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Capa do álbum Coisas naturais de Marina Sena
Capa do álbum Coisas naturais de Marina Sena

Novo álbum de Marina Sena é um respiro inspirador na música brasileira

Após se perder em Vício Inerente, Marina retorna autenticamente para seu status de artista

Em seu novo álbum, Coisas Naturais, Marina Sena retoma as suas origens culturais, misturando-as a elementos novos em sua arte. O arrocha, o samba, o piseiro e MPB se juntam ao reggaeton, bossa nova, afrobeat e funk. 

Este é o terceiro álbum de sua carreira (sucedendo De Primeira e Vício Inerente) e o primeiro sem a participação de Iuri Rio Branco como produtor. A ausência levou alguns fãs de Marina a duvidarem da qualidade do disco, já que os anteriores contaram também com a participação de Iuri nas composições. Agora, Marina Sena tornou maior seu protagonismo, assumindo papel de  produtora junto a Janluska e João Gabriel. Coisas naturais se alia à sonoplastia de suas primeiras obras, com a Outra Banda da Lua, com o grupo Rosa Neon e, da carreira solo, o álbum De Primeira.

Apesar de diversas sonoramente, as 13 faixas do álbum seguem monotemáticas, tratando apenas da sua vida romântica e sexual. As composições são majoritariamente coletivas, com apenas quatro músicas escritas somente por Marina – Numa ilha, Anjo, Mágico e Ouro de Tolo

Os artistas Gaia (da Itália) e Nenny (de Portugal) foram convidados para colaboração na música Tokitô; a banda Çantamarta (da Espanha), em Doçura. Junto às influências européias, o reggaeton tem destaque nas participações estrangeiras.

Liricidade

Os co-compositores entendem a persona construída e objetivada pela artista. Mesmo sendo diversos, suas presenças não desorientam a narrativa do projeto. O triunfo de Marina definitivamente é a sua autenticidade, aliada à sensualidade tratada com tanta segurança. Suas letras seguem colocando-a como dominante; ela se porta como agente de deleite e transcendência – virtude que exalta incessantemente. 

A única faixa que não se apoia completamente nisso é Anjo, em que Marina demonstra alguma vulnerabilidade quanto à sua disposição para amar, mas medo de se perder para a outra pessoa. Na maioria das demais músicas, ela busca exercer um papel ativo que muitas vezes é de domínio masculino. Em Sem Lei, Marina se responsabiliza e relata: “mandei flores no jantar / mensagem no seu celular / fiz um tema pra você dançar”.  Mais ainda, em Carnaval, ela se apropria integralmente das falas excessivamente repetidas por homens quando compõe funk: “quer tapa? / toma tapa”. Só que ela acrescenta outros aspectos mais criativos à sua composição sobre a energia do Carnaval. 

Em acordo com o título, os cenários são compostos pela natureza. Os sentimentos e feitos sexuais são cantados metaforicamente, com elementos da cultura e geografia brasileira sendo usados para designá-las em sua perspectiva.

Esses aspectos temáticos distinguem a cantora no cenário pop brasileiro, mas ela apresenta certos vícios: mar (junto a água e rio), fogo e guia. A fala “entrar no mar” se repete nas três primeiras músicas do álbum (Coisas naturais, Numa ilha e Desmitificar).

Nas plataformas de redes sociais, ouvintes comentaram sobre a composição da música Tokitô, que realmente apresenta um aspecto meio bobo: os versos que dão nome à música (eu vou que tô que / vou que tô que / vou que tô que). Surpreendentemente, eles têm um mérito criativo, servindo de percussão pra música, em consonância com a batida rítmica que acompanha o coro de vozes nos versos anteriores.

Uma música em que o aspecto sonoro das palavras prevalece na construção da mensagem é Doçura. Não se engane, a letra tem sentido e segue um raciocínio, mas parece mais importante a cadência sonora das repetições dos termos escura, cura, chuva, dura, amargura

A voz

As principais referências artísticas de Marina Sena voltam como um farol sólido em sua carreira. Em muitas faixas, seu canto assimila o de Gal Costa (cantora que ela orgulhosamente compartilha o aniversário e a voz soprano – o tipo mais agudo), só que com nasalização e metalização mais constantes na voz de Marina – escolhas estilísticas feitas mais moderadamente do que no seu primeiro álbum (De Primeira). Essa execução é principalmente realizada em Anjo, Sem Lei, Sensei e Mágico.

Marina Sena em uma foto conceitualmente dourada e reluzente, divulgação de Ouro de Tolo
Divulgação de Ouro de Tolo / Gabriela Schmdt

A voz de Marina é uma das mais singulares do Brasil e é aproveitada em linhas melódicas diversas, sendo melhores as músicas que se sustentam mais no canto e menos na voz falada. Neste álbum, seu uso da voz falada também é bom (diferentemente de outros projetos, que estraga), mesmo não sendo um espetáculo. 

Em Sensei, faixa com influências de bossa nova, sua voz falada serve como uma introdução interessante para a potência melódica vinda a seguir. Em Carnaval, uma música totalmente funk, essa característica de fala é coerente. Desmitificar e Tokitô também combinam com esse uso da voz, mas, nelas, o mérito dessa afinidade é da produção composta por muitos elementos sonoros e do uso do autotune – principalmente em Tokitô, que aproxima a voz da cantora mais a um instrumento não vocal do que favorece como uma performance de canto. 

A faixa final, Ouro de Tolo, é finalizada pela declamação de um poema, que dá mais certo do que o canto-fala das demais. Poema que, inclusive, é um final perfeito para o álbum: tem uma mensagem forte, bem disposta e bem estilizada. Uma humilhação deliciosa.

Curiosidade

A capa é uma colagem feita artesanalmente com as fotos do ensaio. O vídeo da produção está no instagram da Marina!

Os responsáveis são:

@marcelojatosz – direção geral do MS3 e diretor criativo;
@vitonoinsta – direção geral do MS3 e diretor criativo;
@jojoziller – produção executiva;
@gabriela_schmdt – fotografia;
@leandroportos – styling;
@karlasalvoni -no set e design;
@egoflui – beleza;
@brunopacine – direção e fotografia:
@rollinos – operador de câmera e processamentos analógicos;
@fernanda fiuza- direção de movimento;
@giovannacielli – designer gráfico;
@lucascobucci – designer gráfico.

Nota final: 7.5/10

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Rayssa Moura

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