Hoje é dia 13 de maio, data marcada pela abolição da escravatura no Brasil. Embora tenha peso histórico para o movimento negro, não é considerada uma data comemorativa, mas dia de luta e momento de reflexão. Para fortalecer o movimento e enegrecer seu repertório, selecionamos perfis de pessoas negras que estão mudando a sociedade.
Confira: @pretos pra seguir!
- A Nath Finanças faz posts sobre educação financeira, dando dicas e sugestões sobre como regular gastos e controlar rendimentos. Atualmente, é colunista no @vozdacomunidade e do El País Brasil.
- Luanda Vieira é Editora de Moda Glamour Brasil e membro do Comitê Global de Diversidade e Inclusão.
- Kella Vila Flor compartilha em seu perfil experiências de sala de aula, assuntos relacionados a política, sexismo e desigualdades econômicas.
- Gabi Oliveira é jornalista, youtuber, faz parte do podcast Podcast Afetos. Com Karina Vieira, fala abertamente sobre racismo e as dificuldades enfrentadas pelos negros na sociedade.
- Nina da Hora é cientista da Computação em Construção, pesquisadora de Novas Possibilidadese criadora do Computação da Hora e Ogunhê.
- Tássio Santos é jornalista de beleza e maquiador profissional, seu conteúdo é voltado para cuidados com a pele e tutoriais de maquiagem para mulheres negras.
- Mequetrefismos é um site criado pela jornalista Luiza Brasil para apresentar conteúdos sobre moda afro, além de discutir formas de empoderar pessoas negras apaixonadas pela área.
- Nátaly Neri produz conteúdos sobre descobertas e novas informações sobre sociedade, individualidade, estilo de vida, entre outros.
Projetos e portais:
- O Clã das Pretas é um clube de leitura que escolhe livros de ficção de autoras ou protagonistas negras para debate.
- O Clube das Blogueiras Negras é um blog de apoio ao conteúdo por mulheres negras
- Lista Preta é um portal cultural que discute referências negras no mundo do entretenimento, com análises, debates e notícias
- Tecnogueto é fundado pelo Digo Ribeiro, o objetivo do projeto é socializar e mudar o cenário atual da tecnologia, ensinando diferentes profissões dentro da área, e promovendo a diversidade de gênero, raça/etnia e cultura.
- A Gabi Coelho é jornalista e uma das idealizadoras do projeto Elas Conduzem, o objetivo é trabalhar com diferentes formas de produção de conteúdo, em diferentes plataformas
- Breno Laerte é fotojornalista, colunista no Voz da Comunidade e educador no UniFavela, que oferece ensino popular no Complexo da Maré, Rio de Janeiro
- AWOMAN é um portal de arte, cultura e cinema, para apaixonadas por entretenimento.
- Afroricas Conecta mulheres negras com conteúdos, iniciativas e organizações que valorizam a diversidade e inclusão étnico-racial no mercado de trabalho.
- Noele Gomes é coach, facilitadora de Saberes Holísticos, mentora de mulheres transgressoras e criadora do Método Leitura Ancestral.
- Malalai é uma solução para pessoas que querem ser livres para se deslocarem sozinhas com mais segurança. O Malalai é um aplicativo gratuito e um acessório inteligente.
- Winnieteca conecta pessoas através de livros para promover a mudança contra o racismo. Iniciativa criada por Winnie Bueno com apoio de Geledés e @twitterbrasil
Para enegrecer mais, leia também:
Gostou das dicas para enegrecer sua timeline?
Deixe suas sugestões nos comentários!