Colab
Sete integrantes homens em performance musical com figurino nas cores preto e branco.
Grupo de K-pop Infinite no palco do Festival Kpop World, em 2013.

TCC analisa a influência da imagem na ascensão do K-pop

Trabalho foi produzido pela ex-aluna da PUC Minas de Jornalismo, Laiza Ferreira Kertscher

Escrito como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), esta pesquisa, realizada para a obtenção de título de Bacharel em Jornalismo, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), sob orientação da professora Adriana de Barros Ferreira Cunha, buscou analisar, pela perspectiva das teorias e conceitos da Comunicação e dos estudos da imagem, a ascensão da música pop da Coreia do Sul, o k-pop, no mercado da indústria fonográfica mundial.

Para que tal análise fosse feita, a então estudante e agora jornalista Laiza Ferreira Kertscher, por meio de uma observação qualificada dos efeitos desse fenômeno, buscou compreender de que forma esse gênero musical, construído dentro do ideal de uma sociedade espetacularizada, se apoiou na imagem de seus artistas para conquistar destaque para além das fronteiras sul-coreanas. Além disso, buscou relacionar o impacto das evoluções tecnológicas na indústria da música, em especial do cenário de propagabilidade proporcionado por ferramentas como o YouTube, como um dos principais difusores do k-pop.

A partir da análise da história da Coreia do Sul e da fórmula usada pelas agências de entretenimento sul-coreanas que transformaram o k-pop em uma das maiores febres dos últimos anos, Laiza Kertscher concluiu que é importante destacar o protagonismo da imagem construída dos artistas como ferramenta promocional das canções de k-pop, por meio dos videoclipes e da figura pública desses artistas, explorada de forma a gerar identificação com o público a partir da representação de seus desejos e interesses. Por isso, não é possível deixar de lado o aspecto identificação e proximidade criado entre fã e celebridade, em uma relação que vai além da subordinação ao mercado e da lógica capitalista da indústria cultural.

Confira, a seguir, os principais pontos sobre o processo de concepção e de desenvolvimento do tema.


Quais foram as suas principais motivações para realizar este trabalho? Qual era o interesse preliminar sobre o tema?

O interesse de pesquisa partiu de minha relação profissional com o tema, como produtora cultural de eventos de artistas asiáticos. O interesse preliminar era relacionar minhas experiências profissionais com estudos acadêmicos para compreender como uma cena cultural de um país asiático conseguiu, com a imagem como protagonista, se destacar como um dos principais fenômenos do entretenimento na atualidade.

O que você descobriu ou desenvolveu no processo de criação do seu TCC? Por que isso é relevante e como ajudou na sua formação?

Durante o processo de criação do meu TCC, percebi principalmente meu interesse pelo objeto de estudo e isso ajudou a consolidar meu interesse pela pesquisa acadêmica na área dos estudos que relacionam comunicação, celebridades e estudos da imagem.

Sete membros do grupo BTS vestidos com terno e dez fãs com roupas casuais posando para uma foto descontraída.
Quatro membros do grupo KARD e dezessete fãs com roupas casuais posando para foto descontraída.
Laiza e BTS
Laiza e KARD
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Como foi o processo de desenvolvimento do TCC? Quais os maiores desafios e as partes mais satisfatórias?

O maior desafio foi abordar apenas um aspecto de um tema tão diverso e com tantas possibilidades de pesquisa. A parte mais satisfatória foi conseguir relacionar o tema com outros aspectos da indústria da música e do entretenimento, de forma que ajudasse na compreensão do estudo.

Quais as principais conclusões do seu trabalho de TCC? O que você considera mais relevante do seu trabalho?

Acredito que a parte mais relevante do trabalho é contribuir para estudos sobre um fenômeno contemporâneo, que se relaciona de forma tão próxima com um grande público, e ajudar a entender as práticas sociais e comunicacionais nesse processo que envolve artistas, fãs e a indústria do entretenimento.


Experiência na pesquisa

O projeto de TCC começou a ser desenvolvido dois semestres antes de ser finalizado, no ano de 2019. Como já tinha experiência com a indústria do k-pop, além de demonstrar grande interesse e carinho por este campo, Laiza iniciou a disciplina de TCC I no 7º período da faculdade disposta a investir no assunto.

“O TCC foi produzido de acordo com minha experiência de trabalho com o k-pop e observação espontânea dos produtos da cena, principalmente os videoclipes e as estratégias de divulgação do k-pop em ambientes digitais. Busquei relacionar essas estratégias para entender rastros de influências de outras culturas no k-pop e com os conceitos norteadores sobre análise da imagem.”, afirma Laiza a respeito do desenvolvimento do TCC. Em relação às fontes de pesquisa, a jornalista tomou como referências trabalhos dos artistas de k-pop, que estão disponíveis na internet, relacionados aos estudos sobre o uso da imagem.

Porque você deveria ler este TCC?

A presença do k-pop na indústria do entretenimento mundial vem crescendo a cada ano e tamanha influência do gênero tem relação direta com o uso da imagem. A pesquisa feita por Laiza Kertscher faz um recorte dessa relação após analisar qualificadamente os objetos da cena – videoclipes e estratégias de divulgação – e relacioná-los às especificidades com que o gênero musical coreano conquistou as maiores paradas da indústria fonográfica mundial.

Nesse sentido, o protagonismo da imagem construída pelos artistas como ferramenta para gerar identificação com o público cria uma relação próxima entre fã e celebridade, primordial para a adesão do gênero pelo público. De acordo com Laiza, é interessante “relacionar como o uso da imagem pode impactar uma produção musical como o k-pop e até mesmo protagonizá-la”, além de “como especialmente as gravadoras do k-pop se valeram de influências de estratégias já consolidadas no mundo pop, atualizadas para contextos digitais, para conquistar popularidade mundial”.

Quer ler o TCC? Clique aqui!

Conheça o k-pop com o grupo BTS:

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Giovanna de Souza

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