Documentário sobre isolamento social vai ser exibido na SCAP 2020

Ensaios do Isolamento, produzido pelos alunos de Cinema, mostra os desafios da quarentena

Foi em meio aos desafios do distanciamento social que nasceu Ensaios do Isolamento, uma produção documental feita pelos alunos do curso de Cinema e Audiovisual da PUC Minas.

O documentário vai ser disponibilizado ao público pela primeira vez durante a XII Semana de Ciência, Arte e Política (SCAP), evento tradicional da unidade São Gabriel, que ocorre online entre 8 e 11 de setembro de 2020. A transmissão ocorrerá pelo canal da PUC Minas no Youtube.

Bastidores

Com a adoção do regime letivo remoto, alunos e professores tiveram que se adaptar a uma nova rotina de ensino e aprendizagem. Muitos alunos voltaram para suas cidades natais, outros passaram a conviver 24h com a família.

O ensaio foi inicialmente feito por um grupo de estudantes, como um trabalho para a disciplina de Documentário, ministrada pela professora Elisa Resende. Segundo ela, a princípio, a ideia era que cada aluno produzisse um curta-metragem com suas experiências durante a quarentena. Mas ao final o conjunto das obras acabou criando uma crônica do isolamento.

“O conjunto é bem diverso. Alguns compartilharam suas estratégias para enfrentar a situação. Outros trouxeram questionamentos acerca do momento. Outros tentaram passar pelo novo contexto com bom humor, é bonito ver como esses jovens estão lidando com esse período”, conta a professora.

A decisão de transformar o projeto em uma mostra para SCAP foi natural. Com o tema “Entre assombros e sonhos, lampejos de primavera”, a edição deste ano do evento busca debater o pós-pandemia. Elisa, que também faz parte da comissão organizadora do evento, explica que a SCAP tem tradição de lançar projetos artísticos, e Ensaios do Isolamento se adequava bem à proposta desta edição. A mostra conta com 10 curta-metragens que variam de 7 a 30 minutos cada.

Expectativas para a SCAP 2020

A turma está ansiosa para a recepção do público ao documentário. Arthur Pereira, 19 anos, um dos alunos responsáveis pelo projeto, diz que, apesar de seu curta ter sido produzido de forma bem pessoal, espera que quem assista se sinta tocado pela forma como ele enxerga o mundo nesta nova conjuntura.

“É um filme que tenta extrair, dentro do possível, beleza e bom humor em um período difícil”.

Arthur Pereira

Ensaios de Isolamento já está disponível ao público e ficará durante toda a SCAP 2020. Além da mostra, a programação conta também com palestras, incluindo a conferência magna com o líder indígena Ailton Krenak, no dia 8 de setembro, às 19h. Todo o evento será transmitido ao vivo pelo canal da PUC Minas no YouTube.

Tainara Diulle