Colab

Um Marco na história do jornalismo universitário

Jornal laboratório da PUC Minas completa 50 anos

Em meio às turbulências políticas do início da década de 1970, como o pós Ato Institucional número 5 (AI-5), nasceu a Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da PUC Minas. O professor Mozahir Salomão relata que, naquela época, os comunicadores sofriam com a falta de liberdade de imprensa. “Foi um terrível momento político e sombrio, em que vivemos perseguição aos jornalistas, jornais e a todos aqueles que defendiam a democracia e a liberdade de expressão”, conta ele no documentário FCA 50 anos. A FCA completou 50 anos em 2021, e, agora, um ano depois, o jornal estudantil Marco, produzido por professores e estudantes do curso de jornalismo da FCA, completa seu cinquentenário.

Lélio Fabiano, ex-diretor da FCA, relembra, na mesma filmagem, que o ambiente começou pequeno e cresceu organicamente, contando sempre com a vontade e garra dos estudantes. Mas não há como praticar o jornalismo sem a vivência da redação jornalística e foi assim que, em 1972, nasceu o impresso Marco.

O periódico é considerado símbolo de resistência, sendo o mais antigo jornal laboratório do país. Criado para os alunos e escrito por eles, formou vários profissionais de exemplo no mercado, além disso o Marco resiste na sua linha editorial como um jornal comunitário que dá voz aos problemas e alegrias de Belo Horizonte, mais especificamente das regiões Noroeste e Nordeste, onde ficam suas duas redações nos bairros Coração Eucarístico e São Gabriel.

A experiência de 14 anos no jornal Estado de Minas e o afeto pelo impresso, trouxe, em 2015, a professora Ana Maria Oliveira para o cargo de editora no Jornal Marco. “O Marco tem uma estrutura muito específica, ele chegou a ter 12 mil exemplares e era distribuído de casa em casa nas redondezas dos Campus Coração Eucarístico e São Gabriel. Quando o jornal fica pronto, sinto que é um filho que nasceu”, conta a editora.

Durante a pandemia de Covid-19, em 2020, com a impossibilidade de distribuição impressa, o jornal precisou se reinventar e criou a versão digital Marquinho. As professoras Ana Maria Oliveira e Dulce Soares, enxergaram a possibilidade de criar um “filho” do Marco, com identidade e linha editorial parecidas, mas espaço reduzido. “O Marquinho era um tamanho menor, então eu pensava: Ele tem valor jornalístico, mas será que as pessoas de fora vão pensar isso? Quando veio a notícia que as reportagens estavam concorrendo ao Prêmio CDL, fiquei muito feliz”, relata Ana Maria. O Marquinho teve 17 edições publicadas no momento pandêmico, e os planos são  que ele volte a circular, se necessário, em edições especiais sobre temas específicos.

Um marco para os alunos

O Jornal Marco é motivo de orgulho para o corpo docente, discente e para ex-alunos, como foi enfatizado durante evento de celebração dos 50 anos, ocorrido em maio. Daniel Camargos, jornalista e ex-aluno da PUC Minas, afirmou que guarda os recortes de todas as publicações feitas para o Jornal Marco em seu tempo de monitoria. Esse carinho se revelou como mais do que uma pasta de recordações. Para Daniel, é uma forma de afirmar sua dedicação à profissão desde os tempos da faculdade e ter, em mãos, traços da sua renomada carreira, iniciada no Jornal Marco.

Daniel é um homem parde de cabelos lisos e loiros, usa óculos e esta com um microfone perto da boca. Ele usa uma blusa quadriculada nas cores azul, amarelo, branco e vermelho, uma calça jeans e uma bota bege.
Daniel conta sua experiência para os alunos da Puc Minas / Lab SG.

Como primeira experiência, o Marco pode ser um início relevante para quem almeja prosperar no jornalismo, principalmente na vertente impressa ou digital. A aluna do último período em Jornalismo da PUC Minas Tainara Diule, 22 anos, comenta sobre seu primeiro contato com o Marco e revela a inquietude dos ânimos ao receber, de maneira inédita, uma cópia do jornal com seu nome impresso. “Para quem está iniciando, pegar uma cópia da edição e ver seu nome ali é como perceber que finalmente você está iniciando sua carreira como jornalista”, conta.

Contribuindo para o jornal universitário há quase dois anos, Tainara expressa a relevância da dinâmica com o jornal e a escrita para descobrir sua paixão pelo jornalismo político. Fato que, inclusive, foi influência dos supervisores e orientadores do Marco: os próprios professores da PUC.

Tainara é uma mulher negra, jovem, com cabelo cacheado e usa óculos, uma blusa branca floral e calça jeans. Ela esta com os braços cruzados e sorrindo.
Tainara ex-monitora do Marco/ Lab SG.

Para além do conhecimento e experiência, o Jornal Marco possibilita conquistas. No caso do ex-aluno Igor Nonato, 22 anos, veio em forma de prêmio. Igor conquistou o primeiro lugar na categoria estudante do 10º prêmio CDL-BH de Jornalismo, e lembra da importância do Marco para a vitória: “O prêmio CDL BH de Jornalismo foi uma resposta à minha dedicação no curso e à dedicação da PUC com o jornal, que tem à frente os melhores profissionais para a produção das matérias. Entregamos, alunos e professores, informação de qualidade.”

Igor não se esquece, ainda, de destacar os fatos mais marcantes durante sua trajetória até o prêmio, comentando o apreço pela qualidade da orientação que recebeu enquanto aluno. “Quando falo de Marco gosto sempre de lembrar de Mário Viggiano, excelente professor que esteve à frente do Jornal no início da minha jornada pelos laboratórios”, lembra-se ao citar como aprendeu sobre textos objetivos e acessíveis.

Igor no Premio CDL/ Imprensa CDL

A editora Ana Maria Oliveira conta que a relação com os monitores é sustentada na colaboração, amizade e cobrança. “Não vamos atrasar a entrega, pois se atrasarmos, o jornal atrasa também.” Além disso, ela relata que os monitores são essenciais na produção do Marco, não só pelo trabalho na redação, mas por serem a ponte entre o jornal e os estudantes.

Reportagem de Isabella Alvim e Marianna Ferry

Colab PUC Minas

Colab é o Laboratório de Comunicação Digital da FCA / PUC Minas. Os textos publicados neste perfil são de autoria coletiva ou de convidados externos.

Adicionar comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Colab PUC Minas

Colab é o Laboratório de Comunicação Digital da FCA / PUC Minas. Os textos publicados neste perfil são de autoria coletiva ou de convidados externos.