Colab

13 de maio: um convite para enegrecer sua timeline!

Na data da abolição da escravatura no Brasil, conheça pessoas negras que estão mudando a sociedade e ajude a fortalecer o movimento antirracista

Hoje é dia 13 de maio, data marcada pela abolição da escravatura no Brasil. Embora tenha peso histórico para o movimento negro, não é considerada uma data comemorativa, mas dia de luta e momento de reflexão. Para fortalecer o movimento e enegrecer seu repertório, selecionamos perfis de pessoas negras que estão mudando a sociedade.

Confira: @pretos pra seguir!

Tweet de Nath Finanças sobre o auxílio emergencial / Reprodução
  • Kella Vila Flor compartilha em seu perfil experiências de sala de aula, assuntos relacionados a política, sexismo e desigualdades econômicas.
  • Gabi Oliveira é jornalista, youtuber, faz parte do podcast Podcast Afetos. Com Karina Vieira, fala abertamente sobre racismo e as dificuldades enfrentadas pelos negros na sociedade.
  • Nina da Hora é cientista da Computação em Construção, pesquisadora de Novas Possibilidadese criadora do Computação da Hora e Ogunhê.
  • Tássio Santos é jornalista de beleza e maquiador profissional, seu conteúdo é voltado para cuidados com a pele e tutoriais de maquiagem para mulheres negras.
  • Mequetrefismos é um site criado pela jornalista Luiza Brasil para apresentar conteúdos sobre moda afro, além de discutir formas de empoderar pessoas negras apaixonadas pela área.
  • Nátaly Neri produz conteúdos sobre descobertas e novas informações sobre sociedade, individualidade, estilo de vida, entre outros.

Projetos e portais:

  • O Clã das Pretas é um clube de leitura que escolhe livros de ficção de autoras ou protagonistas negras para debate.
View this post on Instagram

Vamos discutir sobre Vozes Negras? ⠀⠀ Olá! Eu sou Lorena Ribeiro, do @passosentrelinhas, e vim reforçar o convite para conversarmos sobre as histórias que compõem a coletânea Vozes Negras, publicada pelo @seligaeditorial 😉. ⠀⠀ Os dois últimos contos lidos foram: ⠀⠀ "Não existem sinônimos suficientes para futuro" da Isa Souza e Pétala Souza (@blogparenteses), que narra a história de uma comunidade que vive em isolamento (as pessoas só podem ter contato com seus familiares) após a contaminação mundial por um vírus. Duas garotas muito diferentes, e também corajosas pra caramba, têm seus destinos ligados pelo desejo de aventura e conhecimento ancestral que as duas nutrem. ⠀⠀ "Na ponta dos sonhos", de Amanda Condasi (@amandacondasi), que conta a história da Dandara, uma pretinha cheia de sonhos e garra. Ela enfrenta o racismo e a falta de estímulo de algumas pessoas pelo caminho, mas não desiste do seu objetivo de ser bailarina, depois que encontrou no lixão, um par de sapatilhas. ⠀⠀ Eu já disse, mas vou repetir: Vozes Negras é um livro super querido! Indico demais a leitura e te convido a entrar no grupo do WhatsApp pra gente resenhar sobre, no dia 09. O link para cadastro está na bio 😉. ⠀⠀ Lorena Ribeiro. @passosentrelinhas . ⠀⠀ . . . . . . . . . . . #VozesNegras #seligaeditorial #lendocomoclã #lendoautorasnegras #autorasnegras #literaturanegra #cladaspretasbookclub #cladaspretas #literaturapreta #bookstagram #livro #leituracoletiva #leitura

A post shared by Clã das Pretas (@cladaspretas) on

  • O Clube das Blogueiras Negras é um blog de apoio ao conteúdo por mulheres negras
  • Lista Preta é um portal cultural que discute referências negras no mundo do entretenimento, com análises, debates e notícias
  • Tecnogueto é fundado pelo Digo Ribeiro, o objetivo do projeto é socializar e mudar o cenário atual da tecnologia, ensinando diferentes profissões dentro da área, e promovendo a diversidade de gênero, raça/etnia e cultura.
  • A Gabi Coelho é jornalista e uma das idealizadoras do projeto Elas Conduzem, o objetivo é trabalhar com diferentes formas de produção de conteúdo, em diferentes plataformas
  • Breno Laerte é fotojornalista, colunista no Voz da Comunidade e educador no UniFavela, que oferece ensino popular no Complexo da Maré, Rio de Janeiro
  • AWOMAN é um portal de arte, cultura e cinema, para apaixonadas por entretenimento. 
  • Afroricas Conecta mulheres negras com conteúdos, iniciativas e organizações que valorizam a diversidade e inclusão étnico-racial no mercado de trabalho.
  • Noele Gomes é coach, facilitadora de Saberes Holísticos, mentora de mulheres transgressoras e criadora do Método Leitura Ancestral. 
  • Malalai é uma solução para pessoas que querem ser livres para se deslocarem sozinhas com mais segurança. O Malalai é um aplicativo gratuito e um acessório inteligente.
  • Winnieteca conecta pessoas através de livros para promover a mudança contra o racismo. Iniciativa criada por Winnie Bueno com apoio de Geledés e @twitterbrasil

Para enegrecer mais, leia também:

Gostou das dicas para enegrecer sua timeline?

Deixe suas sugestões nos comentários!

Júlia Dara

Terceiro período de jornalismo, apaixonada por cultura e produção de conteúdo digital.

Adicionar comentário