidato, já foram realizadas. 

152
153
154

Inclusão no mercado de trabalho para pessoas em situação de rua e demais situações de vulnerabilidade

Programa Estamos Juntos: O programa fomenta a inclusão produtiva da população em situação de rua ou com trajetória de vida nas ruas. As ações do programa vão desde o favorecimento da promoção de autonomia econômica, por meio da qualificação socioprofissional e da inserção no mercado de trabalho, ao incentivo ao empreendedorismo e à economia popular solidária. Em seus três primeiros anos de ação, o programa promoveu a autonomia econômica de centenas de pessoas, por meio de oportunidades de qualificação socioprofissional e da inserção delas no mercado de trabalho. Em 2023, o programa foi ampliado e requalificado. Após triagem nos abrigos, os participantes passam por uma formação socioemocional e recebem uma bolsa-auxílio por até 180 dias.

Programa Mulheres na Obra: Garante pelo menos 10% das vagas para mulheres nos canteiros das obras contratadas pelo município. Inédita entre as capitais brasileiras, a iniciativa visa empoderar o público feminino economicamente, em especial aquelas que moram em áreas de risco, e dar a elas capacitação profissional para poderem buscar espaço no mercado de trabalho no setor privado. 

Internet gratuita e inclusão digital: Atualmente, a Prefeitura disponibiliza mais de 4,7 mil pontos de internet gratuita em todas as regiões e quase metade deles fazendo a cobertura de 100% das vilas e favelas da cidade. Os locais são espaços com livre acesso a computadores, instalados nas nove regionais, e são promovidos cursos de capacitação.

Somente por meio do Programa de Inclusão Digital são oferecidos 18 cursos gratuitos em Tecnologia da Comunicação e Informação (TIC), os quais já certificaram mais de 12 mil moradores da capital. Além disso, está em andamento a instalação de wi-fi em comunidades quilombolas da cidade.

A rede de wi-fi da cidade teve no mês de junho de 2024 mais de 290 mil usuários cadastrados, chegando a 3,9 milhões de usuários. 

Cotas para ingresso de negros e mulheres na PBH: A reserva de 20% de vagas para negros em concursos para cargos efetivos e empregos públicos no Poder Executivo em Belo Horizonte está garantida até 2036.

Para ampliar a participação feminina, uma cota foi estipulada para o último concurso da Guarda Municipal, de 2019, que assegurou a destinação de 20% das vagas para mulheres. 

Assistência Social, Direito Humanos e Cidadania 

Cozinha Comunitária: Está em funcionamento, desde maio de 2023, uma cozinha comunitária, gerida de forma direta pela PBH, na Cabana do Pai Tomás, na região Oeste, com entrega de 400 refeições por dia, em média.

Criação, em 2023, da Comissão Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania de Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e outras (CMLGBTQIA+).

As propostas de Gabriel Azevedo refletem uma série de ações voltadas para atender diversas demandas sociais, especialmente focadas em populações vulneráveis, como pessoas em situação de rua, LGBTQIAPN+, idosos, mulheres e jovens. 

155
cold, smooth & tasty. (4)
157

Pessoas em situação de Rua

Assistência Social e Alimentar 

Ampliar as áreas de cultivo urbano, incluindo topos de edificações, para garantir maior oferta de alimentação à população com produção municipal.

Religiosidade

Diversidade 

Juventudes

Idosos 

Mulheres 

Igualdade Racial 

Acessibilidade 

As propostas de Indira Xavier apresentam um forte compromisso com os direitos das mulheres, direitos humanos e combate às desigualdades sociais. 

158
159
160

A luta pelo direito das mulheres 

Alimentação e Combate Social 

Direitos Humanos 

Lourdes Francisco prioriza a luta contra a fome e o apoio aos trabalhadores informais

161
162

Alimentos 

Camelôs e ambulantes 

O candidato propõe uma política intersetorial para pessoas em situação de rua, ampliando abrigos e formando parcerias com o terceiro setor. Ele deseja aumentar a segurança alimentar para crianças, gestantes e idosos, fortalecer programas para idosos, promover acessibilidade e combater a violência doméstica. Além disso, propõe modernizar os conselhos tutelares e criar estratégias para incluir jovens de áreas vulneráveis no mercado de trabalho.

164
165
166

O candidato Rogério Correia visa equilibrar políticas de proteção animal com habitação acessível e o desenvolvimento de uma cidade mais inclusiva e participativa.

167
168
169


Direito dos animais 

Política urbana e habitação 

As propostas de Wanderson Rocha focam em criar uma sociedade mais justa e igualitária, abordando questões de gênero, raça e direitos sociais de forma integrada e abrangente.

171
172
170


Combate ao racismo, ao machismo, LGBTQfobia, à xenofobia, e a exploração

Análise realizada e publicada por Izabella Gomes, sob a supervisão da professora Fernanda Sanglard.

Leia também

Propostas dos candidatos à PBH – meio ambiente

Propostas dos candidatos à PBH – economia

Propostas dos candidatos à PBH – saúde

Sair da versão mobile