Conheça Marcelo Gomes, atleta paralímpico da natação

Atleta da natação paralímpica, Marcelo Gabriel Gomes sonha em alcançar o voo mais alto: bater o recorde mundial do esporte.

Atleta Paralímpico de alto rendimento, Marcelo Gabriel Gomes é um esportista da natação na classe S8 – classificação que remete ao tipo de deficiência apresentada pelos atletas. Sua paixão pelas águas começou na piscina do sítio de seu pai e nos torneios em que participava, ainda criança.

Em dezembro de 2020, aos 14 anos, Marcelo sofreu acidente de carro ao voltar de uma viagem com seu pai. Como consequência, precisou amputar o braço direito. Apesar das dificuldades que passou, desistir, para ele, nunca foi opção.

Com o apoio dos pais e dos cinco irmãos, Marcelo voltou a praticar o esporte paralímpico após a pandemia no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (CTE-UFMG), de segunda a sexta-feira, durante a tarde, após seu horário escolar.

O esporte para o atleta paralímpico foi, acima de tudo, o divisor de águas, sendo crucial para sua superação dentro e fora das piscinas. A prática de natação ajudou o atleta a tornar-se uma pessoa mais independente, contrariando o pensamento das pessoas a respeito de sua deficiência.

Marcelo conversou com a repórter Amanda Maciel em seu lugar de treino, o CTE- UFMG, localizado em Belo Horizonte – MG. Ele conta que em 2021, conquistou sua primeira medalha pelo esporte paralímpico e participou de torneios nacionais e regionais por Minas e pelo Brasil.

Sua história tem uma coleção de superações fora das piscinas mas, principalmente, dentro delas. A maior delas ainda está em andamento e ele está trabalhando incansavelmente para alcançar: superar o recorde mundial na natação, e ser classificado para os Jogos Paralímpicos de Verão de 2024, que acontecerá em Paris, na França.

Confira a entrevista: