Sala de cinema com cadeiras vermelhas, cheia de pessoas focadas no que está sendo passado na tela durante uma sessão de cinema.

História e memória do cinema de rua em BH

Cineastas em formação pela PUC Minas produzem documentário para resgate da memória do cinema de rua na cultura belo-horizontina

As futuras cineastas Sarah Hellen Santos de Souza e Sofia de Campos Marinho Diniz apresentam projeto de TCC em formato de documentário intitulado “Projeto Dona” em 09 de junho de 2022, com orientação da professora Luciana Jordão.

Colagem de duas fotos das estudantes Sofia (de cabelo ruivo, à esquerda) e Sarah (de cabelo castanho, à direita) durante visitação do Cine Art Palacio - prédio antigo em tons pasteis de laranja e azul.
Sofia e Sarah em visitação no Cine Art Palace, no centro de Belo Horizonte, para a pesquisa do Projeto Dona. (Fotos: Arquivo pessoal)

O cinema de rua é um modelo de cinema que tem a característica de representação da democratização do acesso à cultura, com o acesso facilitado em razão do baixo custo, além de grande variedade de produtos cinematográficos em línguas estrangeiras que, muitas vezes, não são exibidos nas salas de cinema de empresas multinacionais, como as encontradas nos shopping centers.

O modelo de cinema de rua começou a entrar em decadência a partir da década de 1950, processo potencializado pela nova cultura do streaming e do consumo sob demanda. Nesse viés, as estudantes Sarah Hellen e Sofia Marinho resgatam a história dos cinemas de rua de Belo Horizonte a partir de uma pesquisa materializada em um documentário cinematográfico. No processo de concepção do projeto, as estudantes realizaram visitas a espaços destinados aos cinemas de rua nas ruas belo-horizontinas, como o Cine Candelária, o Cine Art Palácio, o Cine Odeon, o Cine Pathé, o Cine Roxy e o Cine Royal.

Além disso, o projeto conta com a participação de personagens importantes que vivenciaram e trabalharam na época dos cinemas de rua, além da personificação de muitas dessas memórias com uma personagem única e principal: Dona.

Confira, a seguir, o depoimento de Sarah e Sofia sobre o Projeto Dona:

Quais foram as suas principais motivações para realizar este trabalho? Qual era o interesse preliminar sobre o tema?

O interesse sobre o tema surgiu das histórias contadas pelos familiares de uma das integrantes do projeto. Pesquisando mais a fundo sobre esses cinemas de rua da capital mineira, percebeu-se a necessidade de reviver essa memória, esquecida pelo poder público e pela própria população.
Diante disso, um roteiro ficcional intitulado “Dona” deu início a essa trajetória da pesquisa: na narrativa, uma faxineira de cinema refletia sobre o passado e o presente daqueles espaços abandonados e que foram substituídos pelos grandes shoppings centers.

O que vocês descobriram ou desenvolveram no processo de criação do seu TCC? Por que isso é relevante e como ajudou na formação de vocês?

O desenvolvimento desse projeto foi fundamental para amadurecer ainda mais a nossa formação como futuras profissionais do audiovisual. Graças às filmagens do documentário, tivemos acesso a fontes importantes, alimentando cada vez mais o nosso networking, além de ter aprimorado o nosso conhecimento com os equipamentos de gravação e edição.

A imagem está dividida em dois planos: um com as costas das cineastas em formação, em primeiro plano, e o segundo com uma arquibancada de cinema na cor vermelha com uma atriz senhora de cabelos brancos conversando, que representa a Dona.
Set de gravação do Projeto Dona. (Foto: Arquivo pessoal)

Como foi o processo de desenvolvimento do TCC? Quais os maiores desafios e as partes mais satisfatórias?

Desenvolver o TCC foi prazeroso, mas muito desafiador. Lidar com inúmeros contatos de entrevistados, negociações de locação de cenários e objetos de cena, arrecadação monetária, dentre outras coisas, exige muito trabalho, mas faz parte do processo.

Quais as principais conclusões do seu trabalho de TCC? Em caso de produto, o que você desenvolveu? O que você considera mais relevante do seu trabalho?

Até então, o documentário, assim como a nossa pesquisa, sempre teve a intenção de ser um produto que retornaria para consulta e estudo para o município e sua população. Inicialmente, pretendemos deixar disponível para o MIS-BH, visto que foi um espaço muito importante para as nossas consultas de arquivo.

Clique aqui e acompanhe o processo de produção do trabalho de Sarah Hellen e Sofia Marinho apresentado dia 09 de junho, às 16 horas.

Giovanna de Souza